segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Newsletter | Galvão Bueno e o jornalista que se aposentou + 1 post(s)

Newsletter | Galvão Bueno e o jornalista que se aposentou + 1 post(s)

Link to Poltrona

Galvão Bueno e o jornalista que se aposentou

Posted: 31 Aug 2009 09:00 AM PDT

Por Rodrigo Borges, do Esporte Fino.

O GP da Bélgica, uma das boas provas da Fórmula 1 neste ano, transcorria com tranquilidade. Até que Reginaldo Leme abriu o microfone e, com a naturalidade de quem descasca uma bala, informou que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) está investigando a Renault por fraude. Flavio Briatore, relatou o comentarista, teria feito Nelsinho Piquet bater de propósito no GP de Cingapura do ano passado para provocar a entrada do safety car e beneficiar Fernando Alonso. O espanhol venceu a corrida.

Foi o que bastou para que Galvão Bueno, surpreso, cortasse o colega, de quem sempre se diz amigo, e começasse um discurso de panos quentes, quase de defesa de Nelsinho. “Quem inventou isso vai ter de provar na Justiça”, reclamou o narrador. O telespectador mais atento sentiu o constrangimento.

Depois da corrida, a FIA confirmou que está investigando “supostos incidentes” em uma corrida passada. No Twitter, uma leitura rápida mostra que é provável que Reginaldo Leme tenha razão. Antonio Pizzonia disse que esteve com Nelsinho e que uma bomba explodirá na Fórmula 1. E Lucas di Grassi, terceiro piloto da Renault, afirmou que a próxima semana terá muitas surpresas. “Foi um longo dia para mim e para a Renault.”

Nunca fui daqueles que critica Galvão Bueno à toa. Me divirto com suas pachecadas, seus erros. Acho graça. E, tecnicamente, acho o melhor narrador de TV do país. Mas Galvão abriu mão de ser jornalista para ser apenas o amigo dos atletas, dos técnicos e dos dirigentes. Basta assistir ao Bem, Amigos, seu programa no SporTV, ou o Na Estrada com Galvão, o quadro no Esporte Espetacular, para ver que seu grau de intimidade com as “celebridades do esporte” já não lhe permite ter a isenção necessária que um jornalista deve ter.

Recentemente, Galvão criticou aqueles que noticiaram que Felipe Massa podia morrer depois do grave acidente na Hungria. Ninguém inventou, foram os médicos que disseram. Inúmeras vezes reclamou dos que noticiavam que Nelsinho tinha a cabeça a prêmio na Renault. Até que ele mesmo se rendeu aos fatos e disse que Nelsinho seria demitido. Como foi, duas semanas depois.

Que pena, Galvão. Espero que as pessoas entendam a mudança. E que nunca entendam errado sua opção. Porque é tênue a linha entre o jornalista que vira amigo das celebridades e o puxa-saco.

Quer publicar seu texto no blog? Você pode contribuir para o Poltrona! Entre em contato pelo e-mail editor@poltrona.tv. As opiniões expressas pelos autores convidados não refletem a opinião do blog ou de seu editor.

‘Geraldo Brasil’: sinônimo de grosteco

Posted: 30 Aug 2009 08:00 PM PDT

Geraldo Brasil - Geraldo LuísPor Daniel César, do TV x TV.

Já vi programas excelentes, ótimos, regulares, péssimos e bizarros. Mas confesso a você que nunca, e saliento o nunca, tinha assistido a nada igual a Geraldo Brasil, show de horrores que a Record exibe de segunda a sexta-feira, no fim da tarde.

Desde a estréia do programa, venho pensando em uma forma de escrever um texto sobre a atração. Confesso que não sabia como tratar o assunto.

Afinal, são tantas bobagens e equívocos, tanto sensacionalismo no Geraldo Brasil que não achava uma forma de criticar sem parecer perseguição.

Tudo começa pelo apresentador, Geraldo Luís. Ele é um jornalista com um razoável poder de manipulação frente às câmeras, prato cheio para programas policiais sanguinários que o Brasil se acostumou. Mas se tem algo que o tal Geraldo Luís não tem é carisma junto ao público. Não ter esse dom dificulta, e muito, a apresentação de um programa de auditório.

Além de não ser comunicador, Geraldo Luís apresenta pautas que são infelizes, muito infelizes, para não dizer algo mais duro. A atração da Record é um amontoado do que de pior já passou pela telinha.

Geraldo Brasil é sinônimo de grosteco.

Quer publicar seu texto no blog? Você pode contribuir para o Poltrona! Entre em contato pelo e-mail editor@poltrona.tv. As opiniões expressas pelos autores convidados não refletem a opinião do blog ou de seu editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario