quarta-feira, 22 de setembro de 2010

[segunda-fundacao] Fwd: [estudiolivre] Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo (FIAR)

________________________________
Lista de Discuss�o do Est�dio Livre
portal colaborativo -> http://www.estudiolivre.org/
sobre esta lista -> http://lists.riseup.net/www/info/estudiolivre

---------- Forwarded message ----------
From: Tininha Llanos <oitininha@gmail.com>
Date: 2010/9/17
Subject: [estudiolivre] Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo (FIAR)
To: Tininha Llanos <oitininha@gmail.com>


cartaz_fiar_intervencoes_internet.jpg

Contagem Regressiva

Publicado em 02/09/2010 por Tininha Llanos

A cidade de Cachoeira e região do entorno é palco de movimentos culturais fortíssimos desde a década de 1970, e a partir desse histórico positivo para a produção cultural brasileira o FIAR colabora com a experimentação de linguagensal, anexando aos pólos locais de produção cultural (Terreiros, Pontos de Cultura, Filarmônicas, galerias poéticas, sebos, praças, Universidades…) atividades integradas de apreciação e formação técnica para a produção audiovisual artística.

Em um mês, 7 projetos artísticos envolvendo linguagens artísticas diversas como a performance, as intervenções urbanas, a arte eletrônica e o graffiti serão realizados nas cidades de Cachoeira e São Félix no recôncavo baiano. A proposta do encontro é FIAR uma rede artística e audiovisual nacional, que nos espaços urbanos do Recôncavo, conecte-se com o público.

Conheça toda a programação visitando o blog.

http://fiarbahia.wordpress.com/


As oficinas

13 a 16 de outubro

O FIAR – Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo – promoverá oficinas na cidade de Cachoeira, nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro. A programação informativa do festival apresentará oficinas dos artistas Cristiano Rosa(RS) – Circuit Bending – e Ricardo Brazileiro(PE) – Linguagens e Poéticas Sonoras Contemporâneas.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Panetone Projects – Circuit Bending – Cristiano Rosa


Tradicionalmente, a construção de objetos eletrônicos funcionais necessitava de um bom conhecimento de teoria e uma idéia bem clara do que se queria antes de pegar seu ferro de solda. David Tudor, Gordon Mumma e outros designers musicais dos anos 70 escantearam essas presunções. Sendo autodidatas, eles tinham apenas fragmentos de conhecimento de teoria eletrônica e estavam menos preocupados em fazer as coisas "apropriadamente" do que fazer algo que soasse bem. Valorizavam o acaso e eram altamente receptivos a descobertas acidentais. Reed Ghazala colocou o acaso novamente à frente da prática eletrônica com sua defesa fervorosa do que chamou "Circuit bending": quando adolescente no final dos anos 60, Ghazala encontrou sons de interação acidental de circuitos: um amplificador aberto deixado em sua gaveta entrou em curto contra algum metal e começou a apitar. Após algumas experiências, Ghazala adicionou switches para que pudesse controlar os curtos, e o Circuit Bending nasceu.

Panetone é um projeto audiovisual de Cristiano Rosa, através de dispositivos eletrônicos, construídos ou modificados. explora o campo audiovisual extremo, os panorâmicos: esquerdo e direito a as frequências: baixas e altas. Iteressado em sons e imagens distintos desde 1989, atuou em grupos musicais experimentais, tocando retalhos de fitas cassete em loops, percussão
de sucata e microfonia de guitarras e microfones. Em seguida aproximou-se da fotografia e vídeo, colaborando com outros artistas em exposições e performances.

Poéticas eletrônicas e linguagens experimentais – Ricardo Brazileiro

No início da computação pessoal, qualquer pessoa que adquirisse um computador naturalmente aprendia a programar em alguma linguagem para usufruir do mesmo, independentemente de sua atividade, fosse médico, artista ou estudante. Esta cultura foi substituída pela cultura da interface de janelas e botões que por um lado foi importante para facilitar o dia a dia das pessoas mas por outro tornou-as ignorantes do potencial do computador.
Agora, novas tecnologias de hardware e software estão sendo criadas por programadores/artistas com o objetivo de facilitar a entrada de pessoas não-especialistas, principalmente outros artistas, no universo da programação.
Ricardo Brazileiro é pesquisador ativista de arte eletrônica com tecnologias sustentáveis. Possui experiência em apropriações críticas de linguagens eletrônicas para uso criativo, arte-computabilidade, computação musical e interfaces multimídia em tempo-real. Graduado em Computação pela UFRPE com ênfase em ensino e pesquisa, dedicou seus estudos em experimentações poéticas na construção de instrumentos interativos, instalações com organismos, hardwares, chips industriais obsoletos, peças audiovisuais, trilhas sonoras e ambientes imersivos.

FIAR – Festival de Intervenções Audiovisuais do Recôncavo – Oficinas
13 e 14 de outubro –  Circuit Bending – Cristiano Rosa
16 e 17 de outubro – Linguagens e Poéticas Sonoras Contemporâneas – Ricardo Brazileiro

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI





--
:::::::::tininha llanos:::::::::::::::::::
Descentro - plataforma de Projetos e Pesquisas em arte, mídia, ecologia, tecnologia e afins
http://fiarbahia.wordpress.com
71 86025728 - OI
71 81022386 - CLARO
endereço para correspondências
caixa postal 57
Ag centro
Lauro de Freitas - BA
42700-000










--
ricardo brazileiro
http://rbrazileiro.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario