quarta-feira, 27 de abril de 2011

[segunda-fundacao] As potências da midia tática e os caminhos da comunicação autônoma

cartaz_paje.jpg

PALESTRA

As potências da mídia tática e os caminhos da comunicação autônoma,

com Paulo Lara.

 

Dia 29 de abril, a partir das 9 horas

Auditório do PPGCOM – UFPE, CAC, 1º andar.

 

ENTRADA FRANCA

Realização: Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) ■ Rede Coque Vive

 

Ementa:

Um dos desafios tanto do Estado brasileiro quanto da sociedade civil é estruturar o país para uma nova realidade econÃ?mica e geopolítica que virá com os próximos anos. Se nada de desastroso ocorrer, o Brasil passará a ter em torno de 30 milhões a mais de consumidores. O grande desafio, portanto, passa a ser oferecer as possibilidades de uma vida completa e emancipada para milhões de pessoas que estiveram até hoje em um estado de extrema obliteração. Isso, praticamente, remete a pergunta: O que fazer politicamente com a cultura, estética e educação em relação a grupos que estão passando a consumir, acessar e participar da vida social, evitando que se tornem apenas "serviçais voluntários"?

A preocupação que se apresenta a uma "nova classe média" surge pelo fato de que o consumo, material e simbólico acarreta em um modelamento da consciência por parte de diversas forças que não raras vezes atuam contra a sociedade. Atentaremos aqui para o modo como a aquisição de educação, "cultura", conhecimento crítico, capacidade de análise e de uma prática sensível pode promover uma autonomia tecnológica capaz de colaborar com a formação de uma comunidade potente.

Para isso, torna-se urgente a atenção para a capacidade das formas de expressão segundo os próprios termos, além de um aprendizado estético e tecnológico, que é sensível, político, radical e aponta para uma nova forma de encarar as regras do pensamento. Isso significa antecipar um exercício que é tecno-social, na medida em que forma e apresenta uma visão de mundo construída a partir das próprias experiências, conhecimentos e desejos.

Com a possibilidade da intervenção no campo simbólico a partir de máquinas comunicacionais, as potências artísticas, culturais, educacionais, sentimentais e técnicas afloram no sentido de uma descoberta da própria expressão e da negação da imposição de vontades e políticas alheias. Neste sentido as possibilidades da comunicação preparam uma sociedade mais crítica, analítica e autÃ?noma, que aprende que a matéria prima da cultura está na base da formação e desenvolvimento social. Com isso, apresentaremos elementos dos usos das tecnologias que atiçam uma criatividade política e uma inserção na vida pública, permitindo a grande parte do povo brasileiro ser mais que mero consumidor e passando a ser produtor de seu próprio destino.

 

 

Sobre o palestrante

 

Paulo José Lara cursa o PhD no Centre for Cultural Studies do Goldsmiths College da Universidade de Londres, onde também atua como pesquisador do Projeto ATACD – A Topological Approach To Cultural Dinamics (Sociology Departament). É mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Renato Ortiz, com o trabalho "Fragmentos das Táticas da Cultura - técnica e política nos usos da mídia". Tem  interesses de pesquisa na área da cultura em sua relação com a estética, a política e a técnica Tem atuado ainda em vários fóruns de discussão sobre mídia tática.. É um dos a rticuladores da Rádio Muda, de Campinas (SP). Tem experiência com implementação de projetos e ações colaborativas no âmbito da web; é especialista no uso de software livre, sobretudo, para edição de áudio e vídeo.



--
ricardo brazileiro
http://rbrazileiro.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario