segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Newsletter | Novela não é literatura

Newsletter | Novela não é literatura

Link to Poltrona » Televisão por Ale Rocha

Novela não é literatura

Posted: 29 Aug 2010 08:00 PM PDT

Defendo a teledramaturgia como uma relevante expressão cultural. Além de sucesso comercial e fenômeno de comunicação de massa, a novela tem enorme influência sobre o comportamento dos brasileiros.

Até os mais refratários andam se rendendo ao poder da teledramaturgia. Nesta semana, a Academia Brasileira de Letras promoveu o debate "Telenovelas, Séries Televisivas e Literatura". O encontro fez parte do "Seminário Brasil, brasis", que discute o desenvolvimento nacional em seus muitos prismas: o econômico, o social, o político-institucional, o cultural e o ambiental.

O escritor Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, a jornalista Regina Rito, colunista de televisão do jornal "O Dia", os autores Gilberto Braga e Walcyr Carrasco e o ator José Wilker buscaram responder como as novelas espelham e denunciam os traços fundamentais da realidade social brasileira.

"Se cordel é literatura, se temos a literatura oral, as novelas também são um tipo de literatura", afirmou Gilberto Braga. Além de reconhecido autor de novelas com texto crítico, ele também adaptou obras literárias para a televisão – "Helena", de Machado de Assis, "Senhora", de José de Alencar, e "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães.

Discordo de Gilberto Braga. Novela não é literatura e isso não é demérito algum. Aliás, afirmar que a teledramaturgia é literatura, no fundo, revela um desnecessário complexo de vira-lata. Afinal, o que há de errado na novela ser uma expressão cultural, assim como o teatro e o cinema? Para que a novela seja aceita como arte, não é preciso elevá-la a um gênero dito superior.

*

Leia minha coluna na íntegra no Yahoo! Notícias – Opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario