Lista de Discuss�o do Est�dio Livre
portal colaborativo -> http://www.estudiolivre.org/
sobre esta lista -> http://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre
From: Tininha Llanos <oitininha@gmail.com>
Date: 2010/9/17
Subject: [estudiolivre] Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo (FIAR)
To: Tininha Llanos <oitininha@gmail.com>
Contagem Regressiva
A cidade de Cachoeira e região do entorno é palco de movimentos culturais fortíssimos desde a década de 1970, e a partir desse histórico positivo para a produção cultural brasileira o FIAR colabora com a experimentação de linguagensal, anexando aos pólos locais de produção cultural (Terreiros, Pontos de Cultura, Filarmônicas, galerias poéticas, sebos, praças, Universidades…) atividades integradas de apreciação e formação técnica para a produção audiovisual artística.
Em um mês, 7 projetos artísticos envolvendo linguagens artísticas diversas como a performance, as intervenções urbanas, a arte eletrônica e o graffiti serão realizados nas cidades de Cachoeira e São Félix no recôncavo baiano. A proposta do encontro é FIAR uma rede artística e audiovisual nacional, que nos espaços urbanos do Recôncavo, conecte-se com o público.
Conheça toda a programação visitando o blog.
As oficinas
13 a 16 de outubro
O FIAR – Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo – promoverá oficinas na cidade de Cachoeira, nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro. A programação informativa do festival apresentará oficinas dos artistas Cristiano Rosa(RS) – Circuit Bending – e Ricardo Brazileiro(PE) – Linguagens e Poéticas Sonoras Contemporâneas.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Panetone Projects – Circuit Bending – Cristiano Rosa
Tradicionalmente, a construção de objetos eletrônicos funcionais necessitava de um bom conhecimento de teoria e uma idéia bem clara do que se queria antes de pegar seu ferro de solda. David Tudor, Gordon Mumma e outros designers musicais dos anos 70 escantearam essas presunções. Sendo autodidatas, eles tinham apenas fragmentos de conhecimento de teoria eletrônica e estavam menos preocupados em fazer as coisas "apropriadamente" do que fazer algo que soasse bem. Valorizavam o acaso e eram altamente receptivos a descobertas acidentais. Reed Ghazala colocou o acaso novamente à frente da prática eletrônica com sua defesa fervorosa do que chamou "Circuit bending": quando adolescente no final dos anos 60, Ghazala encontrou sons de interação acidental de circuitos: um amplificador aberto deixado em sua gaveta entrou em curto contra algum metal e começou a apitar. Após algumas experiências, Ghazala adicionou switches para que pudesse controlar os curtos, e o Circuit Bending nasceu.
Panetone é um projeto audiovisual de Cristiano Rosa, através de dispositivos eletrônicos, construídos ou modificados. explora o campo audiovisual extremo, os panorâmicos: esquerdo e direito a as frequências: baixas e altas. Iteressado em sons e imagens distintos desde 1989, atuou em grupos musicais experimentais, tocando retalhos de fitas cassete em loops, percussão
de sucata e microfonia de guitarras e microfones. Em seguida aproximou-se da fotografia e vídeo, colaborando com outros artistas em exposições e performances.
Poéticas eletrônicas e linguagens experimentais – Ricardo Brazileiro
No início da computação pessoal, qualquer pessoa que adquirisse um computador naturalmente aprendia a programar em alguma linguagem para usufruir do mesmo, independentemente de sua atividade, fosse médico, artista ou estudante. Esta cultura foi substituída pela cultura da interface de janelas e botões que por um lado foi importante para facilitar o dia a dia das pessoas mas por outro tornou-as ignorantes do potencial do computador.
Agora, novas tecnologias de hardware e software estão sendo criadas por programadores/artistas com o objetivo de facilitar a entrada de pessoas não-especialistas, principalmente outros artistas, no universo da programação.
Ricardo Brazileiro é pesquisador ativista de arte eletrônica com tecnologias sustentáveis. Possui experiência em apropriações críticas de linguagens eletrônicas para uso criativo, arte-computabilidade, computação musical e interfaces multimídia em tempo-real. Graduado em Computação pela UFRPE com ênfase em ensino e pesquisa, dedicou seus estudos em experimentações poéticas na construção de instrumentos interativos, instalações com organismos, hardwares, chips industriais obsoletos, peças audiovisuais, trilhas sonoras e ambientes imersivos.
FIAR – Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo – Oficinas
13 e 14 de outubro – Circuit Bending – Cristiano Rosa
16 e 17 de outubro – Linguagens e Poéticas Sonoras Contemporâneas – Ricardo Brazileiro
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
--
:::::::::tininha llanos:::::::::::::::::::
Descentro - plataforma de Projetos e Pesquisas em arte, mídia, ecologia, tecnologia e afins
http://fiarbahia.wordpress.com
71 86025728 - OI
71 81022386 - CLARO
endereço para correspondências
caixa postal 57
Ag centro
Lauro de Freitas - BA
42700-000
--
ricardo brazileiro
http://rbrazileiro.info
Nenhum comentário:
Postar um comentário