Servidores do Ministério da Cultura anunciam greve nacional
Amanhã funcionários federais de São Paulo decidirão em assembleia se vão participar da paralisação
SÃO PAULO - Começou nesta terça-feira no Rio e estende-se já a Minas e Santa Catarina a greve nacional dos servidores do Ministério da Cultura (MinC), convocada pelos sindicatos de servidores públicos federais. Nesta quarta-feira, às 16h, os servidores de São Paulo (Museu Lasar Segall, Funarte, Cinemateca e Iphan) farão uma assembleia para decidir se vão participar da paralisação. Conforme a adesão, a greve - por tempo indeterminado - pode parar até 29 museus geridos pelo Instituto Brasileiro de Museus (autarquia vinculada ao MinC).
No Rio, o Museu Nacional de Belas Artes fechou para o público ontem, assim como o Museu da República, a Biblioteca Nacional, o Museu Imperial de Petrópolis, a Funarte Rio e a Chácara do Céu, entre outros. A paralisação no Rio foi decidida em assembleia com 300 servidores, na segunda-feira, no Palácio Gustavo Capanema, e envolve instituições em Cabo Frio, Itaipu, Benjamin Constant, Petrópolis e outras cidades.
Vicente Carmo, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Rio disse que os grevistas reivindicam o cumprimento de acordo com o governo em 2007. O acordo, entre outras coisas, previa Plano de Carreira dos Servidores da Cultura, regulamentação da Gratificação de Titulação e aumento de 78% para todas as funções.
Representantes do Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul também estão aderindo progressivamente. A Funarte MG aderiu na segunda. Em Santa Catarina, o Museu Victor Meirelles e a Superintendência Estadual do IPHAN entram em greve nesta sexta. O Estado entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do MinC, mas não recebeu resposta sobre a paralisação até o fechamento desta edição.
OS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA CULTURA PRECISAM DO SEU APOIO
Os trabalhadores da Cultura querem prestar um melhor serviço à sociedade. Nós somos os responsáveis pelos teatros, bibliotecas, museus e demais espaços culturais da União, pelo registro de direitos autorais, pela aprovação de projetos culturais realizados com recursos públicos, pela preservação do patrimônio artístico e histórico nacional, enfim, pela elaboração e execução das políticas públicas federais de Cultura. O serviço prestado hoje à sociedade poderia ser muito melhor se o pequeno quadro funcional fosse aumentado por meio de concursos públicos e valorizado através de programas de qualificação. Para isso,precisamos de mais verba federal para a Cultura. O Governo destina apenas 0,06% de sua verba para a Cultura, enquanto dedica quase 45% da arrecadação para a administração de juros e amortizações da dívida interna e externa. A arrecadação federal aumentou 21% no mês de julho. A Receita Federal arrecadou em um único mês 90 bilhões de reais, batendo recorde histórico. Enquanto isso, cerca de 40% dos servidores que ingressaram no Ministério da Cultura nos últimos concursos públicos já deixaram seus cargos em razão dos baixos salários, os mais baixos de todo o serviço público federal.
NÃO EXISTE POLÍTICA PÚBLICA DE QUALIDADE PARA A SOCIEDADE SEM SERVIDOR PÚBLICO CAPACITADO
Por isso, os servidores da Cultura estão em greve nacional desde o dia 22 de agosto.
Mas por que a greve agora?
O Governo, por meio do PLP 549, ameaça os trabalhadores do serviçopúblico federal de congelamento de salários por 10 anos. Em 10 anos, o salário não terá mais o mesmo poder de compra e o custo de vida terá aumentado. Só em 2010, a inflação superou o índice de 5 %. Para quem se aposenta, a perda será ainda maior, pois grande parte do salário não integra a aposentadoria.Desde 2007, no segundo governo Lula, os trabalhadores da Cultura esperam o cumprimento de acordo assinado entre o governo e a categoria, que já estava há 10 anos sem reajuste. Entre os pontos pendentes desse acordo está o incentivo à capacitação profissional, cujoimpacto financeiro é irrisório sobre as contas públicas.
QUEREMOS MAIS VERBA PARA A CULTURA, MELHORES SALÁRIOS, INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO FUNCIONAL E CONCURSOS PÚBLICOS JÁ!!!
Pois, se não existe arte sem artista, NÃO EXISTE POLÍTICA PÚBLICA SEM SERVIDOR PÚBLICO.
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa
Nenhum comentário:
Postar um comentário