sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Funarte está de Greve: Greve Nacional da Cultura paraliza Museus, Bibliotecas e Administração

Servidores do Ministério da Cultura anunciam greve nacional

Amanhã funcionários federais de São Paulo decidirão em assembleia se vão participar da paralisação

23 de agosto de 2011 | 21h 42
Jotabê Medeiros - O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO - Começou nesta terça-feira no Rio e estende-se já a Minas e Santa Catarina a greve nacional dos servidores do Ministério da Cultura (MinC), convocada pelos sindicatos de servidores públicos federais. Nesta quarta-feira, às 16h, os servidores de São Paulo (Museu Lasar Segall, Funarte, Cinemateca e Iphan) farão uma assembleia para decidir se vão participar da paralisação. Conforme a adesão, a greve - por tempo indeterminado - pode parar até 29 museus geridos pelo Instituto Brasileiro de Museus (autarquia vinculada ao MinC).


No Rio, o Museu Nacional de Belas Artes fechou para o público ontem, assim como o Museu da República, a Biblioteca Nacional, o Museu Imperial de Petrópolis, a Funarte Rio e a Chácara do Céu, entre outros. A paralisação no Rio foi decidida em assembleia com 300 servidores, na segunda-feira, no Palácio Gustavo Capanema, e envolve instituições em Cabo Frio, Itaipu, Benjamin Constant, Petrópolis e outras cidades.


Vicente Carmo, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio disse que os grevistas reivindicam o cumprimento de acordo com o governo em 2007. O acordo, entre outras coisas, previa Plano de Carreira dos Servidores da Cultura, regulamentação da Gratificação de Titulação e aumento de 78% para todas as funções.


Representantes do Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul também estão aderindo progressivamente. A Funarte MG aderiu na segunda. Em Santa Catarina, o Museu Victor Meirelles e a Superintendência Estadual do IPHAN entram em greve nesta sexta. O Estado entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do MinC, mas não recebeu resposta sobre a paralisação até o fechamento desta edição.

 
____________________
 
 
OS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA CULTURA PRECISAM DO SEU APOIO
 
Os trabalhadores da Cultura querem prestar um melhor serviço à sociedade. Nós somos os responsáveis pelos  teatros, bibliotecas, museus e demais espaços culturais da União, pelo registro de direitos autorais, pela aprovação de projetos culturais realizados com recursos públicos,  pela preservação do patrimônio artístico e histórico nacional, enfim,  pela elaboração e execução das políticas públicas  federais  de Cultura. O serviço prestado hoje à sociedade poderia ser muito melhor se o pequeno quadro funcional fosse aumentado por meio de concursos públicos e valorizado através de programas de qualificação. Para isso,precisamos de mais verba federal para a Cultura. O Governo destina apenas 0,06% de sua verba para a Cultura, enquanto dedica quase 45% da arrecadação para a administração de juros e amortizações da dívida interna e externa. A arrecadação federal aumentou  21% no mês de julho. A Receita Federal arrecadou em um único mês 90 bilhões de reais, batendo recorde histórico. Enquanto isso, cerca de 40% dos servidores que ingressaram no Ministério da Cultura nos últimos concursos públicos já deixaram seus cargos em razão dos baixos salários, os mais baixos de todo o serviço público federal.
 
NÃO EXISTE POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE SEM SERVIDOR PÚBLICO CAPACITADO
 
Por isso, os servidores da Cultura estão em greve nacional desde o dia 22 de agosto. 
 
Mas por que a greve agora?
 
 O Governo, por meio do PLP 549, ameaça os trabalhadores do  serviçopúblico federal de congelamento de salários por 10 anos. Em 10 anos, o salário não terá mais o mesmo poder de compra e o custo de vida terá aumentado. Só em 2010, a inflação superou o índice de 5 %. Para quem se aposenta, a perda será ainda maior, pois grande parte do salário não integra a aposentadoria.Desde 2007, no segundo governo Lula, os trabalhadores da Cultura esperam o cumprimento de acordo assinado entre o governo e a categoria, que já estava há 10 anos sem reajuste. Entre os pontos pendentes desse acordo está o incentivo à capacitação profissional, cujoimpacto financeiro é irrisório sobre as contas públicas.
 
QUEREMOS MAIS VERBA PARA A CULTURA, MELHORES SALÁRIOS, INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO FUNCIONAL E CONCURSOS PÚBLICOS JÁ!!!
 
Pois, se não existe arte sem artista, NÃO EXISTE POLÍTICA PÚBLICA SEM SERVIDOR PÚBLICO.

--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario