sábado, 9 de abril de 2011

Newsletter | VMB: música brasileira é motivo de piada + 50 post(s)

Newsletter | VMB: música brasileira é motivo de piada + 50 post(s)

Link to Poltrona » Televisão por Ale Rocha

VMB: música brasileira é motivo de piada

Posted: 19 Sep 2010 08:00 PM PDT

O diabo sabe mandar seu recado de formas sedutoras. Nesta quinta-feira (16), enviou a bela apresentadora Titi Müller para anunciar o apocalipse. “Essa galera muito sortuda vai assistir a um show ao vivo do Restart.”

Assim começou a edição 2010 do VMB, premiação musical da MTV. Algumas horas depois, terminou com cinco estatuetas para a banda de garotos com roupas coloridas e muitas vaias da platéia desanimada e bem definida por Raul Gil. “Vocês estão em um silêncio danado.”

Teve até sermão do tio Cazé para a audiência. “Foram vocês que escolheram os vencedores”, vociferou para a câmera. Fiquei em dúvida se foi um chamado ou um desabafo. Afinal, o dia 3 de outubro está logo ali e a democracia é uma porcaria, mas ainda não inventaram um sistema melhor.

Contudo, premiações ao Restart e até mesmo ao Felipe Neto à parte, o VMB funcionou este ano. Ao contrário de seu concorrente direto, o Prêmio Multishow, deixou de ser uma cerimônia musical para privilegiar o humor. Seguiu a acertada estratégia da MTV, que hoje não é mais conhecida por ditar tendências sonoras. Esse papel foi assumido pela internet e a emissora está ciente disso.

Sou do tempo do Video Music Awards Brasil. Atualmente, boa parte do público-alvo da MTV nem deve saber que este é o significado da sigla VMB. Uma variação de Video Music Awards, o VMA, principal premiação da MTV norte-americana.

A premiação brasileira nunca foi lá essas coisas. Desde a década de 1990, o VMB é marcado por problemas técnicos, como silêncios constrangedores entre a saída de um vencedor e a entrada no palco dos próximos apresentadores e até falhas no som – algo inadmissível em uma premiação musical.

Lembro de Marisa Orth apresentando a primeira edição do VMB, realizada no acanhado Memorial da América Latina, com uma produção modesta, em 1995. Naquela época, a música era o prato principal. Impossível esquecer a apresentação que encerrou em alto e bom som o primeiro VMB. Sepultura e convidados arrebentando tambores ao som de Kaiowas.

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Leia a íntegra de minha coluna semanal no Yahoo! Notícias – Opinião.

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Globo e Multishow exibem SWU Music and Arts

Posted: 19 Sep 2010 08:00 PM PDT

SWU Music and Arts FestivalTem que ir! Mas, se não der, assista pela televisão.

Globo e Multishow irão transmitir os shows do SWU Music and Arts Festival, que acontece entre 9 e 11 de outubro em Itú (SP). O evento contará com mais de 70 atrações, entre elas Rage Against The Machine, Mutantes, Kings of Leon, Capital Inicial, Autoramas, Cavalera Conspiracy, CSS, Pixies, Tiësto, The Crystal Method e Queens of The Stone Age.

A emissora aberta pretende exibir compactos com as melhores apresentações do dia, além de cobertura jornalística e promoção em programas como o Altas Horas e Caldeirão do Huck.

Já o Multishow promete exibir ao vivo os principais shows. No dia 9, Rage Against the Machine. No dia 10, é a vez dos shows de Joss Stone, Dave Mathews Band e Kings of Lions. Já no dia 11, serão transmitidos Queens Of The Stone Age, Pixies e Linkin Park.

As apresentações diurnas e simultâneas do SWU Music and Arts Festival serão gravadas e exibidas posteriormente.

Separação?! volta em 2011

Posted: 16 Sep 2010 08:00 PM PDT

Débora Bloch, Vladimir BrichtaTudo joinha com Separação?!.

A primeira temporada de Separação?! termina na próxima sexta-feira (25/9). Porém, os fãs podem comemorar: a série deve voltar em 2011.

Separação?! garante bons índices de audiência para um final de sexta-feira a noite. Mesmo com o horário eleitoral gratuito, que empurra a exibição da série para após à 0h de sábado – a série garante a liderança no horário, com média de 15 pontos.

Alexandre Machado e Fernanda Young, roteiristas de Separação?!, já estão desenvolvendo a segunda temporada. A primeira, prevista para ter apenas 12 episódios, foi estendida para 25.

House e Cuddy ao som do hino do sexo

Posted: 16 Sep 2010 10:00 AM PDT

“Ele está doente. Doente de amor. E não há cura”

House (Hugh Laurie) está apaixonado por Cuddy (Lisa Edelstein), e ela corresponde. Tudo isso ao som de Let’s Get It On, o hino do sexo de Marvin Gaye.

Vídeo promocional da sétima temporada de House produzido pela inglesa SKY1 HD. No Brasil, o Universal Channel estréia os episódios inéditos da série no dia 28 de outubro.

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Felicity: Keri Russell nua na Esquire

Posted: 16 Sep 2010 06:00 AM PDT

Keri RussellAtriz estará em nova série, Running Wilde.

Eu sempre soube: Felicity foi e será a melhor série criada por J.J. Abrams. Que mané Lost, nada.

A escada rolante do Homer Simpson

Posted: 15 Sep 2010 08:00 PM PDT

Homer SimpsonYummy!

Homer Simpson acaba de realizar o sonho de sua vida: donuts aos montes, sem pausa. A propaganda não é bem uma novidade, pois serviu para promover o lançamento de Os Simpsons – O Filme, em 2007. Mas anda circulando pela internet e nunca tinha visto esta ótima sacada.

Via @eder_a.

Passione x Casseta e Planeta Urgente!: um minuto para o fim do mundo

Posted: 14 Sep 2010 08:00 PM PDT

Beto Silva, Hubert, Reinaldo, Marcelo MadureiraTem batata assando no Projac.

Passione registrou nesta terça (14/9) média de 36 pontos, com picos de 41 – um ponto a menos do recorde registrado até aqui para a trama de Silvio de Abreu. A novela elevou em 16 pontos a audiência entregue pelo Horário Eleitoral Gratuito.

Logo em seguida, começou a transmissão de Casseta e Planeta Urgente!. Em apenas um minuto de exibição, o programa derrubou a audiência da Globo em 14 pontos.

Casseta e Planeta Urgente! entregou o horário para a série A Cura com apenas 14 pontos. Naquele momento, a Globo estava em segundo no Ibope. Ribeirão do Tempo, novela da Record, registrava 15 pontos na liderança.

De atração que deveria fazer rir, Casseta e Planeta Urgente! virou a piada.

Colaborou @tvxtv.

Ramones embala Modern Family

Posted: 14 Sep 2010 10:00 AM PDT

Modern Family acaba de ganhar a consagração definitva: um vídeo promocional embalado pelo Ramones, a maior banda de todos os tempos (nem ouse discutir isso nos comentários).

Era o que faltava para a atração, que conquistou os prêmios de melhor série comédia, melhor ator coadjuvante em série comédia (Eric Stonestreet) e melhor roteiro de série comédia no último Primetime Emmy Awards.

Se ainda falta conquistar alguém, Modern Family o fará nesta segunda temporada, que estréia no dia 22 de setembro nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de chegada oficial ao Brasil. A série é exibida por aqui pela Fox.

Ah, para quem não tem TV paga, a Band promete exibir a primeira temporada de Modern Family a partir de janeiro de 2011.

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Eu quero o conjunto de porta-copos de Dexter

Posted: 14 Sep 2010 06:00 AM PDT

DexterMeu aniversário é em novembro. #ficadica

Nem sou tão fã de Dexter. Mas eu quero este conjunto de porta-copos mesmo assim. Meu aniversário é em novembro e fica a dica.

Este conjunto de porta-copos de Dexter combina bem com meu escritório. Aqui já tem relógio de parede de Os Simpsons, caneca de House, mousepad de The Mentalist e bonecos do Chaves, Garibaldo (Vila Sésamo), Puro Osso (As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy) e Pica-Pau. Ah, tenho pôsteres de Uma Família da Pesada e Lost, mas ainda falta colocá-los na parede.

Dica do @dmitryrocha.

True Blood x debate: sangue e política

Posted: 13 Sep 2010 08:00 PM PDT

José SerraAqui vai uma legenda desnecessária.

No último domingo (12/9), boa parte das pessoas que sigo no Twitter comentava o debate presidencial realizado em conjunto pelo jornal Folha de S. Paulo e pela RedeTV!. Quase todas as frases dos quatro principais candidatos eram analisadas, rebatidas ou comemoradas em um insuportável clima de torcida organizada.

Enquanto isso, eu vibrava com o último episódio da terceira temporada de True Blood, exibida pelo canal pago HBO. Criação de Alan Ball, ganhador do Oscar de melhor roteiro original por Beleza Americana, a série utiliza o sobrenatural (vampiros, lobisomens, fadas e outros seres fantásticos) para discutir temas atuais como diversidade, poder e opressão religiosa.

Lamento por aqueles que logo me julgarão alienado. Se vierem com o papo de americanizado, meu desprezo é maior. Por incrível que pareça, vivemos em um tempo onde uma série de televisão é muito mais profunda que um debate eleitoral.

Sempre gostei de política. Fiz questão de obter meu título de eleitor antes dos 18 anos. Era o chato da classe que se interessava por eleições, um papo cabeça demais para os colegas.

Discutir política, hoje, é tudo, menos ser cabeça. Só se for de bagre com os candidatos que temos e o clima de torcida organizada. Tudo é um grande circo. Tem o palhaço, a mulher barbada, o ilusionista e a malabarista.

Como não sou medíocre para escolher o “menos pior”, prefiro votar em branco. Aliás, minha decisão está tomada. Vou votar em branco de cabo a rabo nestas eleições. Nem mesmo os candidatos a deputado estadual e a deputado federal outrora escolhidos ganharão meu voto. Falam tanto da importância da escolha de candidatos da região e foram incapazes de zelar pela qualidade de vida de suas cidades antes mesmo de eleitos, emporcalhando ruas e avenidas com esses malditos cavaletes com propaganda eleitoral.

Aliás, recomendo que os candidatos e eleitores assistam à True Blood. Ambientada em uma cidadezinha caipira perdida no sul dos Estados Unidos, região notadamente conhecida pela intolerância, a série expõe a natureza do individualismo frente ao desconhecido em um mundo cada vez mais suscetível a estereotipar as pessoas.

Em True Blood, Alan Ball repete o filme Beleza Americana ao criticar o conformismo da sociedade contemporânea. Por mais que todos desejem e adotem o discurso da diversidade, a necessidade de se encaixar aos padrões sempre fala mais alto.

É o que vemos nestas eleições. Os candidatos fingem ser diferentes e boa parte dos eleitores cai facilmente no discurso fabricado. É apenas mais uma forma de se encaixar em uma sociedade construída para oferecer uma angustiante e falsa sensação de segurança.

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Publicado originalmente no jornal Mogi News, onde mantenho uma coluna semanal sobre a cidade em que moro, Mogi das Cruzes.

Aline: segunda temporada terá dez episódios, mas só em 2011

Posted: 13 Sep 2010 06:00 AM PDT

Pedro Neschling, Bernardo Marinho, Maria FlorGlobo aposta na série com temporada espichada.

A má notícia: a segunda temporada de Aline estréia apenas em janeiro de 2011. A boa notícia: a Globo decidiu esticar a série. Empolgada com o roteiro, a emissora autorizou uma espichada no número de episódios. Em vez de sete, a segunda temporada terá dez programas. Informação do Flávio Ricco.

Aline estreou como especial de final de ano, em dezembro de 2008. Foi uma tragédia. O roteiro disparou, sem qualquer pausa, as piadas das tirinhas de Adão Iturrusgarai. Poucas vezes havia um intervalo para respirar e rir. Sem o famoso tempo do humor, muitas sacadas inteligentes acabaram virando diálogos bestas.

No segundo semestre de 2009, a exibição da primeira temporada redimiu Aline. Melhor elaborado, o roteiro funcionou na televisão. Além disso, Maria Flor deu conta do recado e não decepcionou como a protagonista. Fora a sintonia com Bernardo Marinho e Pedro Neschling, que interpretam Otto e Pedro, os dois namorados de Aline.

Resta a Globo escolher um bom horário. Nada de jogar Aline após o Big Brother Brasil 11, no início da madrugada. Depois, de nada adianta reclamar da baixa audiência.

Vai esperar a série passar ou vai baixar?

Posted: 12 Sep 2010 08:00 PM PDT

Já desabafei por aqui sobre a má qualidade dos canais pagos brasileiros, especialmente aqueles dedicados a exibição de séries. Temporadas que demoram meses, ou até anos, para estrearem por aqui. Mudanças de horário. Erro na sequência de episódios. Reprises à exaustão. Condições técnicas lastimáveis – legendas que desaparecem ou exibem caracteres incompreensíveis, imagem borrada e áudio sofrível em plena era da alta definição.

Diante dos problemas frequentes, e do crescimento do acesso a internet via banda larga, muitos fãs de séries desistem da televisão paga e aderem aos downloads. Além da possibilidade de assistir à sua atração favorita horas após a exibição nos Estados Unidos, é possível desfrutar do prazer da forma desejada – seja em uma grande tela de um televisor ou em trânsito no celular.

Para reconquistar os assinantes perdidos, e conter o êxodo para a internet, alguns canais pagos buscam reduzir ao máximo o intervalo entre a exibição brasileira e a norte-americana – esse intervalo é conhecido como “janela”.

“Diminuir a janela entre a exibição norte-americana e brasileira é a única saída dos canais pagos para conter a fuga da audiência para a internet”, afirma Michel Arouca, editor do Série Maníacos. O blog publica resenhas e notícias de acordo com a exibição nos Estados Unidos e tem mais de 600 mil pageviews por mês.

Segundo Arouca, a redução do intervalo pode até mesmo reconquistar assinantes que já migraram para os downloads. “Muita gente ainda acha chato, difícil ou tem problemas morais em baixar séries pela internet.”

A jornalista Fernanda Furquim, colunista da revista Veja e historiadora do gênero, acredita que a redução da janela e até mesmo a exibição simultânea ainda é um experimento. “Estamos na fase inicial de uma mudança. Por enquanto, o número de pessoas que baixam séries da internet é baixo perto do número de espectadores que chegam em casa e simplesmente ligam a TV. A televisão ainda é mais popular pela própria praticidade”, analisa Fernanda, autora dos livros Sitcom: Definição e História e As Maravilhosas Mulheres das Séries Americanas.

A jornalista lembra que a redução da janela ou a transmissão simultânea não depende apenas da boa vontade dos canais. “Tudo depende dos acordos entre distribuição e canais. Sem dúvida, existe potencial. Até mesmo a transmissão simultânea pode se tornar uma prática comum daqui a algum tempo. Depende dos produtores norte-americanos olharem o Brasil como um mercado potencial e da competência de negociação dos canais.”

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Leia minha coluna na íntegra no Yahoo! Notícias – Opinião.

Hawaii Five-0: abertura e data de estréia no Brasil são divulgadas

Posted: 10 Sep 2010 06:00 AM PDT

Esta é a abertura de Hawaii Five-0, que estréia no dia 20 de setembro nos Estados Unidos. A série desembarca por aqui no dia 20 de outubro, no canal pago Liv.

Remake do clássico de espionagem dos anos 60, Hawaii Five-0 é o lançamento mais aguardado pelos norte-americanos, segundo levantamento do TV Guide. No elenco estão Alex O’Loughlin (Three Rivers), Scott Caan (Onze Homens e Um Segredo), Daniel Dae Kim (Lost) e Grace Park (Battlestar Galactica).

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Extreme Makeover Social estréia em setembro

Posted: 09 Sep 2010 08:00 PM PDT

Extreme Makeover Social, comandado por Cristiana Arcangeli, estréia no dia 25 de setembro, na Record, logo após o Legendários. A primeira temporada terá 12 episódios.

O programa segue a fórmula de Extreme Makeover: Reconstrução Total, reality show norte-americano que reconstrói casas do zero e é exibido por aqui pelo canal pago Liv.

O Brasil é o primeiro país a exibir uma versão social do Extreme Makeover. Em razão disso, a Record precisa repensar o horário de exibição. O potencial do programa será desperdiçado se for ao ar tão tarde, à 0h30 de sábado para domingo. Não há porque temer a concorrência. Coloque o reality show para enfrentar a Globo e o SBT durante a semana.

As gravações de Extreme Makeover Social começaram logo após o término de Aprendiz 7 – Universitário. Cristiana Arcangeli foi uma das conselheiras de João Doria Jr. no reality show. Agora, ela deixa o mundo dos negócios de lado para comandar a reforma radical de creches. Já foram gravados programas em São Paulo, nos bairros de Parelheiros e Cidade Adhemar, além de Sumaré, Suzano (SP) e Tijucas (SC).

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True Blood: HBO surpreende e exibe final da terceira temporada junto com os EUA

Posted: 09 Sep 2010 06:00 AM PDT

A HBO brasileira leva ao ar neste domingo (12/9), a partir das 22h, os episódios que encerram a terceira temporada de True Blood e o segundo ano de Hung – no mesmo dia da exibição norte-americana!

A ação é inédita. Em razão do fuso horário, os assinantes brasileiros poderão assistir aos episódios antes mesmo de muitos americanos. Por lá, a primeira exibição de True Blood será para a costa leste, também às 22h (horário de Brasília). Já os moradores da região oeste só assistirão ao último episódio da terceira temporada horas depois.

Para isso, os roteiros de True Blood e Hung foram enviados com antecedência ao Brasil para que os episódios pudessem ser legendados. Todas as pessoas envolvidas no processo assinaram termos de confidencialidade para evitar que qualquer detalhe das histórias fossem revelados sem o conhecimento da HBO.

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Lost: Globo prepara novela baseada na série?

Posted: 08 Sep 2010 08:00 PM PDT

Você reclamou do final de Lost? Sempre pode piorar, meus caros. Imagine Marcelo Anthony como Jack e Antonio Calloni encarnando Ben, tudo embalado por Lulu Santos. Se bem que Carolina Dieckmann como Claire e Kayky Brito interpretando (?) Charlie daria na mesma. Todos chatos.

Paródia via @jorgeluizbrasil.

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Fala Ceará: jornalistas trocam palavrões durante chamada do telejornal

Posted: 08 Sep 2010 07:00 AM PDT

Um erro, alguns palavrões e muitas risadas. A divertida “discussão” entre Haroldo Pedreira e Christina Poggi Adriana Dias, apresentadores do Fala Ceará, telejornal matutino da TV Cidade, afiliada da Record em Fortaleza, é o novo sucesso do YouTube.

Via @vilsonm.

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Retorno de NCIS e estréia de Hawaii Five-0 são as mais aguardadas pelos americanos

Posted: 08 Sep 2010 06:00 AM PDT

Mark HarmonGibbs é a bola da vez na televisão.

Pesquisa do TV Guide revelou as vinte séries mais aguardadas pelos norte-americanas nesta nova temporada.

NCIS, Fringe, Glee, Castle, Bones, Chuck, The Big Bang Theory, Grey’s Anatomy, Supernatural e Dexter são, em ordem descrescente, os retornos mais aguardados. A elogiada The Good Wife, a premiada Modern Family, a adolescente The Vampire Diaries, o sucesso House e a cultuada Sons of Anarchy ficaram fora da lista principal, mas também foram lembradas.

Entre os lançamentos da nova temporada, as mais aguardadas são Hawaii Five-0, The Event, Law & Order: Los Angeles, Blue Bloods, No Ordinary Family, Undercovers, S#*! My Dad Says, Nikita, The Defenders e Boardwalk Empire.

E você? Qual o retorno e a estréia mais aguardada?

Glee: novo promo com Charice e uma parceria para lá de curiosa

Posted: 07 Sep 2010 08:00 PM PDT

A segunda temporada de Glee estréia nos Estados Unidos no dia 21 de setembro (e em um computador perto de você). Com a chegada de Shannon Beiste (Dot Jones), nova técnica da equipe de futebol americano, o improvável acontece: Will (Matthew Morrison) e Sue (Jane Lynch) se tornam aliados!

O vídeo promocional da segunda temporada de Glee também apresenta Sunshine Corazon, a nova rival de Rachel (Lea Michele). A personagem é interpretada por Charice, cantora filipina que surgiu no YouTube e estourou após participações no The Ellen DeGeneres Show e no The Oprah Winfrey Show.

Repare que o vídeo promocional é apresentado Emily Deschanel e Tamara Taylor, estrelas de Bones, série policial da Fox, mesmo canal de Glee nos Estados Unidos.

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Shrek e Kung Fu Panda ganham novos especiais para a televisão

Posted: 06 Sep 2010 08:00 PM PDT

ShrekApós especial de Natal, Shrek ataca no Halloween.

Shrek, Monstros vs Alienígenas, Kung Fu Panda e Madagascar serão as estrelas do Halloween e do Dia de Ação de Graças na televisão norte-americana. A NBC preparou especiais com os personagens de sucesso no cinema.

No dia 28 de outubro, a rede exibirá Scared Shrekless. Shrek desafia Fiona, Burro, Gato de Botas e outros personagens dos contos de fadas a permanecer uma noite no castelo mal-assombrado de Lord Farquaad. O especial inédito de meia hora será antecedido pela reprise de Monsters vs Aliens: Mutant Pumpkins from Outer Space, exibido pela NBC em 2009

Em Kung Fu Panda Holiday Special, o urso Po se vê indeciso entre as obrigações familiares e sua missão como um guerreiro. O especial, também com 30 minutos, será exibido logo após a reprise de Merry Madagascar.

Animações em comemoração aos feriados de fim de ano são uma tradição na televisão norte-americana. Muito após sua estréia, O Natal de Charlie Brown (1965) e Como o Grinch Roubou o Natal (1966) ainda registram bons índices de audiência em suas reprises anuais.

Os Caras de Pau ganha merecida nova temporada em 2011

Posted: 06 Sep 2010 10:00 AM PDT

Leandro Hassum, Marcius MelhemLeandro Hassum e Marcius Melhem: diversão sem pretensão.

Tudo certo para uma nova temporada de Os Caras de Pau na Globo em 2011. Merecida. O humorístico protagonizado por Marcius Melhem e Leandro Hassum diverte com um humor leve e agradável. Uma das poucas atrações, se não a única, que presta no domingo, o pior dia da televisão, seja aberta ou paga.

Parceiros de longa data no teatro, Marcius Melhem e Leandro Hassum são perfeitos em cena. A química é perceptível até mesmo para o telespectador mais desatento. Além disso, a capacidade de improvisação dos dois surpreende. São notáveis, e ótimas, as gags que claramente surgem em cena, fugindo do roteiro.

Segundo Flávio Ricco, a nova temporada de Os Caras de Pau estréia em abril de 2011. A atual terá mais oito episódios. Além dos bons índices de audiência, o baixo orçamento, com cenários modestos e produção simples, contribuíram pela renovação do programa.

Malhação: desconectada da realidade

Posted: 06 Sep 2010 06:00 AM PDT

Bruno Gissoni, Daniela Carvalho Bruno Gissoni e Daniela Carvalho: as caras da juventude brasileira?

Duas semanas após sua estréia, a nova temporada de Malhação dificilmente cumprirá o prometido. Com o objetivo de retratar as tensões entre jovens de diversas origens e classes sociais, a novela não escapa de sua sina: criar e exibir um universo paralelo, sem qualquer conexão com a realidade adolescente brasileira.

Nem mesmo a direção de núcleo do experiente Ricardo Waddington (A Favorita, A Cura) ou o roteiro de Emanuel Jacobina (Coração de Estudante) salvam Malhação.

Antes da estréia da nova fase, Jacobina prometeu usar o conceito de “cidade partida”. “Malhação até agora vivia numa bolha em que periferia e centro não se encontravam”, declarou para o jornal Folha de S. Paulo. Para aproximar ricos e pobres, um concurso de bolsas de estudo leva ao colégio Primeira Opção alunos que pegam ônibus e trabalham para ajudar a família.

Até aqui, a nova temporada de Malhação falha em sua proposta de renovação e de um novo olhar sobre o cotidiano jovem. Afinal, apenas na novela global o subúrbio carioca é tão belo como a zona sul da cidade maravilhosa. No mundo onírico retratado por Malhação, o trem é limpo e vazio. No país em que jovens entre 15 e 24 anos são as principais vítimas de assassinatos, a grande angústia dos personagens é o próximo beijo ou uma maldadezinha contra um colega de colégio.

Aliás, por mais redundante que possa parecer, e realmente é, a novela consegue ser superficial até mesmo em sua superficialidade. O filtro moral presente na teledramaturgia brasileira surge com mão pesada em Malhação. Todo e qualquer conflito é descartável. Até mesmo assuntos triviais, como as paixões adolescentes, são tratados sem profundidade. Os personagens são tão rasos como um pires. Nem mesmo a eterna luta entre o bem e o mal é apresentada de forma satisfatória. Mocinhos e bandidos são caricatos e não convencem leitores mirins de contos de fadas.

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Leia minha coluna na íntegra no Yahoo! Notícias – Opinião.

Ataque ao Discovery Channel não será transformado em documentário

Posted: 05 Sep 2010 08:00 PM PDT

A invasão e morte de um homem que fez três reféns na sede do Discovery Channel não será transformada em documentário. O canal pago não registrou imagens do ataque, ocorrido na última quarta-feira (1/9).

Identificado como James Lee, o sequestrador foi morto pela polícia. Ele exigia que o Discovery Channel exibisse programas estimulando as pessoas a não terem filhos, para evitar a superpopulação e destruição do planeta.

“Documentar isso nunca passou pela nossa cabeça”, declarou David Leavy, porta-voz do Discovery Channel, ao jornal New York Post. “A prioridade era libertar os reféns. Não somos um canal de notícias. Sinceramente, nunca imaginamos registrar o fato.”

Multishow cancela Urbano

Posted: 03 Sep 2010 10:00 AM PDT

Renata SimõesRenata Simões: novo programa, novo corte e cor de cabelo.

O Multishow não tem planos para uma nova temporada do Urbano. O canal pago decidiu descontinuar o programa antes mesmo da edição ambientada em Tóquio (Japão), atualmente em exibição, ir ao ar.

Renata Simões, apresentadora do Urbano, já está em nova casa. Contratada pela FashionTV Brasil, ela estreou nesta quinta-feira (2/9) o The Creator’s Project, uma parceria do canal com a revista Vice. A atração exibe vídeos de novos artistas brasileiros, norte-americanos, franceses, alemães, ingleses, chineses e coreanos.

“Levo minha expertise e vivência. Sempre participei de todas as etapas dos programas que fiz. Gosto de ser repórter, de ir atrás das histórias e de vivê-las. A experiência que adquiri em seis anos de Multishow e em quatro anos de Video Show (dois anos e meio nos bastidores, um ano e meio em frente às cameras) é o melhor que tenho para levar a qualquer lugar”, conta Renata Simões ao Poltrona.

O cancelamento do Urbano surpreende. O programa é uma das cinco maiores audiências do Multishow. Ao longo dos anos, o Urbano se destacou por retratar tendências sem cair no pedantismo hype que assombra atrações deste tipo.

Que o Multishow reconsidere a decisão. #voltaurbano

A Favorita: Globo Internacional destrói todo suspense em vídeo promocional

Posted: 03 Sep 2010 06:00 AM PDT

João Emanuel Carneiro se esforça para criar uma trama recheada de ambiguidade e suspense. Vem a Globo Internacional e conta toda a história de A Favorita no vídeo promocional. E você ainda reclama de pequenos spoilers de séries. Quer dizer…

Via @margochanning_.

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The Event chega ao Universal Channel em outubro, um mês após estréia nos EUA

Posted: 02 Sep 2010 08:00 PM PDT

Não acredito em promessas de “novo Lost“, mas é impossível não se impressionar com o trailer de The Event, grande aposta da NBC para esta temporada. A série, que estréia no dia 20 de setembro nos Estados Unidos, foi comprada pelo Universal Channel.

Recheada de suspense, The Event aposta em uma conspiração que envolve o desaparecimento de pessoas, segredos da CIA e ameaça ao presidente norte-americano. Os produtores prometem que não enrolarão uma eternidade – ou seis temporadas – para revelar o que é o tal evento misterioso. Ufa!

O elenco da série impressiona, com atores e atrizes conhecidos, muitos ganhadores e indicados a diversos prêmios – Blair Underwood (In Treatment), Clifton Collins Jr. (Capote), Laura Innes (ER), Scott Patterson (Gilmore Girls) e Zeljko Ivanek (Damages e True Blood).

The Event está prevista para estrear no Universal Channel no dia 18 de outubro, com apenas um mês de atraso em relação a exibição norte-americana.

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Dia Barrados no Baile

Posted: 02 Sep 2010 06:00 AM PDT

Barrados no BaileSim, você está envelhecendo.

Hoje é o Dia Barrados no Baile. 2 de setembro de 2010. Nos Estados Unidos, 9/02/10 – por lá, primeiro vem o mês, depois o dia e, por fim, o ano. A data faz referência ao título original da clássica série – Beverly Hills, 90210. A lembrança foi de Luiz Cesar, no Twitter.

90210 é o código postal (CEP) da zona de Beverly Hills.

Barrados no Baile foi a primeira série jovem a abordar temas delicados como drogas, gravidez na adolescência e suicídio. Brandon (Jason Priestley), Brenda (Shannen Doherty), Kelly (Jennie Garth), Steve (Ian Ziering), Dylan (Luke Perry), Donna (Tori Spelling), David (Brian Austin Green), Valerie (Tiffani-Amber Thiessen), entre outros personagens memoráveis, inspiraram produções mais recentes, como The O.C. e Gossip Girl.

No Brasil, Barrados no Baile é reprisada pelo canal pago Sony.

!: corra assistir Bruno Motta no teatro

Posted: 01 Sep 2010 08:00 PM PDT

Se você mora em São Paulo ou está de passagem pela cidade neste final de semana, minha sugestão é assistir ao espetáculo “!”, stand up solo de Bruno Motta – colunista, repórter e redator do Furo MTV, o melhor programa de humor atualmente em exibição na televisão brasileira.

Conheci Bruno Motta como um dos colaboradores do TeleSéries. Seus textos sobre televisão, além de inteligentes e interessantes, eram sempre bem humorados. Só depois soube de sua carreira como ator, roteirista e comediante, com diversos prêmios e passagens pela Escolinha do Professor Raimundo, entre outros programas de televisão.

Não à toa, um dos grandes destaques de “!” é o espaço dedicado à televisão. Bruno Motta consegue levar a platéia às lágrimas de tanto rir com comentários ácidos sobre Ana Maria Braga, Silvio Santos, Galvão Bueno e outras personalidades da telinha.

Outros temas estão presentes em “!”. Dos desafios de pagar uma conta no banco a dificuldade de escolher os ingredientes de uma massa em um fast food. Em pouco mais de uma hora, Bruno Motta entra em sintonia com a platéia. O jovem humorista (29 anos) demonstra experiência que muito veterano por aí não tem. Ele domina o palco e a audiência.

“!” está em cartaz todos os sábados, até o final de setembro, no Teatro Renaissance (Alameda Santos, 2233). Vá assistir!

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UFC bate recorde de audiência e pode ter luta no Brasil em 2011

Posted: 01 Sep 2010 10:00 AM PDT

Anderson SilvaAnderson Silva pode lutar em solo brasileiro.

O desafio entre Brasil e Estados Unidos pelo UFC 117, no último dia 8 de agosto, rendeu a liderança da TV por assinatura e a maior audiência que o SporTV já conquistou em transmissões ao vivo do evento.

Durante a exibição do UFC 117, 97 entre cada 100 pessoas ligadas em um canal de esportes estavam sintonizadas no SporTV. Homens e adultos foram a maioria entre os telespectadores – 68% dos sintonizados eram homens e 55% tinham entre 25 e 49 anos. No entanto, cresce o interesse das mulheres nos embates: a audiência feminina foi 143% superior à média no horário, comparada ao resto do ano.

Popular em todo o mundo, o UFC (Ultimate Fighting Championship) pode desembarcar no Brasil em 2011. Segundo Daniel Castro, executivos da liga estão negociando em sigilo com empresários nacionais.

O UFC é o mais importante campeonato mundial de MMA (Mixed Martial Arts, ou Mistura de Artes Marciais). Evolução do Vale-Tudo, reúne lutadores de jiu-jitsu, wrestling, muay thay, judô, kickboxing, karatê e boxe. Entre suas principais estrelas estão brasileiros como Maurício Shogun e Anderson Silva.

Primetime Emmy Awards consagra Mad Men, Modern Family e Temple Grandin

Posted: 30 Aug 2010 06:00 AM PDT

A divertida e emocionante abertura musical foi um prenúncio do que estava por vir. Born to Run, clássico de Bruce Springsteen, nunca surge à toa. Anfitrião da noite, Jimmy Fallon liderou Randy Jackson (American Idol), Jon Hamm (Mad Men), Tina Fey (30 Rock), Jorge Garcia (Lost), Joel McHale (Community), boa parte do elenco de Glee e outros atores e atrizes no início da cerimônia de entrega do Primetime Emmy Awards.

Em sua 62ª edição, o principal prêmio da televisão norte-americana consagrou as séries Mad Men e Modern Family, além do telefilme Temple Grandin. Apesar de alguns momentos sonolentos, inevitáveis em uma cerimônia com três horas de duração, a premiação agradou – seja pelos vencedores, seja pela dinâmica, como os bons videoclipes que relembraram momentos significativos da televisão norte-americana na última temporada.

O Primetime Emmy Awards não cometeu injustiças. Torcia por Sofia Vergara (Modern Family) para melhor atriz coadjuvante em série comédia, mas o prêmio para Jane Lynch foi merecido. Ela é o grande destaque de Glee. No momento do anúncio, torci o nariz pela conquista de Edie Falco, confesso. Porém, é inegável seu ótimo desempenho em Nurse Jackie. Ao menos Toni Collette já foi reconhecida com o Globo de Ouro pela interpretação marcante em United States of Tara.

Mas se houve algo que não me surpreendeu foi o triunfo de Modern Family sobre Glee. A série musical, grande sensação da temporada, é muito boa. Está longe de ser uma atração engraçadinha recheada de números musicais fofinhos e momentos feitos para derramar lágrimas. Glee discute a importância da diversidade e rechaça a idéia de adaptação a padrões para a convivência em sociedade.

Contudo, nada supera o humor e a beleza de Modern Family. A série aborda com leveza as intrincadas relações familiares. Poucas vezes uma atração conseguiu ser tão divertida, contundente e lírica. A trama aborda os desafios dessa instituição milenar volta e meia ameaçada pelos tempos modernos. Cada episódio mostra, sem qualquer discurso piegas, o quão importante são os laços de sangue e amor para a formação do ser humano. Modern Family é obrigatória e, certamente, tem uma longa carreira pela frente.

Confira a lista completa dos vencedores da 62ª edição do Primetime Emmy Awards:

Melhor série drama

Breaking Bad
Dexter
The Good Wife
Lost
Mad Men
True Blood

Melhor ator em série drama

Bryan Cranston (Breaking Bad)
Hugh Laurie (House)
Jon Hamm (Mad Men)
Kyle Chandler (Friday Night Lights)
Matthew Fox (Lost)
Michael C. Hall (Dexter)

Melhor atriz em série drama

Connie Britton (Friday Night Lights)
Glenn Close (Damages)
January Jones (Mad Men)
Julianna Margulies (The Good Wife)
Kyra Sedgwick (The Closer)
Mariska Hargitay (Law & Order: Special Victims Unit)

Melhor ator coadjuvante em série drama

Aaron Paul (Breaking Bad)
Andre Braugher (Men of a Certain Age)
John Slattery (Mad Men)
Martin Short (Damages)
Michael Emerson (Lost)
Terry O'Quinn (Lost)

Melhor atriz coadjuvante em série drama

Archie Panjabi (The Good Wife)
Christina Hendricks (Mad Men)
Christine Baranski (The Good Wife)
Elisabeth Moss (Mad Men)
Rose Byrne (Damages)
Sharon Gless (Burn Notice)

Melhor ator convidado em série drama

Alan Cumming (The Good Wife)
Beau Bridges (The Closer)
Dylan Baker (The Good Wife)
Gregory Itzin (24 Horas)
John Lithgow (Dexter)
Robert Morse (Mad Men)
Ted Danson (Damages)

Melhor atriz convidada em série drama

Ann-Margret (Law & Order: Special Victims Unit)
Elizabeth Mitchell (Lost)
Lily Tomlin (Damages)
Mary Kay Place (Big Love)
Shirley Jones (The Cleaner)
Sissy Spacek (Big Love)

Melhor direção de série drama

Agnieszka Holland (Treme)
Jack Bender (Lost)
Lesli Linka Glatter (Mad Men)
Michelle MacLaren (Breaking Bad)
Steve Shill (Dexter)

Melhor roteiro de série drama

Friday Night Lights
Lost (The End)
Mad Men (Guy Walks Into an Advertising Agency)
Mad Men (Shut the Door. Have a Seat)
The Good Wife

Melhor série comédia

30 Rock
Curb Your Enthusiasm
Glee
Modern Family
Nurse Jackie
The Office

Melhor ator em série comédia

Alec Baldwin (30 Rock)
Jim Parsons (The Big Bang Theory)
Larry David (Curb Your Enthusiasm)
Matthew Morrison (Glee)
Steve Carell (The Office)
Tony Shalhoub (Monk)

Melhor atriz em série comédia

Amy Poehler (Parks and Recreation)
Edie Falco (Nurse Jackie)
Julia Louis-Dreyfus (The New Adventures of Old Christine)
Lea Michele (Glee)
Tina Fey (30 Rock)
Toni Collette (United States of Tara)

Melhor ator coadjuvante em série comédia

Chris Colfer (Glee)
Eric Stonestreet (Modern Family)
Jesse Tyler Ferguson (Modern Family)
Jon Cryer (Two and a Half Men)
Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother)
Ty Burrell (Modern Family)

Melhor atriz coadjuvante em série comédia

Holland Taylor (Two And a Half Men)
Jane Krakowski (30 Rock)
Jane Lynch (Glee)
Julie Bowen (Modern Family)
Kristen Wiig (Saturday Night Live)
Sofia Vergara (Modern Family)

Melhor ator convidado em série comédia

Eli Wallach (Nurse Jackie)
Fred Willard (Modern Family)
Jon Hamm (30 Rock)
Mike O’Malley (Glee)
Neil Patrick Harris (Glee)
Will Arnett (30 Rock)

Melhor atriz convidada em série comédia

Betty White (Saturday Night Live)
Christine Baranski (The Big Bang Theory)
Elaine Stritch (30 Rock)
Jane Lynch (Two And a Half Men)
Kathryn Joosten (Desperate Housewives)
Kristin Chenoweth (Glee)
Tina Fey (Saturday Night Live)

Melhor direção de série comédia

Allen Coulter (Nurse Jackie)
Don Scardino (30 Rock)
Jason Winer (Modern Family)
Paris Barcklay (Glee)
Ryan Murphy (Glee)

Melhor roteiro de série comédia

30 Rock (Anna Howard Shaw Day)
30 Rock (Lee Marvin vs. Derek Jeter)
Glee
Modern Family
The Office

Melhor minissérie

The Pacific
Return to Cranford

Melhor telefilme

Endgame
Georgia O’Keefe
The Special Relationship
Temple Grandin
Moonshot
You Don’t Know Jack

Melhor ator em minissérie ou filme

Al Pacino (You Don't Know Jack)
Dennis Quaid (The Special Relationship)
Ian McKellen (The Prisoner)
Jeff Bridges (A Dog Year)
Michael Sheen (The Special Relationship)

Melhor atriz em minissérie ou telefilme

Claire Danes (Temple Grandin)
Hope Davis (The Special Relationship)
Joan Allen (Georgia O'Keeffe)
Judi Dench (Return to Cranford)
Maggie Smith (Capturing Mary)

Melhor ator coadjuvante em minissérie ou telefilme

David Strathairn (Temple Grandin)
John Goodman (You Don't Know Jack)
Jonathan Pryce (Return to Cramford)
Michael Gambon (Emma)
Patrick Stewart (Hamlet)

Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme

Brenda Vaccaro (You Don't Know Jack)
Catherine O’Hara (Temple Grandin)
Julia Ormond (Temple Grandin)
Kathy Bates (Alice)
Susan Sarandon (You Don't Know Jack)

Melhor direção de minissérie, telefilme ou especial drama

Barry Levinson (You Don't Know Jack)
Bob Balaban (Georgia O'Keeffe)
David Nutter e Jeremy Podeswa (The Pacific)
Mick Jackson (Temple Grandin)
Tim Van Patten (The Pacific)

Melhor roteiro de minissérie, telefilme ou especial drama

Temple Grandin
The Pacific (Episódio 8 )
The Pacific (Episódio 10)
The Special Relationship
You Don't Know Jack

Melhor reality show

American Idol
Dancing with the Stars
Project Runway
The Amazing Race
Top Chef

Melhor programa de variedades, musical ou comédia

Real Time with Bill Maher
Saturday Night Live
The Colbert Report
The Daily Show with Jon Stewart
Tonight Show with Conan O’Brien

Melhor direção de especial de variedades, musical ou comédia

Bucky Gunts (Vancouver 2010 Olympic Winter Games Opening Ceremony)
Glenn Weiss (63rd Annual Tony Awards)
Joel Gallen (The 25th Anniversary Rock and Roll Hall of Fame Concert)
Louis J. Horvitz (The Kennedy Center Honors)
Ron de Moraes (In Performance At The White House: A Celebration Of Music From The Civil Rights Movement)

Melhor roteiro de especial de variedades, musical ou comédia

63rd Annual Tony Awards
82nd Annual Academy Awards
Bill Maher …But I’m not Wrong
The Kennedy Center Honors
Wanda Sykes: I’ma be Me

(Link do vídeo para os assinantes do feed RSS e da newsletter)

Novela não é literatura

Posted: 29 Aug 2010 08:00 PM PDT

Defendo a teledramaturgia como uma relevante expressão cultural. Além de sucesso comercial e fenômeno de comunicação de massa, a novela tem enorme influência sobre o comportamento dos brasileiros.

Até os mais refratários andam se rendendo ao poder da teledramaturgia. Nesta semana, a Academia Brasileira de Letras promoveu o debate "Telenovelas, Séries Televisivas e Literatura". O encontro fez parte do "Seminário Brasil, brasis", que discute o desenvolvimento nacional em seus muitos prismas: o econômico, o social, o político-institucional, o cultural e o ambiental.

O escritor Muniz Sodré, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, a jornalista Regina Rito, colunista de televisão do jornal "O Dia", os autores Gilberto Braga e Walcyr Carrasco e o ator José Wilker buscaram responder como as novelas espelham e denunciam os traços fundamentais da realidade social brasileira.

"Se cordel é literatura, se temos a literatura oral, as novelas também são um tipo de literatura", afirmou Gilberto Braga. Além de reconhecido autor de novelas com texto crítico, ele também adaptou obras literárias para a televisão – "Helena", de Machado de Assis, "Senhora", de José de Alencar, e "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães.

Discordo de Gilberto Braga. Novela não é literatura e isso não é demérito algum. Aliás, afirmar que a teledramaturgia é literatura, no fundo, revela um desnecessário complexo de vira-lata. Afinal, o que há de errado na novela ser uma expressão cultural, assim como o teatro e o cinema? Para que a novela seja aceita como arte, não é preciso elevá-la a um gênero dito superior.

*

Leia minha coluna na íntegra no Yahoo! Notícias – Opinião.

Emmy Awards 2010: principais blogueiros comentam ao vivo a premiação

Posted: 27 Aug 2010 10:00 AM PDT

Primetime Emmy AwardsDesta vez, você não vai dormir durante a transmissão!

Esqueça os comentários sonolentos e prepare-se para se divertir com a transmissão da 62ª edição do Primetime Emmy Awards. Neste domingo (29/9), os viciados em séries terão outro bom motivo para acompanhar o prêmio mais importante da televisão norte-americana.

A partir das 21h, alguns dos principais blogueiros do país vão comentar a transmissão, que será exibida ao vivo, direto de Los Angeles (EUA), pelos canais pagos Sony e AXN.

Além deste que escreve, estão confirmadas as presenças de Caio Fochetto (Box de Séries), Camis Barbieri (Seriadores Anônimos), Eduardo Moreira (Spin-Off TV Series), Mano (Caldeirão de Séries) e Michel Arouca (Seriemaníacos). Você não vai perder, né?

Neste domingo, acesse http://tinychat.com/emmybrasil e siga os blogs no Twitter: @alerocha, @boxdeseries, @caldeiraoseries, @seriadores, @seriemaniacos e @spinofftvseries.

Siga já para não perder esta oportunidade! Leitores e fãs de séries poderão participar do bate-papo. Venha comentar com a gente!

A Vida Alheia: Falabella acerta o tom e série merece uma segunda temporada

Posted: 27 Aug 2010 06:00 AM PDT

Marília Pêra, Miguel Falabella, Paulo Vilhena, Claudia Jimenez, Danielle WinitsA vida alheia é mais interessante que a sua?

A primeira temporada de A Vida Alheia terminou nesta quinta-feira (26/8) com um saldo positivo. Autor da série, Miguel Falabella atingiu seu objetivo: provocar o telespectador e retratar o ambiente corporativo amoral em que muitos estão mergulhados.

O que parecia exagero e pecado nos primeiros episódios acabou revelando a principal sacada do autor. Ao lançar mão de caricaturas e exagerar no comportamento de repórteres, fotógrafos, empresários e celebridades, Falabella jogou na cara da audiência que todo mundo está a venda. Apenas está em questão o preço a ser cobrado.

Não adianta bater no peito e dizer: “comigo, não”. O que foi mostrado de antiético em A Vida Alheia é o que mais se aproxima da realidade. Por meio dos bastidores de uma revista de celebridades, a série expôs as feridas de um cotidiano protagonizado por chefes tiranos, funcionários submissos e consumidores iludidos.

“Escândalo vende revista, portanto é isso o que estampará a nossa”, mantra da editora Alberta Peçanha (Claudia Jimenez), pode ser adaptado às mais diferentes situações. Escândalo (ou comportamento condenável), infelizmente, é o elo da sociedade contemporânea.

A Globo ainda não confirmou oficialmente a segunda temporada de A Vida Alheia. Neste momento, Miguel Falabella produz novos projetos para a emissora. No entanto, a possibilidade de retorno é grande, pois a série agradou. A audiência merece novos episódios.

Lie to Me inspira análise da expressão dos presidenciáveis brasileiros

Posted: 26 Aug 2010 08:00 PM PDT

Tim RothA mentira tem perna curta.

O que revelam as expressões dos principais candidatos à Presidência? Para tentar desvendar os políticos, a Folha de S.Paulo publica a seção Está na Cara a partir deste domingo (29/8).

David Matsumoto, professor de psicologia do Laboratório de Pesquisa de Emoção e Cultura da Universidade de São Francisco (EUA), vai analisar as falas e o comportamento dos presidênciáveis durante o horário eleitoral gratuito.

A idéia é inspirada em Lie to Me, exibida pela Fox às terças-feiras, às 22h. Na série, o especialista Carl Lightman (Tim Roth) pode detectar o quanto há de verdade no que a pessoa diz apenas observando sua linguagem não-verbal.

No site da Fox é possível conhecer algumas das principais expressões corporais dos mentirosos e testar seus conhecimentos sobre o assunto.

Legendários não serve para causar polêmica

Posted: 26 Aug 2010 06:00 AM PDT

Fabíola Reipert, Marcos MionEstou convencido: a briga foi feia.

A jornalista Fabíola Reipert, blogueira do R7, portal de notícias da Record, escreveu na terça-feira (23/8) sobre o recorde negativo de audiência do Legendários.

No último sábado (21), o programa de Marcos Mion registrou média de 6 pontos no Ibope. Ficou em terceiro lugar no ranking, atrás de A História de Ana Raio e Zé Trovão (SBT) e do Zorra Total (Globo).

O apresentador xingou muito no Twitter. “E mais uma vez a ‘jornalista’ com maior credibilidade do país, Fabíola Reipert, manda outra bola fora! Aliás, ela é piada interna na Record por isto mesmo”, escreveu Marcos Mion. A blogueira trucou. “Que eu saiba, os números do Ibope não mentem e quem é motivo de piada na Record é o Legendários.”

Na falta de assunto que muitas vezes toma a internet, as farpas viraram notícia.

Nesta quarta-feira (25), quando os 15 minutos de holofotes cessaram, Marcos Mion enviou um stripper para a redação do R7. Um pedido de desculpas à Fabíola Reipert, segundo o apresentador que prega o humor do bem e não-apelativo.

Jogo de vôlei onde um levanta a bola para o outro cortar ou não, acabou mais um capítulo na saga do Legendários, programa que ganha destaque por tudo, menos por seu bom desempenho na televisão. Marcos Mion… Bem, Mion provavelmente já é aguardado com tapete vermelho na sede da MTV.

Enquanto isso, ainda aguardo as desculpas da Record pelo Legendários.

*

Foto: Rosana Hermann (Querido Leitor)

O imperdível trailer de The Walking Dead

Posted: 25 Aug 2010 08:00 PM PDT

Prepare-se para o hype! The Walking Dead estréia no dia 31 de outubro, nos Estados Unidos, no canal pago AMC – o mesmo das premiadas Breaking Bad e Mad Men. Por aqui chega em novembro, dublada, na Fox (argh!).

The Walking Dead é uma criação de Frank Darabont, diretor dos aclamados longa-metragens Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre. Produzida por Gale Anne Hurd (O Exterminador do Futuro e Aliens), a série é baseada na revista em quadrinhos Os Mortos-Vivos, de Robert Kirkman.

Rick Grimes (Andrew Lincoln) é um policial de uma pequena cidade do Kentucky que acorda no meio do apocalipse. Um vírus transformou boa parte da população humana em zumbis. Sem medo dos mortos-vivos, ele lidera um grupo de sobreviventes em busca de sua amada família.

Cenas de ação impressionantes, fotografia e produção requintada e responsáveis de peso tornam The Walking Dead uma das séries mais aguaradas pelos fãs do gênero. Antes mesmo da estréia, já está garantida uma segunda temporada.

Anote e me cobre: The Walking Dead vai entrar na sua lista de séries favoritas.

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Confiança e lealdade, duas lições de 24 Horas

Posted: 24 Aug 2010 08:00 PM PDT

Mary Lynn Rajskub, Kiefer SutherlandChloe O’Brian e Jack Bauer, a amizade acima de tudo.

A Fox exibiu nesta terça-feira (24/8) o último episódio de 24 Horas. Oficialmente, chegou ao fim no Brasil a minha série favorita de todos os tempos. Ao contrário do que previ há alguns meses, não foi um encerramento melancólico.

Sei que milhares de brasileiros ainda vão acompanhar a oitava e última temporada de Jack Bauer pela Globo e/ou por DVDs. Por isso, recomendo que páre por aqui se ainda não assistiu a derradeira jornada do anti-herói atormentado e se quiser manter a surpresa.

24 Horas estreou no dia 6 de novembro de 2001, nos Estados Unidos. Quase dois meses após as torres gêmeas do World Trade Center desabarem diante dos olhos de bilhões de pessoas ao redor do mundo, a Fox exibia o início do dia mais longo na vida de Jack Bauer (Kiefer Sutherland).

Agente do governo, ele evitou uma ameaça terrorista ao primeiro presidenciável negro com chances reais de obter êxito (Barack Obama?). No entanto, após concluir a missão com sucesso, Jack Bauer desceu ao inferno pela primeira vez.

Milhões de telespectadores tiveram a oportunidade de acompanhar atônitos um dos momentos mais marcantes de toda a série. O anti-herói terminou a temporada com a esposa morta em seus braços, assassinada por Nina Meyers (Sarah Clarke), parceira de unidade contra-terrorista que se revelou uma traidora.

Logo em sua primeira temporada, 24 Horas mostrou que não marcaria a televisão apenas por sua frenética narrativa em tempo real, por ressuscitar a carreira de um astro decadente de Hollywood, por apresentar finais de temporada surpreendentes ou por exibir sequências de ação muitas vezes superiores as das superproduções cinematográficas.

24 Horas foi uma atração sintonizada com seu tempo. A série foi um termômetro da política norte-americana. Enquanto o republicano George W. Bush gozou do enorme índice de popularidade após o atentado terrorista de 11 de setembro, o democrata David Palmer (Dennis Haysbert) seguiu em alta na série.

A primeira grande reviravolta ocorreu na quinta temporada, exibida entre janeiro e maio de 2006, nos Estados Unidos. Os fãs conheceram Charles Logan (Gregory Itzin), o presidente que se aliou a terroristas.

A trama foi uma alusão a atrapalhada guerra ao terror comandada por George W. Bush. Após a popularidade acima dos 90% conquistada cinco anos antes, o caipira do Texas que comandou a nação mais poderosa do mundo amargou índices inferiores a 50%. Em julho de 2007, uma pesquisa conjunta entre o jornal USA Today e o Instituto Gallup revelou que somente 29% dos americanos apoiavam o governo, transformando Bush num dos presidentes mais impopulares das últimas décadas.

Kiefer SutherlandVocê fará falta, Jack Bauer.

A partir da sexta temporada, a série surpreendeu ao mudar o perfil do protagonista e ao promover uma discussão ética sobre a política de segurança norte-americana. Após quase dois anos sob tortura na China, Jack Bauer retornou com sua alma totalmente reconfigurada. Apesar de ainda tomar muitas decisões polêmicas em nome da pátria, ele já não aceitava alguns sacrifícios que o governo garantia serem necessários pela segurança nacional.

Além disso, 24 Horas expôs as feridas da era Bush. O seriado, que já tinha sido acusado de conservador e de influenciar atos de tortura de soldados norte-americanos em combate no Iraque, condenou a guerra contra o terror imposta pelos Estados Unidos contra os islâmicos.

Até onde a ameaça era real? Quais as possibilidades de negociação política? Como isso afetou culturalmente o povo norte-americano? Onde entra a vaidade dos governantes em uma crise assim? Essas foram apenas algumas perguntas lançadas com inteligência pelos roteiristas.

A posse do democrata Barack Obama, em 2009, reconfigurou 24 Horas. Basta notar que uso excessivo da tortura como forma de interrogatório, tão presente nos primeiros anos da série, praticamente desapareceu na oitava temporada.

Porém, a grande marca da derradeira jornada de Jack Bauer foi o assassinato de Renee Walker (Annie Wersching). A partir daquele momento, o protagonista aparentemente abriu mão da Justiça. Moralmente, a vingança era justificativa suficiente para Bauer eliminar todos os responsáveis. Engolido pelo jogo político, a justiça com as próprias mãos era a única forma de calar a dor provocada pela morte de seu grande amor.

Contudo, um assassinato a sangue frio nunca será ético e ele soube disso no momento em que confrontou seus dois conceitos mais valiosos: a confiança e a lealdade. Ao ameaçar Chloe O’Brian (Mary Lynn Rajskub), Bauer percebeu que o desejo de vingança pode atropelar os valores pessoais, mas nunca os universais. Ao desistir da idéia de matar o presidente russo, não anulou seu ódio e seu passado de torturador, porém encontrou a redenção que tanto procurou.

Jack Bauer deixará saudades.

Guerra do sofá: você prefere investir sua grana em TV por assinatura ou internet?

Posted: 24 Aug 2010 06:00 AM PDT

The Sofa WarsTV por assinatura, internet ou ambos?

Até que ponto o crescimento da oferta de vídeos online pode ameaçar o mercado da TV paga? Segundo reportagem do The New Yor Times, o número de norte-americanos que abandonam a forma tradicional de assistir à televisão e privilegiam a internet ainda não é significativo. Pesquisa do jornal revela que o público ainda está longe de abandonar a TV paga e optar pela programação online.

Isso acontece pois boa parte das atrações mais desejadas e dos eventos esportivos mais cobiçados não estão disponíveis online legalmente. Campeão de audiência, o American Idol não pode ser visto pela internet. O mesmo acontece com séries de sucesso como Dexter e True Blood.

Contudo, o levantamento acendeu a luz amarela para o mercado de TV paga. Apesar das diversas iniciativas para segurar os clientes, como oferecer a programação em iPads, logo a internet assombrará as operadoras de televisão por assinatura.

Entre os mais jovens, a tendência é optar por um serviço em detrimento de outro. Nesta hora, a internet leva vantagem. Enquanto uma assinatura de TV paga sai por volta de US$ 100, os norte-americanos investem apenas US$ 40 em uma boa conexão banda larga com acesso a dezenas de atrações oferecidas legalmente em sites como Hulu, YouTube, NBC.com, MTV.com e Netflix – isso sem contar a infinita quantidade de conteúdo ilegal oferecido em redes BitTorrent.

No Brasil, não há uma pesquisa que revele qualquer tendência de crescimento da internet em detrimento da TV paga. Os dois setores crescem em bom ritmo. Cada um conta com cerca de 30 milhões de usuários.

Você prefere investir sua grana em TV por assinatura ou internet?

Sons of Anarchy: novo trailer da terceira temporada

Posted: 23 Aug 2010 08:00 PM PDT

A terceira temporada de Sons of Anarchy estréia no dia 7 de setembro nos Estados Unidos e em um computador próximo a você. No meu, com certeza, estreará!

(Link do vídeo para os assinantes do feed RSS e da newsletter)

JN no Ar: chegou a hora do reality show comandar o jornalismo

Posted: 23 Aug 2010 05:00 PM PDT

William BonnerWilliam Bonner capricha na cara de conteúdo.

Parecia um megashow, mas foi apenas o lançamento do JN no Ar nesta segunda-feira (23/8), direto da Fortaleza de São José de Macapá, em Macapá (AP). O especial vai percorrer os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal nas cinco semanas que antecedem as eleições. Diariamente, no Jornal Nacional, reportagens mostrarão o que os moradores gostariam de melhorar em suas regiões e o que eles acham que pode servir de exemplo para outras localidades do país.

Ao vivo, William Bonner foi o mestre de cerimônias do JN no Ar. Diante de um público enlouquecido, apresentou os bastidores do projeto. Destaque para o avião que levará oito pessoas e 700 quilos de equipamentos eletrônicos, com uma enorme logomarca de um banco. Tem diferença entre a iogurteira Top Therm na Sonia Abrão e a logomarca do Bradesco estampada e focalizada com destaque no avião do Jornal Nacional?

“O merchandising acaba de romper a última fronteira virgem do jornalismo na TV e brilha no avião do Jornal Nacional“, escreveu Mauricio Stycer, jornalista do UOL, em seu perfil no Twitter.

Não é de hoje o processo de espetacularização da notícia. Independente da mídia (televisão, rádio, impresso ou digital), o jornalismo também é regido pela necessidade de audiência. O espaço para a reflexão é cada vez mais raro e o leitor/ouvinte/telespectador é tratado como consumidor. A lógica do Ibope pressiona toda a grade de programação, inclusive os telejornais.

Na era das celebridades e do prazer instantâneo a todo custo, não me espanta que jornalistas emprestem (ou arranhem) sua credibilidade ao entretenimento. Zeca Camargo comandou diversas edições de um reality show de sobrevivência. Pedro Bial tenta convencer a audiência de que pouco mais de uma dúzia de confinados sem conteúdo são heróis. Quem ainda se surpreende como um âncora de telejornal rockstar?

Após jornalistas no comando de reality shows, chegou a hora do reality show comandar o jornalismo. O destino da reportagem do JN no Ar será escolhido de segunda a sexta-feira, ao vivo na bancada do Jornal Nacional, em sorteio auditado. Aos domingos, o sorteio acontecerá no Fantástico.

Só faltaram os números de telefone e SMS, além do site, para eliminar alguém em um paredão.

Terror eleitoral nada gratuito

Posted: 22 Aug 2010 08:00 PM PDT

TiriricaPior do que está dá para ficar.

De repente, o TV Fama extrapolou a RedeTV! e tomou de assalto todas as emissoras abertas com seu mau gosto e desfile de subcelebridades sem nada a dizer. A atração atende pelo nome de horário eleitoral gratuito.

Ex-jogadores de futebol, mulheres frutas, ex-BBBs, cantores sertanejos e humoristas são uma forma de elevar o quociente eleitoral e, assim, ampliar a presença de um partido nas bancadas federais e estaduais. Pela lei eleitoral, um candidato com alto índice de votos pode eleger outros não tão populares assim.

Frank Aguiar, Leci Brandão, Tiririca, Agnaldo Timóteo, Popó, os irmãos Kiko e Leandro do KLB, Vampeta, Ronaldo Ésper, Elimar Santos, Batoré, Mulher Melão, Mulher Pêra e tantos outros caem de paraquedas nas eleições e conseguem esvaziar ainda mais o propósito do horário eleitoral gratuito.

Como programa de televisão, são duas horas e dez minutos diários desperdiçados. A falta de conscientização do eleitor não se dá apenas por culpa do verniz do marketing político, que esconde as verdadeiras intenções e propostas dos candidatos e entrega apenas aquilo que os cidadãos desejam ver e ouvir.

O horário eleitoral gratuito não democratiza a informação, pois ela não existe. Quem em sã consciência escolhe um parlamentar a partir de discursos com segundos de duração? Diante da falta de conteúdo, a estratégia é apelar para o bizarro e o nonsense.

*

Leia minha coluna na íntegra no Terror eleitoral nada gratuito.

O descaso da Fox com os colecionadores de séries

Posted: 20 Aug 2010 06:00 AM PDT

#merespeitefoxTome vergonha na cara se quiser minha grana.

Sou fã de 24 Horas. Sou colecionador de séries. São mais de 100 boxes. Todos comprados a preços nem sempre baixos. Portanto, odeio ser tratado como palhaço! Sorte da Fox que não sou Jack Bauer, ou minha reação não seria apenas um post mal criado após receber a sétima temporada do meu seriado favorito.

Colecionadores são chatos. Eu, então, nem se fale. Nada me irrita mais do que a falta de respeito de algumas distribuidoras. Não bastasse esquecer de um monte de séries ou lançar apenas algumas temporadas no mercado brasileiro, muitas vezes seguir um padrão nos boxes de DVDs parece coisa de outro mundo.

24 Horas - Falsipack24 Horas era assim até a quarta temporada.

Até a quarta temporada, 24 Horas foi lançada em falsipak. Os DVDs estão disponíveis em uma embalagem que lembra um folder, com belas imagens ilustrativas. Já a quinta e sexta temporada vieram no formato slim – uma enorme agressão ao meio ambiente com o uso excessivo de plástico. O mesmo expediente foi utilizado com o telefilme 24 Horas – A Redenção, fazendo com que o DVD fique sem destaque algum no meio da coleção.

Quando pensei que não poderia ser pior, recebo a sétima temporada. Não sei nem definir que diabos de embalagem é esta. Uma mistura porca do nada prático scanavo, do pouco resistente amaray dubois e do facilmente detonável AWM. Ou seja, paguei R$ 39,90 na sétima temporada de 24 Horas e achei caro pelo que recebi.

24 Horas - Sétima temporadaEmbalagem porca quebrou logo que abri pela primeira vez.

No começo do ano, lancei a hashtag #merespeitefox no Twitter. Na época, minha irritação dizia respeito ao descaso com Ally McBeal. Tenho há tempos as três primeiras temporadas da série e aguardo as duas últimas. A Fox não oferece qualquer previsão de lançamento no Brasil.

O desabafo #merespeitefox foi abraçado pelo Blog do Jotacê, referência para colecionadores de DVDs e Blu-rays. Em um post completíssimo, ele mostra que a Fox é a pior distribuidora do mercado, com o maior número de séries descontinuadas no Brasil.

Coleção incompleta24 Horas – A Redenção escondido, Ally McBeal incompleta.

Além Ally McBeal, a Fox deixou na mão fãs de Buffy a Caça-Vampiros, That 70′s Show e O Rei do Pedaço. Também nunca lançou no país títulos já disponíveis no exterior, como How I Met Your Mother, It's Always Sunny in Philadelphia, Arrested Development, entre outras.

Infelizmente, boicotar a Fox está fora dos planos no momento. Quero completar a coleção de Ally McBeal e 24 Horas. Porém, estão longe de meus planos outras séries da distribuidora. Quero começar uma coleção com a certeza de que a completarei e, principalmente, não me arrependerei do investimento ao receber produtos de péssima qualidade! Ou a Fox respeita os colecionadores, ou não verá jamais um centavo de meu suado dinheiro.

Seinfeld: (quase) todas as entradas de Kramer

Posted: 19 Aug 2010 08:00 PM PDT

Seis minutos de um dos momentos mais marcantes da inesquecível série sobre nada. As entradas de Cosmo Kramer (Michael Richards) ao longo de nove temporadas ficarão para sempre na memória dos fãs de Seinfeld, a melhor comédia de todos os tempos!

Segundo o autor do vídeo, faltam apenas duas entradas na compilação. Confesso que não consigo lembrar de todas. Você sentiu falta de alguma?

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Sons of Anarchy e dois assuntos urgentes da sociedade contemporânea: moral e ética

Posted: 19 Aug 2010 06:00 AM PDT

Quem acompanha meu perfil pessoal no Twitter sabe que sou um grande fã de Sons of Anarchy. Já convenci mais de uma centena de pessoas a assistir à série sobre um clube de motoqueiros de Charming, fictícia cidade da Carolina do Norte Califórnia (EUA).

Sons of Anarchy é uma criação de Kurt Sutter, responsável pela excepcional The Shield. À primeira vista, parece apenas uma atração sobre um bando de homens feios, sujos e malvados que formam uma milícia que repudia a venda e o consumo de drogas, mas não se importa em traficar armas e repassá-las para gangues de latinos e negros.

Porém, Sons of Anarchy é muito mais que isso. A série mergulha fundo em dois assuntos urgentes da sociedade contemporânea: moral e ética. O ponto de partida é o conflito de Jax Teller (Charlie Hunnam). Vice-presidente e filho de um dos fundadores do Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original Charter (Samcro), ele começa a questionar os rumos do grupo ao desconfiar que seu pai foi morto pelo padrastro, com o consentimento da mãe.

Sons of Anarchy busca referências em William Shakespeare para contar sua história. A primeira temporada, já exibida no Brasil e disponível em DVD, apoiou-se em Hamlet. Assim como o príncipe da Dinamarca, Jax Teller lida com temas como traição e corrupção.

Ao mesmo tempo em que deseja vingar a morte do pai, o motoqueiro se questiona sobre o sentido de um assassinato a sangue frio. Sua raiva pode ser uma justificativa moral para o ato desesperado. Contudo, Teller sabe que a vingança calculada não é ética e destroçará sua outra ambição: fazer com que Samcro deixe as atividades criminosas de lado e volte a ser o clube idealizado por seu pai, com fortes laços familiares e de apoio à comunidade.

A questão que perturbou Hamlet corrói a alma de Teller. “Ser ou não ser, eis a questão: será mais nobre em nosso espírito sofrer pedras e setas com que a fortuna, enfurecida, nos alveja, ou insurgir-nos contra um mar de provocações e em luta pôr-lhes fim?”

Um dos grandes trunfos de Sons of Anarchy é tratar de assuntos densos sem cair no marasmo. Recheada de ação e momentos tensos, como a inesquecível sequência final da segunda temporada, a série conta com um roteiro ágil e excelentes atuações. Destaque para Katey Sagal, no papel da matriarca Gemma Teller Morrow, e Kim Coates, o atormentado motoqueiro Alex ‘Tig’ Trager.

Em Sons of Anarchy não há mocinhos rebeldes, bandidos frios e policiais em busca de justiça. Todos os personagens têm falhas de caráter e convivem em uma panela de pressão prestes a explodir. Como escreveu a blogueira Mônica Martins, os episódios prendem o telespectador diante da tela do começo ao fim. “A série desperta uma sensação que mistura rebeldia com senso de justiça”, escreveu Mônica.

A terceira temporada de Sons of Anarchy estréia no dia 7 de setembro, nos Estados Unidos e em um computador perto de você. Após começar como Hamlet sobre duas rodas, a série passou a ser Shakespeare sobre duas rodas. Agora, promete expor os limites da natureza humana, sobre e sob duas rodas. Diante da urgência dos valores pessoais, frente a frente com conceitos morais, quais os limites de ação sem ferir a imutável e nada elástica ética?

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Em busca da perfeição, Roberto Justus assume o Topa ou Não Topa

Posted: 18 Aug 2010 08:00 PM PDT

Roberto JustusRoberto Justus não quer ser a sombra de Silvio Santos.

O SBT estreia na próxima quarta-feira (25), às 23h, o programa Topa ou Não Topa. Comandado por Roberto Justus, o game show distribui prêmios de R$ 0,50 a R$ 1 milhão.

Esta não é a primeira vez que o Topa ou Não Topa é exibido no Brasil. A atração já foi apresentada por Silvio Santos, também no SBT. “O formato é o mesmo, mas tenho um estilo diferente de conduzir o programa. Ser comparado ao Silvio Santos é um grande elogio. Espero chegar à idade dele respirando televisão e com a mesma vitalidade. Aprendo muito com ele”, conta Justus.

