segunda-feira, 23 de abril de 2012

Para conhecimento - artigo "Cultura no centro da crise"

Cultura no centro da crise

Leonardo Brant | quinta-feira, 19 abril 2012Sem Comentários

Tweet

A recente crise financeira atingiu a força centrípeta do capitalismo e colocou em xeque todos os sistemas, cartilhas e dogmas que conduzem a gestão das empresas, dos Estados democráticos e aquilo que resolvemos denominar globalização.

Embora façamos pouco caso, a cultura está no centro desse furacão avassalador. Os grandes conglomerados de mídia, cada vez maiores e concentrados nas mãos de uma minoria, definem os signos, as cores, os tons, as utopias, as verdades e as visões do futuro, mais homogêneos, ao passo que se prestam à manutenção dos mesmos códigos.

O fluxo da informação ganha novas dimensões com os recentes avanços das tecnologias de informação e comunicação. O capitalismo, que até então se apresentava como a solução para os problemas da pobreza mundial, para a construção de uma democracia participativa, para a perpetuação da espécie humana, revela-se de maneira inequívoca como o grande gerador de pobreza e da concentração de renda, patrocinador das ditaduras, devastador dos recursos naturais.

Contradições reveladas, nós nos percebemos como corruptos, desumanos, e ao mesmo tempo, instáveis, inseguros, sem saída diante da crise. Incapazes de construir novos alicerces de convivência, sob os destroços do muro de Berlim, optamos por reforçar os dogmas do capital, mesmo conscientes do alto custo disso para as gerações vindouras.

Diante disso, resta-nos apresentar algumas dimensões e valores encobertos na discussão sobre causas e efeitos da crise, diagnosticada pelos gurus da economia como uma simples falha de funcionamento de uma máquina, que apesar de consumir tanto os recursos naturais do planeta quanto a subjetividade das pessoas que o habitam, continua a ser o paradigma inabalável do desenvolvimento.

A crise financeira é, antes de qualquer coisa, uma crise ética, de valores e princípios, de convivência e de diálogo. O que nos remete à crise da arte, confinada e apropriada por sistemas de poder político e econômico. Agravadas pela crise do Estado, essas questões acabam por gerar conseqüências marcantes no mercado cultural brasileiro, talvez o setor econômico mais afetado pela crise.

*Introdução do texto “Dimensões culturais para a crise financeira“, publicado no livro “A Cultura na Crise”, pela Fundação Joaquim Nabuco, em 2010.

www.culturaemercado.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario