sábado, 30 de julho de 2011

Re: PROTESTO - Conselho Municipal de Cultura!

até então, eu via essa assembleia como uma postura legítima a ser tomada em um estado de direito democrático, no qual as pessoas podem convocar e eleger seus pares para as representar em conselhos. 
Ressalto que, dada minha atribuladíssima agenda como produtora e atriz nestes últimos meses, infelizmente não pude me dedicar a entender o assunto com a dedicação que ele merece - falha minha.
De qualquer forma, a idoneidade dos artistas que realizavam as convocações para a eleição do conselho, e também o respeito que nutro pela artista e agente social Cida Falabella, me levavam a encarar o processo da forma como mencionei acima: um procedimento legítimo e democrático.

Qual não foi minha surpresa ao receber o protesto do prof. Walmir José - cuja trajetória eu igualmente respeito. O professor se utiliza de expressões a meu ver muito fortes: evoca a ditadura, fala sobre desplante, ação despótica, exclusão e até mesmo ação nefasta. 
Eu ainda não entendi (por desinformação minha, reitero) como uma convocatória como essa, para que quaisquer artistas que se cadastrarem possam eleger seu representante no Conselho, pode ser chamada de ação despótica ou nefasta, por isso gostaria que me ajudassem a entender...

Até então eu encarava a eleição do conselho como uma conquista da classe artística por uma maior representatividade nas políticas públicas para a cultura em Belo Horizonte, mas parece que não é bem assim. Pergunto: por que classificar o conselho como uma medida governista que fere o princípio da isocracia? Alguém pode me ajudar a entender? Pode ser inclusive com indicações de textos, estatutos, resoluções e o que mais estiver disponível, estou disposta a ler tudo...

Gostaria de entender também em que medida os segmentos já organizados estão de fato excluídos dessa eleição...

Agradeço a quem puder dar continuidade ao debate com mais esclarecimentos, porque estou perdida em meio a tantas acusações...

Abraços!

Em 30 de julho de 2011 13:12, Magdalena Rodrigues <mamagod@hotmail.com> escreveu:

Protesto de Walmir José Ferreira de Carvalho - ator/diretor - Ex Diretor da Escola de Teatro da PUC Minas e
Ex Presidente do SATED/MG

**********************************************************************************************************************************************************************************



Prezados companheiros,
não participarei da eleição deste Conselho.
Considero que a prefeitura não tem competência nem direito de convocar nenhuma assembléia de artistas.
Jamais, nem no tempo da ditadura, governo algum se deu ao desplante de convocar uma assembléia de artistas.
Para mim, quando a prefeitura convoca uma assembléia ela está usurpando competências das entidades representativas da classe, ou seja, dos Sindicatos de Músicos, de Artistas Plásticos, dos Produtores de Artes Cênicas, dos Artistas e Técnicos, do Movimento de Grupos, etc.
Quando se procura uma ação participativa, o objetivo final é a organização da sociedade para melhor caminhar em direção do ideal de isocracia.
Não se pode buscar organização excluindo os segmentos já organizados.
Os representantes dos artistas no Conselho deveriam ser eleitos em assembléia geral convocada pelas entidades que os representam, nunca, em hipótese alguma, arrebanhados pela prefeitura.
Quem for eleito nesta assembléia estará representando apenas a prefeitura, jamais o coletivo dos artistas. Eu não me sentirei representado por um conselho formado por esta ação despótica. E não me sentirei representado por um grupamento "amigável" ao poder, como o próprio poder municipal está exigindo, já que se deu ao desplante de chamar uma assembléia de uma classe que não representa e não tem direito de convocar.
Aqueles que se juntam à prefeitura para chamar uma assembléia deixam margem a serem tidos apenas com adesistas de um governo.
Artistas eleitos por assembléia da prefeitura somente poderão responder por suas decisões à própria prefeitura.
E a função de um conselho é a de representar e RESPONDER aos seus, não ao governo.
É uma ação lamentável esta.
Espero que Cida Falabella, indiscutível como artista, reveja sua posição e rejeite esta ação nefasta.
Abraço
Walmir José

--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa



--
Débora Vieira

"Aqueles que falam de revolução e luta de classes sem se referir explicitamente à vida cotidiana, sem compreender o que há de  subversivo no amor e de positivo na recusa das coações, esses têm na boca um cadáver."
Raoul Vaneigem

--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.
 
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario