Bom dia Adriana,
A Naiara não está mais trabalhando conosco desde dezembro de 2011. Por este motivo, respondo ao e-mail tentando esclarecer suas questões.
Em julho do ano passado, quando você fez contato conosco por e-mail, suas questões eram relativas ao processo de seleção de espetáculos para o FETO, certo? Conforme regulamento disponível no site do festival - www.fetobh.art.br - participa do processo de seleção:
1. OBJETO
1.1. O Festival Estudantil de Teatro, doravante denominado simplesmente FETO, tem como objetivo principal fomentar a produção artística no meio estudantil, abrindo espaço para que estudantes de todas as regiões do País apresentem espetáculos teatrais. O FETO também busca estimular o gosto do público pelas artes cênicas – principalmente crianças e jovens – além de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades destinadas a vários segmentos da sociedade.
1.2. Para o ano de 2011 serão selecionados espetáculos teatrais inscritos nas categorias Escola de Teatro e Teatro na Escola, nos termos deste Regulamento. As atividades do FETO ainda irão contemplar a realização de encontros, oficinas e outras ações formativas.
Ainda no regulamento, é possível encontrar informações detalhadas sobre a participação no FETO. Além dos espetáculos selecionados são realizadas oficinas, encontros, ações formativas e, anualmente, o festival convida no mínimo um grupo PROFISSIONAL para se apresentar. Todos os profissionais (grupos, artistas, educadores, mestres e doutores) participantes são remunerados pelos serviços prestados.
Porém, não é intuito do festival pagar cachê para os espetáculos selecionados. Estes são estudantes - sendo na categoria teatro na escola, em sua grande maioria, alunos do ensino fundamental e médio, e na categoria escola de teatro estudantes em fase de formação profissional. Desta forma, por mais que consideremos de suma importância os recursos financeiros para montagens, continuidade e pagamento de cachês, estamos nos referindo a um ambiente de formação, onde nem todos os participantes se preparam para a profissionalização. O FETO lida com uma enorme diversidade de grupos, ou seja, com diferentes contextos culturais. Sendo assim, entendemos que no caso especifico do FETO – Festival Estudantil de Teatro, o pagamento de cachê não é o mais aconselhável dentro de um processo pedagógico, onde o cerne da questão é o encontro, a troca de experiências e as vivências. Estamos ainda em contato com outros festivais que atuam com jovens estudantes e universitários que adotam politicas semelhantes. Ainda sim, consideramos de suma importância que haja pagamento de cachês nos festivais que lidam com grupos profissionais.
Mesmo adotando tais procedimentos, reconhecemos a grande limitação financeira dos grupos estudantis e, desta forma, trabalhamos anualmente para viabilizar a logística até a BH e sua permanência durante o período do festival (transporte, hospedagem e alimentação). Na última edição recebemos grupos selecionados das seguintes cidades: Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Blumenau/SC, Ouro Preto/MG, Belém/PA, Viçosa/MG, Pontes e Lacerda/MS, Belo Horizonte/MG, Baião/PA,Congonhas/MG, Itaúna/MG e Brasília/DF. Na última edição, o grupo profissional convidado foi o Lume e já participaram também: Espanca, Grupo XIX, Cia. Brasileira, Teatro Invertido, Cia. Pierrot Lunar e alguns outros.
A logística, como é do seu conhecimento, representa um custo significativo nas despesas de um festival. No caso do FETO cerca de 40 % do orçamento geral. Na edição de 2011, em especial, fomos surpreendidos com uma série de questões por parte da iniciativa privada, que em alguns casos, não compreende o caráter público dos recursos que gestamos. Tal entrave nos demandou uma série de articulações para que pudéssemos viabilizar o Festival em 2011. Assim, o volume de marcas não está atrelado a repasses financeiros e sim a oferecimento de serviços que viabilizaram a realização do festival. Para eles, como contrapartida, disponibilizamos a aplicação de marcas em nosso material de divulgação. Por ex: A Copasa ofereceu copos de água; a inconfidência e rede minas ajudaram na divulgação; o SESC ofereceu hospedagens, assim como a UFMG, Funarte e outros que não repassaram recursos em espécie e sim serviços. Foi um trabalho enorme para que durante o FETO pudéssemos receber em nossa cidade 222 estudantes que residem fora, além dos artistas e profissionais convidados.
Abaixo o link da programação do FETO 2011.
Espero ter esclarecido suas questões e agradeço seu contato. De fato suas colocações são pertinentes e precisamos discutir e debater sobre a realidade do cenário em que vivemos. Só assim poderemos encontrar soluções e ampliar as trocas. Anualmente, são propostas ações que dialoguem com a cidade e criem ambientes de dialogo. Como é o caso do CaFETO – café encontro do festival. Em 2011, a abertura foi realizada na UFMG com o tema: “CaFETO Políticas Culturais”, mediado por Marcelo Bones. Na “mesa” estavam os seguintes debatedores: Cooperativa Paulista de Teatro ( Paulo Celestino ), Movimento Nova Cena (Leonardo Lessa e Gustavo Bones), MTG – Movimento de Teatro de Grupo (Carluty Ferreira), Palco Fora do Eixo (Cláudia Shulz), SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (José Júnior), Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Janaina Cunha), SINPARC – Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Rômulo Duque) e a Fundação Municipal de Cultura (Rodrigo Barroso que teve um imprevisto e não pode comparecer), e estudantes, gestores, produtores culturais e público em geral. Estamos sempre abertos a sugestões de temas e encontros.
Aproveito ainda a oportunidade para reforçar o nosso apresso pelo FID e convida-la para que em 2012 você possa acompanhar de perto nossa programação e conhecer o histórico do FETO. De fato, são os artistas que justificam todo nosso fazer. No nosso caso, além dos artistas, os estudantes, sedentos pelo encontro e troca de experiências.
Obs: Como não faço parte de todos os grupos para os quais o e-mail foi encaminhado, gostaria de solicitar sua gentileza de repassar aos mesmos. Em junho as inscrições para o FETO 2012 estarão abertas.
Estamos à disposição para esclarecimento de quaisquer dúvidas.
--
______________
Bárbara Bof
31 - 8466-4144
31 - 2555-8575
www.noatocultural.org.br
www.fetobh.art.br
www.twitter.com/FETOBH
De: adriana banana <adriana@fid.com.br>
Data: 1 de maio de 2012 13:51
Assunto: Re: retorno FETO - Festival Estudantil de Teatro
Para: Naiara Jardim <naiarajardim@noatocultural.org.br>
Cc: satedmg@net.em.com.br, Cristina Machado <machado_cris@hotmail.com>, Grupo de artistas <artistasmineiros@googlegroups.com>, danca-minas@googlegroups.com, danca-ufmg-turma-1@googlegroups.com
Olá Adriana,Agradecemos seu contato!Infelizmente, o Festival ainda não possui recursos para pagamento de cachê aos selecionados.Para participar, é necessário ser estudante, de qualquer nível de ensino. Caso você continue estudando (mestrado, doutorado, especializações...) pode se inscrever sem problemas.Abraços e qualquer dúvida, entre em contato.Author : adriana bananaE-mail : adriana@fid.com.brURL : http://www.fid.com.brComment:olá,primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo festival.tenho duas dúvidas: há pagamento de cachês?sendo eu mestre em dança pela UFBA, poderia participar com uma coreografia de minha autoria???att
-- ________ Bárbara Bof Associação No Ato Cultural (31) 2555-8575 (31) 8466-4144 www.noatocultural.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário