quinta-feira, 9 de julho de 2009

Poltrona | Newsletter

Poltrona | Newsletter

Link to Poltrona

Desabafei sobre má qualidade dos canais pagos ao ‘Estadão’

Posted: 09 Jul 2009 11:00 AM PDT

O Estado de S. Paulo - Link - O canal que passa seu programa na hora que você querFui um dos entrevistados do caderno Link (O Estado de S. Paulo) desta semana. Em pauta, a “geração Lost“, pessoas que não dependem da televisão para assistir as suas séries favoritas.

Os repórteres Gustavo Miller e Filipe Serrano lembraram que, há cinco anos, a imensa maioria dos fãs brasileiros de Friends tiveram que aguardar dois meses para assistir ao episódio final da série, exibido por aqui no dia 4 de julho de 2004.

Mas, naquela época, a espera por um episódio não era tão angustiante. Escapar de spoilers, por exemplo, era fácil. Não havia Twitter ou a atual avalanche de informações sobre séries por meio de blogs e sites. “Hoje você recebe spoiler mesmo sem querer”, disse Simone Miletic, do Só Seriados de TV, outra entrevistada pelo caderno Link.

Cinco anos depois, os fãs, cada vez mais, acompanham suas séries preferidas pela internet. Segundo os repórteres Gustavo Miller e Filipe Serrano, a mudança foi capitaneada por Lost. A série extrapolou a telinha em sites, blogs, podcasts e jogos de realidade alternativa.

A crescente velocidade de conexão com a internet também contribuiu. É possível ver séries por download ou em tempo real, graças aos americanos que conectam seus televisores aos computadores e depois usam sites para retransmitir o sinal.

Esse é um fenômeno que se repete em outros países. Mas, no Brasil, há um outro motivo muito importante para a mudança de comportamento dos fãs de séries e que foi o assunto principal de minha entrevista para Gustavo Miller: a extrema queda de qualidade dos canais pagos.

Contei que, atualmente, o intervalo entre a exibição norte-americana e a brasileira pode ultrapassar um ano. No começo dos anos 2000, girava em torno de aceitáveis dois meses. Em meados da década de 90, o intervalo era ainda menor. Em alguns casos, três semanas. Bons tempos, hein, Sony?

Os episódios eram exibidos com legendas de qualidade. Hoje, caracteres ilegíveis ou erros rudimentares de português são comuns. Isso quando há legendas, pois algumas vezes elas somem temporariamente. Em alguns canais, definitivamente, pois eles decidem, sem aviso prévio, dublar sua programação. Não é, Fox?

Mudanças de horário eram raras. Os episódios eram exibidos na sequência correta. Hoje, alguns fãs precisam encarnar Sherlock Holmes para descobrir quando sua série favorita será exibida ou reprisada.

Terminator: The Sarah Connor Chronicles, que o Warner Channel anunciou como sua maior audiência, mudou tantas vezes de dia e horário que até um episódio deixou de ser exibido. Pularam um capítulo. Os assinantes que evoquem seus poderes mediúnicos.

A série também ficou sem um horário fixo na grade de programação. Foi relegada às madrugadas de sábado para domingo, na hora em que acabar mais uma das reprises do Warner Movies.

A Família Soprano foi relançada com pompa, circunstância e direito a horário nobre pelo Warner Channel em outubro de 2008. Mas nem isso impediu um passeio pela grade de programação. Após alguns meses, acabou escondida nas madrugadas de domingo para segunda. Em junho, acabou literalmente cancelada na calada da noite no meio da quarta temporada.

Não bastasse o desrespeito com os assinantes, o descaso de muitos canais pagos se estende aos blogs que cobrem o universo das séries. Informações passadas para grandes veículos e guias de programação das operadoras de TV por assinatura são sonegadas aos blogueiros. Simples grades de programação, que servem para divulgar os canais, não são enviadas.

“Quem vê (séries) pela TV a cabo tem que ser fã de verdade.”

Não foi à toa que esta foi uma das minhas frases destacadas por Gustavo Miller e Filipe Serrano na reportagem do caderno Link.

Um rápido comentário sobre a reportagem. Eu vi o ano de estréia de True Blood. Baixei e não vi, ainda, os primeiros episódios da segunda temporada. Como falo rápido, provavelmente confundi Gustavo Miller.

‘Jonas’: série dos Jonas Brothers chega ao Brasil

Posted: 09 Jul 2009 07:00 AM PDT

Jonas - Joe Jonas (Joe Lucas), Nick Jonas (Nick Lucas) e Kevin Jonas (Kevin Lucas)

Jonas, a série protagonizada por Joe, Nick e Kevin, que formam o trio musical Jonas Brothers, estréia no Brasil no dia 31 de julho, às 19h, no Disney Channel.

Em Jonas, Joe, Nick e Kevin tentam levar uma vida normal. Frequentam a escola e participam de atividades comuns aos demais adolescentes. Mas sempre acabam em alguma enrrascada por serem astros de uma banda bem-sucedida que sofrem com o assédio de fãs descontroladas.

Além da presença dos novos queridinhos das pré-adolescentes, Jonas oferece outro atrativos para as fãs de Joe, Nick e Kevin. Cada episódio traz uma música inédita do Jonas Brothers.

Jonas estrou nos Estados Unidos em maio com uma boa audiência: 4 milhões de telespectadores. Na semana seguinte, o número de pessoas diante da TV assistindo a série caiu pela metade. O motivo? Um especial de iCarly exibido no mesmo horário pelo Nickelodeon.

A partir da terceira semana, Jonas recuperou e estabilizou sua audiência em 3,5 milhões de telespectadores.

A primeira temporada de Jonas tem 13 episódios.

Anatel recua e permite cobrança do ponto extra

Posted: 08 Jul 2009 08:00 PM PDT

Homer SimpsonA Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) voltou atrás e decidiu que as operadoras de TV por assinatura podem cobrar pelo ponto extra. A informação é da Folha de S. Paulo.

É o fim da picada! Não bastasse isso, a estratégia criada para que não digam que a agência reguladora recuou é uma afronta a inteligência dos consumidores. De acordo com a Anatel, a cobrança pode ser feita desde que não seja pelo serviço ofertado (programação), mas sim pelo aluguel do equipamento.

No entanto, no dia 16 de abril, quando a agência reguladora decidiu eliminar a cobrança do ponto extra, deixou claro que não poderia haver nenhum tipo de pagamento continuado pelo serviço.

“Seria piada de mau gosto não fosse trágico”, lamentou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), em seu blog.

De qualquer forma, as operadoras de TV por assinatura nunca deixaram de cobrar pelo ponto extra. Tudo por causa de um erro de avaliação da Anatel (a responsabilidade jurídica não me permite qualificar a situação da forma que merecia).

A cobrança pelo ponto extra persistiu amparada por uma liminar concedida em junho de 2008 à ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) pelo juiz federal substituto da 14ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Roberto Luís Demo.

A medida deveria ser válida até que a Anatel tornasse mais claros os termos dos artigos 29 e 30 do Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes do Serviço de Televisão por Assinatura, que estabelecem que o ponto extra não deve ser cobrado do assinante.

Em abril, após inúmeros adiamentos, a Anatel aprovou um novo regulamento e publicou no Diário Oficial.

Só que a agência reguladora não apresentou nenhum recurso à Justiça contra a liminar. Apenas enviou ao juiz o texto do novo regulamento. De acordo com a Anatel, isso seria suficiente para derrubar a liminar, o que não aconteceu até hoje.

Agora, resta escolher a trilha sonora desta história. Prefere “as promessas foram esquecidas, não há Estado, nao há mais nação” (O Calibre, Paralamas do Sucesso) ou “vamos celebrar nosso governo e nosso Estado que não é nação” (Perfeição, Legião Urbana)?

Brasil-il-il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario