PALESTRA
As potências da mídia tática e os caminhos da comunicação autônoma,
com Paulo Lara.
Dia 29 de abril, a partir das 9 horas
Auditório do PPGCOM – UFPE, CAC, 1º andar.
ENTRADA FRANCA
Realização: Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) ■ Rede Coque Vive
Ementa:
Um dos desafios tanto do Estado brasileiro quanto da sociedade civil é estruturar o país para uma nova realidade econÃ?mica e geopolítica que virá com os próximos anos. Se nada de desastroso ocorrer, o Brasil passará a ter em torno de 30 milhões a mais de consumidores. O grande desafio, portanto, passa a ser oferecer as possibilidades de uma vida completa e emancipada para milhões de pessoas que estiveram até hoje em um estado de extrema obliteração. Isso, praticamente, remete a pergunta: O que fazer politicamente com a cultura, estética e educação em relação a grupos que estão passando a consumir, acessar e participar da vida social, evitando que se tornem apenas "serviçais voluntários"?
A preocupação que se apresenta a uma "nova classe média" surge pelo fato de que o consumo, material e simbólico acarreta em um modelamento da consciência por parte de diversas forças que não raras vezes atuam contra a sociedade. Atentaremos aqui para o modo como a aquisição de educação, "cultura", conhecimento crítico, capacidade de análise e de uma prática sensível pode promover uma autonomia tecnológica capaz de colaborar com a formação de uma comunidade potente.
Para isso, torna-se urgente a atenção para a capacidade das formas de expressão segundo os próprios termos, além de um aprendizado estético e tecnológico, que é sensível, político, radical e aponta para uma nova forma de encarar as regras do pensamento. Isso significa antecipar um exercício que é tecno-social, na medida em que forma e apresenta uma visão de mundo construída a partir das próprias experiências, conhecimentos e desejos.
Com a possibilidade da intervenção no campo simbólico a partir de máquinas comunicacionais, as potências artísticas, culturais, educacionais, sentimentais e técnicas afloram no sentido de uma descoberta da própria expressão e da negação da imposição de vontades e políticas alheias. Neste sentido as possibilidades da comunicação preparam uma sociedade mais crítica, analítica e autÃ?noma, que aprende que a matéria prima da cultura está na base da formação e desenvolvimento social. Com isso, apresentaremos elementos dos usos das tecnologias que atiçam uma criatividade política e uma inserção na vida pública, permitindo a grande parte do povo brasileiro ser mais que mero consumidor e passando a ser produtor de seu próprio destino.
Sobre o palestrante
Paulo José Lara cursa o PhD no Centre for Cultural Studies do Goldsmiths College da Universidade de Londres, onde também atua como pesquisador do Projeto ATACD – A Topological Approach To Cultural Dinamics (Sociology Departament). É mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Renato Ortiz, com o trabalho "Fragmentos das Táticas da Cultura - técnica e política nos usos da mídia". Tem interesses de pesquisa na área da cultura em sua relação com a estética, a política e a técnica Tem atuado ainda em vários fóruns de discussão sobre mídia tática.. É um dos a rticuladores da Rádio Muda, de Campinas (SP). Tem experiência com implementação de projetos e ações colaborativas no âmbito da web; é especialista no uso de software livre, sobretudo, para edição de áudio e vídeo.
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ricardo brazileiro
http://rbrazileiro.info
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