quarta-feira, 2 de maio de 2012

retorno FETO - Festival Estudantil de Teatro

Bom dia Adriana,

A Naiara não está mais trabalhando conosco desde dezembro de 2011. Por este motivo, respondo ao e-mail tentando esclarecer suas questões.

Em julho do ano passado, quando você fez contato conosco por e-mail, suas questões eram relativas ao processo de seleção de espetáculos para o FETO, certo? Conforme regulamento disponível no site do festival - www.fetobh.art.br - participa do processo de seleção:

 1. OBJETO

1.1. O Festival Estudantil de Teatro, doravante denominado simplesmente FETO, tem como objetivo principal fomentar a produção artística no meio estudantil, abrindo espaço para que estudantes de todas as regiões do País apresentem espetáculos teatrais. O FETO também busca estimular o gosto do público pelas artes cênicas – principalmente crianças e jovens – além de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades destinadas a vários segmentos da sociedade.

1.2. Para o ano de 2011 serão selecionados espetáculos teatrais inscritos nas categorias Escola de Teatro e Teatro na Escola, nos termos deste Regulamento. As atividades do FETO ainda irão contemplar a realização de encontros, oficinas e outras ações formativas.

Ainda no regulamento, é possível encontrar informações detalhadas sobre a participação no FETO. Além dos espetáculos selecionados são realizadas oficinas, encontros, ações formativas e, anualmente, o festival convida no mínimo um grupo PROFISSIONAL para se apresentar. Todos os profissionais (grupos, artistas, educadores, mestres e doutores) participantes são remunerados pelos serviços prestados.

Porém, não é intuito do festival pagar cachê para os espetáculos selecionados.  Estes são estudantes -  sendo  na categoria teatro na escola, em sua grande maioria, alunos do ensino fundamental e médio, e na categoria escola de teatro estudantes em fase de formação profissional. Desta forma, por mais que consideremos de suma importância os recursos financeiros para montagens, continuidade e pagamento de cachês, estamos nos referindo a um ambiente de formação, onde nem todos os participantes se preparam para a profissionalização. O FETO lida com uma enorme diversidade de grupos, ou seja, com diferentes contextos culturais. Sendo assim, entendemos que no caso especifico do FETO – Festival Estudantil de Teatro, o pagamento de cachê não é o mais aconselhável dentro de um processo pedagógico, onde o cerne da questão é o encontro, a troca de experiências e as vivências. Estamos ainda em contato com outros festivais que atuam com jovens estudantes e universitários que adotam politicas semelhantes. Ainda sim, consideramos de suma importância que haja pagamento de cachês nos festivais que lidam com grupos profissionais.

Mesmo adotando tais procedimentos, reconhecemos a grande limitação financeira dos grupos estudantis e, desta forma, trabalhamos anualmente para viabilizar a logística  até a BH e sua permanência durante o período do festival (transporte, hospedagem e alimentação). Na última edição recebemos grupos selecionados das seguintes cidades: Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Blumenau/SC, Ouro Preto/MG, Belém/PA, Viçosa/MG, Pontes e Lacerda/MS, Belo Horizonte/MG, Baião/PA,Congonhas/MG, Itaúna/MG e Brasília/DF. Na última edição, o grupo profissional convidado foi o Lume e já participaram também: Espanca, Grupo XIX, Cia. Brasileira, Teatro Invertido, Cia. Pierrot Lunar e alguns outros.

A logística, como é do seu conhecimento, representa um custo significativo nas despesas de um festival. No caso do FETO  cerca de 40 % do orçamento geral. Na edição de 2011, em especial, fomos surpreendidos com uma série de questões por parte da iniciativa privada, que em alguns casos, não compreende o caráter público dos recursos que gestamos. Tal entrave nos demandou uma série de articulações para que pudéssemos viabilizar o Festival em 2011. Assim, o volume de marcas não está atrelado a repasses financeiros e sim a oferecimento de serviços que viabilizaram a realização do festival. Para eles, como contrapartida, disponibilizamos a aplicação de  marcas em nosso material de divulgação. Por ex: A Copasa ofereceu copos de água; a inconfidência e rede minas ajudaram na divulgação; o SESC ofereceu hospedagens, assim como a UFMG, Funarte e outros que não repassaram recursos em espécie e sim serviços. Foi um trabalho enorme para que durante o FETO pudéssemos receber em nossa cidade 222 estudantes que residem fora, além dos artistas e profissionais convidados.

Abaixo o link da programação do FETO 2011.

http://migre.me/8VlVN

Espero ter esclarecido suas questões e agradeço seu contato. De fato suas colocações são pertinentes e precisamos discutir e debater sobre a realidade do cenário em que vivemos. Só assim poderemos encontrar soluções e ampliar as trocas. Anualmente, são propostas ações que dialoguem com a cidade e criem ambientes de dialogo. Como é o caso do CaFETO – café encontro do festival. Em 2011, a abertura foi realizada na UFMG com o tema: “CaFETO Políticas Culturais”, mediado por Marcelo Bones. Na “mesa” estavam os seguintes debatedores: Cooperativa Paulista de Teatro ( Paulo Celestino ), Movimento Nova Cena (Leonardo Lessa e Gustavo Bones), MTG – Movimento de Teatro de Grupo (Carluty Ferreira), Palco Fora do Eixo (Cláudia Shulz), SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (José Júnior), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Janaina Cunha), SINPARC – Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Rômulo Duque) e a Fundação Municipal de Cultura (Rodrigo Barroso que teve um imprevisto e não pode comparecer), e estudantes, gestores, produtores culturais e público em geral. Estamos sempre abertos a sugestões de temas e encontros.

Aproveito ainda a oportunidade para reforçar o nosso apresso pelo FID e convida-la para que em 2012 você possa acompanhar de perto nossa programação e conhecer o histórico do FETO. De fato, são os artistas que justificam todo nosso fazer. No nosso caso, além dos artistas, os estudantes, sedentos pelo encontro e troca de experiências.

Obs: Como não faço parte de todos os grupos para os quais o e-mail foi  encaminhado, gostaria de solicitar sua gentileza de repassar aos mesmos. Em junho as inscrições para o FETO 2012 estarão abertas.

Estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas.

 

--
______________
Bárbara Bof
31 - 8466-4144
31 - 2555-8575
www.noatocultural.org.br
www.fetobh.art.br
www.twitter.com/FETOBH

    
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: adriana banana <adriana@fid.com.br>
Data: 1 de maio de 2012 13:51
Assunto: Re: retorno FETO - Festival Estudantil de Teatro
Para: Naiara Jardim <naiarajardim@noatocultural.org.br>
Cc: satedmg@net.em.com.br, Cristina Machado <machado_cris@hotmail.com>, Grupo de artistas <artistasmineiros@googlegroups.com>, danca-minas@googlegroups.com, danca-ufmg-turma-1@googlegroups.com


olá Nayara,

fiquei muito preocupada quando vi os patrocínios e apoios do teu evento. Gostaria de perguntar por quê não há cachê para os artistas? E, qual é o valor montante captado para o evento?

de acordo com o seguinte endereço: <http://www.fetobh.art.br/?page_id=470>
vocês possuem:

Patrocínio:

Lei de Incentivo a Cultura - Governo Federal
CEMIG/ Governo de Minas

Apoio Institucional: Instituto Unimed

Apoio Cultural - Prefeitura de Belo Horizonte/ Belotur
FUNARTE (convênio Funarte?)
UFMG (convênio Funarte?)
BDMG Cultural
Copasa
Rede Minas
Rádio Inconfidência
etc...

Desde já esclareço meu intuito em escrever esta mensagem: gostaria de colaborar para que nós, artistas profissionais, sejamos mais respeitados como tal. Afinal, sem os artistas não existiria o evento, certo?

grande abraço,

adriana banana



Em 21/07/2011, às 17:36, Naiara Jardim escreveu:

Olá Adriana,
 
Agradecemos seu contato!
 
Infelizmente, o Festival ainda não possui recursos para pagamento de cachê aos selecionados.
Para participar, é necessário ser estudante, de qualquer nível de ensino. Caso você continue estudando (mestrado, doutorado, especializações...) pode se inscrever sem problemas.
 
Abraços e qualquer dúvida, entre em contato.
 
________
Naiara Jardim
Associação No Ato Cultural
(31) 2555-8575
www.noatocultural.org.br
 
 
 
 
Author : adriana banana
URL    : http://www.fid.com.br
Comment:
olá,
 
primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo festival.
 
tenho duas dúvidas: há pagamento de cachês?
sendo eu mestre em dança pela UFBA, poderia participar com uma coreografia de minha autoria???
 
att
 

--   ________    Bárbara Bof  Associação No Ato Cultural  (31) 2555-8575  (31) 8466-4144  www.noatocultural.org.br        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario