Jarbinha,
Tava pensando na conversa de ontem e lembrei de um grande colaborador do robolivre - Orivaldo que tá trabalhando com um bagulho que chama algo parecido com Gerador Central de Padrões (CPG), ele já está aplicando essa doidera em robôs exápodes(aranhas) e agente tá querendo fazer algo com isso no MNerim também...
Mas oq tem a ver isso com a nossa conversa de ontem ?
Esse tal de CPG, pelo que ei entendi, trata de funções contínuas que são aplicadas diretamente aos servo-motores fazendo com que o robô fique fazendo movimentos repetitivos seguindo determinado padrão (como a Lacraia do MC Serginho ), mas ele cria um monte de padrões e depois com uma rede neural ou algoritmo genético escolhe quais padrões devem ser aplicados para que o robô tenha determinado comportamento. Depois que a rede aprende os padrões certos o robô passa a realizar determinados comportamentos como andar por exemplo. A aranha dele por exemplo anda que nem uma aranha de verdade e se vc envia comandos para ela mudar de velocidade a rede determina o novo padrão que deve ser utilizado.
## Oriva - se der vc corrige o que falei errado fazendo favor. ##
Eu acho que agente podia usar o Vimus para estimular essas mudanças de padrões, fazendo com que ele determine o comportamento do robô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário