segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Inscrições Gratuitas: Curso de Literatura no Foco da Funarte

 
Literatura: crítica genética e processo de criação

O doutor Philippe Leon Willemart (USP) encerra o Arte em Foco de 2011



De 28 a 30 de novembro, a Funarte MG abriga o sexto ciclo de palestras da III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco. O evento, criado pela representação mineira da Fundação Nacional de Artes, chega ao final de mais um ano, agora, falando sobre literatura.

O professor Philippe Leon Willemart vai mostrar o que é a crítica genética hoje e como ela mudou a história literária, falar sobre os processos de criação de escritores para perceber como se constitui a escritura. Em seguida, fará uma incursão na psicanálise, analisando as coincidências entre a criação literária e o processo analítico, imaginando ter acesso aos manuscritos de Freud e de Lacan - como a análise dos manuscritos nega ou relativiza a existência da autobiografia. Por fim, discutirá o lugar da Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust na história literária e seu poder de subversão.

Philippe Willemart tem formação acadêmica em literatura e psicanálise, é professor titular em Literatura Francesa na FFLCH-USP, e coordenador científico do Laboratório do Manuscrito Literário (LML) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Crítica Genética (NAPCG) da Universidade de São Paulo. Em 1985, participou da fundação da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (ex-APML, APCG), que edita a revista Manuscrítica desde 1990.  Publicou Escritura e Linhas Fantasmáticas, Ática, 1983; O Manuscrito em Gustave Flaubert, FFLCH/USP, 1984; Universo da Criação Literária, Edusp, 1993; A Pequena Letra em Teoria Literária, Annablume, 1997; Além da Psicanálise: a Literatura e as Arte, Nova Alexandria, 1995; Bastidores da Criação Literária, Iluminuras, 1999; Proust, Poeta e Psicanalista, Ateliê Editorial, 2000; Educação Sentimental em Proust, Ateliê Editorial, 2003; Crítica genética e Psicanálise, Perspectiva, 2005; Tratado das sensações em "A Prisioneira" de Marcel Proust, Opus, 2008; e Os processos de criação na escritura, na arte,e na psicanálise, Perspectiva, 2009. Editou, no exterior, entre outros, Dans la chambre noire de l'écriture (Hérodias de Flaubert), Toronto, éd.Paratexte, 1996 ;  Au-delà de la psychanalyse: la littérature et les arts, Paris, L'Harmattan, 1998 ; e De l´inconscient en littératur, Montréal, éd.Liber, 2008.

Foco na Arte
Uma das características do Programa Arte em Foco é a conexão entre teoria e prática. Por isso, as palestras são sempre acompanhadas de intervenções artísticas que dialogam com o tema em questão. Neste mês, o artista plástico Sabará apresenta a mostra In Statu Nascendi. A exposição traz uma série de desenhos que retratam homens e mulheres de Congonhas/MG, cidade natal do artista. As obras inacabadas evidenciam a dimensão do vir-a-ser - gênese do trabalho, a obra in statu nascendi.

O quadriculado, os textos, manuscritos, manchas e apagamentos presentes nos suportes são marcas deixadas ao longo do processo de criação. Esses fragmentos se integram e se complementam, formando assim o conjunto de desenhos.


Tales Sabará é bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2007, foi selecionado para bolsa de Iniciação Científica da Pesquisa Guignard, e atualmente, cursa o 8º período de Artes Visuais, habilitação em Gravura Metal, na UFMG. Realizou 24 exposições, entre individuais e coletivas, em cidades como: Blumenau, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Possui obras em acervo no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, além da premiação como Relevância Acadêmica, no projeto de Iniciação Científica – Guignard. Em seu currículo, publicações nas revistas Zupi, Trip, Idea Fixa, Fora do Tempo e Foto Grafia.



Arte em Foco
O programa Arte em Foco contempla um ciclo de palestras, com intervenções artísticas e debates, e tem compromisso de estreitar a relação entre teoria e prática, oferecendo uma programação em que obras de arte dialogam com os temas em foco e promovem a informação, a crítica e o questionamento.
Criado em 2009, sua principal característica é a interação entre pesquisadores, artistas e público. Ele possibilita a troca de informações, transformando cada participante em agente multiplicador do conhecimento sobre cultura e arte.
O ciclo de palestras, com intervenções artísticas e debates, tem duração de três dias, com a carga horária de nove horas/aula.
O encontro já faz parte do calendário cultural de Belo Horizonte, e atrai também estudiosos e admiradores da arte de várias partes do país, tendo, em 2010, atingido um público de mais de 500 pessoas em oito.

Serviço:



28 a 30 de novembro

III Edição do Projeto Cultural Arte em Foco

Arte em Foco 2011



Tema: Literatura: crítica genética e processo de criação

Palestrante: Professor Philippe Leon Willemart

Horário: 19 às 22 horas

Intervenção Artística: In Statu Nascendi/ Sabará



Local: Funarte MG

Rua Januária, 68, Floresta. BH/MG.



Inscrições Gratuitas: arteemfoco.funarte@gmail.com<mailto:arteemfoco.funarte@gmail.com>

Informações: (31) 3213.7112<tel:%2831%29%203213.7112>





--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa



--
Cristina Fernandes
FUNARTE MG - 31.3213-3084



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario