|
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE
O Departamento de História da UFMG propõe, a partir de Setembro até o fim de Novembro, um curso de curta duração sobre história da arte contemplando o seguinte tema: A história da arte desde a Antiguidade Clássica até o Renascimento Pleno. Este curso terá um total de 48 horas/aulas e acontecerá nas dependências da FAFICH, sempre as terças-feiras das 19;20 às 22:00 horas. O coordenador deste curso é o Prof. Dr. Magno Mello. O curso será dividido em três módulos, com seus conteúdos independentes e com preços individuais. O aluno poderá se matricular em todos os módulos pagando a vista a quantia de R$ 450,00 ou o valor de R$ 200,00 por módulo. Caso o aluno queira participar de todos os módulos e precise dividir o pagamento, o mesmo poderá ser feito em duas parcelas de R$ 300,00 reais. A primeira no início da matrícula e a segunda no mês subsequente, até o dia 15. Caso o aluno prefira se matricular em apenas um módulo poderá pagar apenas o valor individual por módulo no princípio de casa curso (isto é: de cada módulo).
A cultura artística desde a antiguidade clássica até o renascimento pleno
EMENTA:
O curso está compreendido em três módulos independentes, mas que se complementam caso o aluno queira realizar todos eles. Cada módulo se constituirá em disciplinas isoladas. Assim sendo, o curso terá como tema fulcral o estudo das questões teóricas, metodológicas da história da arte sempre subordinadas ao estudo e investigação sobre pintura e arquitetura. Este programa abarcará a história da arte em três momentos ou núcleos. O primeiro trata das teorias da beleza no mundo antigo; explora as origens da arte, o artista e algumas teorias metodológicas na interpretação artística; da iconografia à iconologia; a autonomia das formas; as civilizações clássicas do mediterrâneo; as primeiras formas de arte cristã. O segundo pensará a arte e arquitetura bizantina; discutir alguns aspectos das construções medievais entre os séculos X e XIII; apresentar a pintura do gótico tardio até o século XV. Por último, a importância do espaço físico renascentista; os tratadistas da perspectiva e a nova concepção espacial com o advento da tridimensionalidade e as primeiras sugestões espaciais durante as primeiras experiências do século XV, até as intervenções científicas de Leonardo no século XVI e seus conhecimentos a partir do Tratado de Pintura.
PROGRAMA:
Módulo I: O classicismo Antigo: a arte grega e a arte itálica romana
1 – Algumas questões teóricas e metodológicas no estudo da História da Arte.
2 – A origem da arte ocidental: a Grécia clássica
3 – A escultura clássica
4 – O modelo clássico: o helenismo.
5 – A síntese da arte mediterrânea com Roma Antiga
6 – A arte do Império Romano: Vitruvio e a arquitetura
7 – A decoração parietal
Modulo II: Do fim do Mundo Antigo ao princípio do humanismo
1 – A constituição do simbolismo cristão
2 – As novas capitais: Bizancio, Milão e Ravena
3 – A arte bizantina: o triunfo da abstração
4 – A arte românica: gênese, desenvolvimento e difusão
5 – Aspectos arquitetônicos e decorativos do gótico europeu
Modulo III: O Renascimento em Florença: um novo conceito de pintura
1 – Florença entre o gótico e o Renascimento
2 – O que foi o Renascimento? Algumas reflexões
3 – O mecenato dos Médices
4 – O século XV flamengo: Jan van Eyck e o espaço nórdico
5 – A psicologia da perspectiva e a arte do Renascimento: Michael Kubovy
6 – O espaço pintado e o espaço real: entre Alberti e Leonardo
HORÁRIO:
Terças-feiras, das 19:20 às 22:00 horas
48 Horas/aulas.
DATAS: (cada mês corresponde a um módulo com seu próprio conteúdo e com pagamento independente)
Setembro: 6, 13, 20, 27
Outubro: 4, 11, 18, 25
Novembro: 1, 8, 22, 29
CERTIFICADOS:
A frequência de pelo menos 80% é atestada por certificado emitido pela UFMG.
INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser feitas no site da FUNDEP; para informações diversas no próprio site da FUNDEP ou no CENEX, prédio da FAFICH ou pelo telefone: 3409-5020.
CURRICULUM VITAE do Professor Dr. Magno Moraes Cunha Mello:
Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); e doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002). Atualmente é professor adjunto de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado PERSPECTIVA PICTORUM (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó, para além de pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura (quadratura) e de tratados de pintura e de perspectiva em Minas Colonial em parceria com a Università degli Studi de Firenze. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVI e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura barroca; forros barrocos e rococós; estudos dos tratados de perspectiva e de pintura do tempo do barroco no universo Luso-brasileiro.
Atenciosamente.
Suellen Ogando
Assessora de Imprensa
(31) 9745-4888
Nenhum comentário:
Postar um comentário