O curso discutirá a tropicália em sua versão musical. Um dos pontos destacados é a ambigüidade constitutiva do movimento tropicalista, que carnavaliza a própria noção de movimento, à maneira anárquica de Oswald de Andrade. Outros aspectos serão enfatizados, como a opção por uma poética do aqui e agora, a incorporação do kitsch e da cultura de massa e a representação do Brasil como uma colagem de elementos díspares — locais e globalizados, bárbaros e sofisticados, comedidos e excessivos.
Santuza Cambraia Naves é mestra em Antropologia Social pelo PPGAS, Museu Nacional, UFRJ, e doutora em Sociologia pelo IUPERJ. É professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio, onde coordena a área de Antropologia. Além de inúmeros ensaios acadêmicos, publicou os seguintes livros: O violão azul: modernismo e música popular (Rio de Janeiro, Editora da FGV, 1998); Da bossa nova à tropicália. (Coleção Descobrindo o Brasil, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001); A MPB em discussão — entrevistas (em co-autoria com Frederico Oliveira Coelho e Tatiana Bacal, Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006; Velô (Coleção Língua Cantada, Rio de Janeiro, Língua Geral, 2009); e Canção popular no Brasil (Coleção Contemporânea, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2010).
Para realizar a inscrição é necessário enviar nome completo, telefone e breve currículo para o email arteemfoco.funarte@gmail.com
O curso acontecerá nos dias 25,26 e 27 de julho de 19h as 22h e terá intervenção musical de Flávio Henrique e Mariana Nunes.
--
Aline Solar
Funarte MG
31.3213.3084
Nenhum comentário:
Postar um comentário