Esta é a terceira atração comandada por Roberto Justus desde sua estreia na televisão, há quase uma década, com O Aprendiz. Após encarnar um carrasco no reality show que premiou aspirantes a executivos, o empresário deixou a Record e foi para o SBT. Na nova emissora, se tornou um animado apresentador no game show 1 Contra 100. Foram 11 meses no comando do programa de conhecimentos gerais, com mais de R$ 9 milhões em prêmios distribuídos.

Seja como um carrasco de aspirantes a executivo, seja como animador de programas familiares, Justus está satisfeito com a carreira na televisão. “Estou tentando me estabelecer como apresentador. Me adapto ao perfil de cada programa. Já fui o chefão durão. Depois fui para um programa de entretenimento cultural para a família e agora estou no comando de jogo de estratégia.”

Justus não pretende deixar a carreira de empresário e publicitário. Acha possível conciliar com a presença na telinha. “Estou apaixonado por televisão. Se for o desejo do público, dos anunciantes e da emissora, quero seguir nesta carreira. Na estréia de O Aprendiz, quando pela primeira vez estive diante de uma câmera, senti desconforto. Hoje é mais natural. Me sinto mais tranquilo. Assisto à muitos programas. Aprendo constantemente. Humildade é muito importante e não me acomodo. Quero ser bom no que faço.”

*

Leia a íntegra deste texto no Yahoo! Notícias.

Já é possível tweetar com o controle remoto

Posted: 18 Aug 2010 10:00 AM PDT

Agora é possível tweetar sem largar o controle remoto. Se você possui um televisor Panasonic com a plataforma Viera Cast, um aplicativo lançado nesta semana permite acesso ao Twitter. É possível acompanhar e escrever mensagem.

Além do Twitter, o aplicativo permite acesso ao Skype, ao YouTube e ao Picasa. A plataforma Viera Cast está disponível nas séries de aparelhos VT25, VT20, G25 e G20.

Segundo o site da revista Exame, Blu-ray players com o Viera Cast terão acesso ao Twitter em breve.

A queridinha True Blood na capa da Rolling Stone: gostinho de vingança

Posted: 18 Aug 2010 06:00 AM PDT

Alexander Skarsgard, Anna Paquin, Stephen MoyerDe mortos esses vampiros não têm nada!

True Blood é a grande queridinha da crítica e dos fãs de séries. A popularidade está estampada na capa da Rolling Stone norte-americana de setembro. Os atores Alexander Skarsgard, Anna Paquin e Stephen Moyer aparecem nús com o corpo coberto de sangue.

É curioso notar o culto em torno de True Blood. Como bem disse o jornalista Diego Maia no Twitter, não gostar da série, hoje, é quase como detestar futebol em época de Copa do Mundo.

Mas nem sempre foi assim. Lembro das primeiras reações ao piloto da série, que vazou na internet semanas antes da exibição na televisão norte-americana, em 2008. Muita gente detestou e achou que não passava de mais uma bobagem pegando carona na invasão de vampiros na cultura pop. Com um agravante, segundo os críticos: a atração desejava chocar com violência e sexo.

Agora, com a proximidade do fim da terceira temporada, True Blood desperta paixão na audiência. Confesso que sinto um gostinho de vingança, pois defendo a série desde o piloto. Logo no primeiro episódio era possível sacar que não se tratava apenas de violência e sexo – ou até mesmo surrealismo. True Blood abdica do discurso panfletário para tratar de assuntos contemporâneos como diversidade, necessidade de aceitação, religião e poder.

A criação de Alan Ball, ganhador do Oscar de melhor roteiro original por Beleza Americana (1999), aproveita uma lenda milenar para discutir temas atuais. Como já escrevi no Yahoo!, o roteirista recorre ao cinismo para realizar uma excepcional sátira ao preconceito.

Após assistir à True Blood, fica a impressão que a tolerância apregoada atualmente é apenas mais uma forma de se encaixar em uma sociedade construída para oferecer uma angustiante e falsa sensação de segurança.

Volume de comerciais chega a aumentar quatro vezes em relação à programação

Posted: 17 Aug 2010 08:00 PM PDT

Neste último domingo (15/8) fui um dos entrevistados da matéria Pausa para o grito, capa do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Segundo o texto do jornalista James Cimino, o volume de comerciais chega a aumentar quatro vezes em relação à programação, contrariando lei.

Reproduzo abaixo um trecho da reportagem.

*

Ale Rocha, João VitorSó o fone de ouvido salva o sono do João Vitor.

O escritor e jornalista Ale Rocha, 33, já fez um livro sobre seu hábito de assistir a televisão. No entanto, foi apenas devido ao filho, João Vitor, 4, que percebeu como os intervalos comerciais são mais barulhentos do que a programação normal.

“Meu filho [quando tinha um ano de idade] dormia no meu colo quando eu via TV e sempre resmungava na hora dos comerciais. Agora uso fone de ouvido para não incomodá-lo mais.”

A variação de volume entre a programação da emissora e os intervalos comerciais é contra a lei federal 10.222 de maio de 2001.

De acordo com ela, “os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens padronizarão seus sinais de áudio, de modo a que não haja, no momento da recepção, elevação injustificável de volume nos intervalos comerciais”.

A punição prevista aos canais infratores é a suspensão das transmissões pelo prazo de 30 dias -90 dias em caso de reincidência.

Como a percepção sonora varia de pessoa para pessoa, a Folha pediu ao perito judicial José Gonzalez que medisse a variação de volume em 26 canais para verificar se há diferenças entre o volume das atrações e o das propagandas veiculadas.

Os dados coletados pelo perito (leia na pág. E4) demonstram que quase todos os canais variam. Alguns em até 6dB, um aumento de quase quatro vezes no volume.

Pela medição de Gonzalez, as TVs pagas apresentam a maior variação, principalmente nos canais infantis. Na TV Rá Tim Bum e no Cartoon Network, há variação de 5dB.

*

Assinates da Folha de S.Paulo e do UOL têm acesso à íntegra do texto.

Dilma e Serra fogem da raia e MTV cancela debate entre presidenciáveis

Posted: 17 Aug 2010 10:00 AM PDT

Dilma Rousseff, José SerraDilma Rousseff e José Serra: separados no nascimento?

A MTV cancelou o Debate Eleições MTV 2010. O encontro entre os candidatos a Presidência aconteceria no próximo dia 24 de agosto. Em nota para a imprensa, a MTV afirma que, dos quatro candidatos convidados (Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio), apenas dois confirmaram presença.

Este seria o primeiro debate entre presidenciáveis promovido pela MTV. Agendado inicialmente para o dia 10 de agosto, foi remarcado em razão da série de entrevistas dos candidatos para o Jornal Nacional.

As negociações com os políticos foram tensas. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) estava confirmado para as duas datas. José Serra (PSDB) garantiu presença no dia 10 de agosto, mas desistiu após o adiamento. Marina Silva (PV) foi o pivô da mudança de data, pois concedeu entrevista à Globo na data original do debate. Dilma Rousseff (PT) não confirmou presença em nenhuma das duas ocasiões.

Mais um registro negativo para esta campanha eleitoral. Após um primeiro debate morno na Band, esta seria a oportunidade dos presidenciáveis mostrarem serviço diante de uma proposta desafiadora. A MTV planejava promover uma discussão focada nos problemas relacionados aos jovens. Mais de mil perguntas foram enviadas pelos telespectadores. Os jovens entre 16 e 34 anos, faixa etária da audiência da MTV, representa quatro em cada dez eleitores.

Quem sabe este balde de água fria acorde parte da população, que embarcou em um estúpido clima de torcida organizada nestas eleições.

Norte-americano envelhece e coloca qualidade das séries em xeque

Posted: 17 Aug 2010 06:00 AM PDT

Scott Caan, Daniel Dae Kim, Alex O'Loughlin, Grace ParkCena da nova versão da série Hawaii Five-0.

Os telespectadores das grandes emissoras norte-americanas estão envelhecendo e isso é um problema para você que é fã de séries.

Em 1991, a audiência da CBS tinha, em média, 45 anos. Em 2009, cresceu para 55 anos. Na ABC, aumentou de 37 anos para 51 anos. Na NBC, o salto foi de 42 anos para 49 anos. A Fox surpreendeu: de 29 anos para 44 anos. Os dados são da Baseline Inc., empresa de pesquisa ligada ao grupo The New York Times Co.

As grandes redes norte-americanas e seus anunciantes sempre estiveram interessados nos telespectadores entre 18 e 49 anos. Com o aumento na idade média da audiência, e a crise financeira que ainda assombra os Estados Unidos, as emissoras cada vez mais vão fugir de grandes apostas.

Séries que apresentam tramas mais simples – com começo, meio e fim em um mesmo episódio – devem ganhar força. As atrações policiais e jurídicas são o grande porto seguro. Em 1999, as grandes redes exibiam apenas cinco atrações deste tipo. Na última temporada foram 20. Não é à toa que a NBC promete mais um seriado derivado (spinoff) de Law & Order e a CBS coloca suas fichas na nova versão (remake) de Hawaii Five-0, clássico de investigação dos anos 60.

As comédias devem ficar de lado. Cada vez mais serão raras as novidades no gênero preferido dos jovens. Em vez de lançamentos, é preferível seguir com mais uma temporada de Two and a Half Men. O telespectador da série protagonizada por Charlie Sheen tem, em média, 50 anos.

Para quem procura ousadia, restam – por enquanto – as produções dos canais pagos. A audiência de FX, Showtime, AMC e HBO ainda sem mantém dentro da faixa dos 18 a 49 anos. Enquanto permanecer assim, poderemos contar com produções inovadoras e de qualidade como Breaking Bad, Mad Men, Sons of Anarchy e True Blood.

Retorno

Posted: 16 Aug 2010 08:00 PM PDT

Livro lançado. Coluna sobre televisão no Yahoo! estabelecida. Saúde sob controle.

Após um pausa, o Poltrona está de volta.

Obrigado por esperar.

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