Repassando
From: ildeuferreira@hotmail.com
To: mamagod@hotmail.com
Subject: Vote Teatro de Sabará como uma das 7 maravilhas da Estrada Real
Date: Thu, 10 Nov 2011 19:13:35 +0000
Prezada Madalena,
foi lançada uma campanha para eleger as sete maravilhas da Estrada Real.
Estou fazendo campanha para inserir o Teatro Municipal de Sabará nessa lista.
Já enviei este e-mail à um número significativo de artistas mineiros.
Ajude, por favor, na campanha, vamos valorizar o nosso segmento cultural.
Anexa lista dos monumentos, na sua grande maioria, igrejas.
Repasse, por favor, para mailling de vocês.
Abraços,
Ildeu
Secretário de Cultura de Ouro Branco
Abaixo, um pouco da história do teatro, extraida da Wikipédia.
Casa da Ópera ou Teatro Municipal
Sabe-se que a primeira Casa da Opera da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabuçu foi construída antes mesmo de 1771, mas a partir de 1783, já estava completamente abandonada já que as apresentações teatrais passaram a ser executadas em um palco de madeira construído em uma praça publica.A atual Casa da Opera, também conhecida como Teatro Municipal, foi construída em 1819 através de um imenso esforço da população local. O teatro foi inaugurado no dia 2 de Junho de 1819, dia do aniversario da Infanta Dona Maria da Gloria, Princesa da Beira. As apresentações incluíram os títulos " Maria Teresa, a Imperatriz da Áustria" e " Zelo d'amor".
O teatro foi construído na propriedade de Francisco da Costa Soares e havendo sido um teatro particular até o século XX. Ao contrario da Casa da Opera de Vila Rica, onde o governo da Capitania não só ajudou na construção do edifício como também patrocinou as produções da companhia, até o momento, não foram encontrados recibos no que diz respeito ao apoio oficial do governo ao teatro Sabarense.
O Teatro foi construído no bairro mais aristocrático da cidade, na mesma rua onde se encontram alguns dos mais importantes edifícios da mesma, tais como a Casa da Câmara. A Rua Pedro II tinha aproximadamente 30 casas na época da construção do teatro.
Ao contrário do que se conhece pela tradição local, não se trata em absoluto de um teatro elisabetano. No que tange a arquitetura, se trata de um teatro barroco italiano típico, seguindo todos os parâmetros construtivos vigentes não só na Itália como também em Portugal durante os séculos XVIII e XIX. A sala segue a forma de ferradura contornada por três níveis de camarotes, num total de 41. O último andar, conhecido como " torrinha", não é dividido em camarotes e era reservado aos espectadores financeiramente menos favorecidos. O forro do teto é de taquara. Não se sabe ao certo se o forro original era do mesmo material, tendo sido o atual introduzido na reforma de 1970 realizada por Amadée.
O teatro possui uma das melhores acústicas da América Latina e apresenta uma atividade regular, tanto na música de câmara quanto no repertório operistico, que tem sido apresentado com freqüência na atual gestão da Secretaria de Cultura de Sabará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário