Emissão de: 08 a 15 de Abril de 2009
Nesta semana pode ver as seguintes notícias no Jornal da Ciência
Cientistas portugueses revertem evolução genética em moscas
Se voltássemos a viver nas condições de um passado longínquo, como seria a nossa adaptação? Cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência estão a estudar a teoria da evolução genética reversa. E ao utilizarem populações de moscas num progresso de ambientes ancestrais, verificaram que há uma evolução nos genes aproximando-as da informação genética de moscas ancestrais.
Cientistas portugueses conseguem reeducar linfócitos T que originam doenças auto-imunes
A esclerose múltipla como outras doenças auto-imunes, são em muitos casos causadas por células que têm também a missão de nos defender das diversas doenças e infecções. Inverter a acção destas células, os linfóticos T, através de um processo de reeducação, é o que agora parece ser possível depois de investigadores do Instituto de Medicina Molecular, terem conseguido identificar as populações de linfócitos T que apresentam esta dualidade.
Novo antiviral para a hepatite B com resultados positivos disponível em Portugal
Avanços científicos permitiram o desenvolvimento de um novo medicamento contra a hepatite B. O novo medicamento é um antiviral que se baseia na substância activa tenofovir, que ao ser usado em pacientes infectados que já apresentam resistência a outros medicamentos, tem dado bons resultados. Sobre o novo medicamento e a situação actual da Hepatite B, falamos com alguns dos mais conceituados especialistas mundiais na área.
Curiosidade e formulação de novas teorias fazem avançar cientistas da ESA
Quem somos e que lugar ocupamos no Universo? Não é uma pergunta. São muitas, que em todos os momentos os cientistas colocam sem terem até agora todas as respostas. Mas é esta curiosidade e a formulação de hipóteses e teses teóricas ou práticas que cientistas da ESA têm avançado em várias áreas do conhecimento e em missões no espaço, o que tem conduzido a um desenvolvimento tecnológico com vantagens no dia a dia de todos nós.
Transporte intermodal de cargas é solução para reduzir camiões de mercadorias na Europa
As auto-estradas europeias estão congestionadas por camiões de mercadoria. O tráfego atingiu já níveis considerados insuportáveis e é responsável por um enorme impacto na emissão de CO2 para a atmosfera. Numa altura em que em Portugal se discute os grandes investimentos em infra-estruturas de transportes, como sejam as auto-estradas, o TGV e o novo Aeroporto. A União Europeia tem em curso o Programa Marco Pólo para incentivar o transporte de carga, recorrendo ao transporte ferroviário, marítimo e fluvial.
Pode assistir à emissão da TV Ciência nos seguintes canais:
Canal RNTV - Rede TVTEL por Cabo e Satélite
Canal 6 - Rede Pluricanal, por Cabo
Canal Regiões TV - Rede TV Cabo, grelha digital
Todos os dias em vários horários
Pode ainda ver o Jornal da Ciência em qualquer parte do mundo e a todas as meias horas em:
http://www.tvciencia.pt
http://videos.sapo.pt/QKYgK32JmHBRKtSWdnhs
http://www.ebu.ch/members/EBU_Media_portal_Trial_1.php (em P2P, necessita de plugin).
Nota: Os horários de emissão do Jornal da Ciência devem ser confirmados junto dos Canais de Televisão: RNTV, Canal 6 e Canal Regiões TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário