segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Funarte MG recebe a 1ª edição do Festival Internacional das Artes – FESTIA

Evento dedicado à cooperação cultural internacional e ao intercâmbio cênico elege a Austrália como o primeiro país convidado a compartilhar suas essências artísticas no Brasil
Publicado em 24 de setembro de 2012Imprimir<http://www.funarte.gov.br/?p=41269&preview=true#>Aumentar fonte<http://www.funarte.gov.br/?p=41269&preview=true#>
[http://www.funarte.gov.br/wp-content/themes/portal-das-artes/thumbnail.php?image=uploads/2012/09/This-Side-Up-Acrobatics-Foto-Michael-Whiteman.jpg&width=380&quality=80]<http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2012/09/This-Side-Up-Acrobatics-Foto-Michael-Whiteman.jpg>
This Side Up Acrobatics - Foto: Michael Whiteman

Quebrar barreiras geográficas e promover o encontro de duas culturas é a proposta do Festival Internacional das Artes - FESTIA, que será realizado naFunarte MG, de 28 a 30 de setembro, com entrada gratuita. O Festival, que a cada ano vai convidar um país diferente para trazer à Belo Horizonte mostras da sua base artística, recebe nesta primeira edição representantes da Austrália.

De acordo com o diretor artístico do FESTIA, Richard Santana, o evento busca mostrar, através da plataforma Brasil-Austrália, um pouco da essência cultural do país selecionado. "Além do estabelecimento de diálogos, buscamos o intercâmbio de ideologias, linhas e práticas afins, entre artistas de ambos os países", complementa.

A grade de programação do Festival Internacional das Artes conta com a apresentação de três espetáculos: "Sanctus – The Ultimate Miracle", com a participação de atores brasileiros e australianos; "Trilogia de Alice", com atuação de artistas do Brasil – ambos com direção do australiano/brasileiro Carlos Gomes – e "Controlled Falling Project", do grupo ThisSideUp Acrobatics, da Austrália. A companhia convidada tem apresentações marcadas na Funarte MG e fará uma apresentação especial na Escola Estadual Christiano Guimarães, em Sabará, no dia 26 de setembro, às 16h.

Participação especial desta edição, Carlos Gomes, é especialista em teatro físico – característico do país – e sempre focou em explorar o diálogo do multiculturalismo e da diversidade das formas artísticas em seus trabalhos. Gomes fez mestrado em Teatro na Universidade de New South Wales, na Austrália, onde fundou a companhia Theatre Kantanka.

Memória Viva!

Também integra a programação do Festival Internacional das Artes (FESTIA) o Programa Memória Viva!, que a cada edição irá homenagear um personagem das artes cênicas mineiras. Nesta edição, a exposição fotográfica "Cenas de uma Trajetória Artística" vai prestar homenagem ao diretor mineiro, Carlos Rocha, com imagens dos espetáculos dirigidos por ele. Carlão, como é conhecido, atua no mercado cultural brasileiro há mais de 40 anos, sendo um dos idealizadores do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT-BH) e é antigo diretor do Teatro Francisco Nunes.

O Festival Internacional das Artes é uma realização da 3 Fases Consultoria Artística e Educativa, com apresentação do Oi Futuro e patrocínio da Usiminas.

Sobre os espetáculos

Controlled Falling Project (Austrália)

O espetáculo Controlled Falling Project, da companhia australiana ThisSideUp Acrobatics, foi desenvolvido com a colaboração do renomado diretor australiano de circo, Robin Laurie. É um espetáculo teatral-circense, adequado para todas as idades e tipos de público. O espetáculo é uma combinação de teatro, circo, clowning, dança e percussão.

Sinopse: ambientado em um antigo laboratório, três cientistas conduzem testes em si. Um cientista misterioso mede os limites físicos dos outros três, utilizando instrumentos curiosos. Juntos, eles exploram a física e desafiam as leis da gravidade. Um equilíbrio perfeito entre a energia impulsiva e ações sistemáticas, Controlled Falling Project é uma demonstração emocionante de habilidade acrobática de alto nível realizada com vitalidade.

SANCTUS – The Ultimate Miracle (Austrália-Brasil)

A montagem do espetáculo teatral SANCTUS – The Ultimate Miracle, tem roteiro e direção de Carlos Gomes, fundador e diretor artístico do Co Theatre Kantanta, com sede em Sidney. Participam do espetáculo cinco atores, entre brasileiros e australianos. SANCTUS é um teatro visual e físico, baseado na peça "Frei Bentinho de Santo Antonio", texto de Di Frattinsi. O espetáculo explora a natureza da fé e o milagre no mundo contemporâneo, usando humor, teatro físico, música e dança. A peça busca, através da pesquisa do barroco brasileiro, criar a estética do espetáculo. Esta nova montagem aprofundará ainda mais no rico sincretismo das religiões no Brasil, em que o sagrado e o profano andam de mãos dadas na cultura brasileira. O espetáculo vem celebrar e dar vazão aos rituais populares para criar um espetáculo teatral exuberante e contemporâneo.

Sinopse: uma carta misteriosa leva o humilde servo a uma missão. Frei Bentinho deixa o claustro do monastério para uma aventura pelo esplendor do mundo e sua fé começa a ser testada. Sua missão é restaurar uma capela abandonada e às ruínas. Ao chegar, as coisas não parecem ser como são: quatro santos estão a lhe esperar.

Trilogia de Alice (São Paulo)

A peça Trilogia de Alice possui texto do irlandês Tom Murphy, direção de Carlos Gomes.

Sinopse: Trilogia de Alice faz uma radiografia psicológica de seu personagem central, Alice, em três momentos centrais de sua vida. Alice aos 25 anos: uma dona de casa entediada. Alice aos 40 anos: uma mãe resignada. Alice próxima dos 60 anos: uma senhora com uma existência cheia de dores empilhadas. Vencedor do 12º Festival da Cultura Inglesa 2008, o espetáculo flagra três etapas diferentes na existência de uma dona de casa insatisfeita no cotidiano da Irlanda suburbana.

Serviço:

Programação – Festival Internacional das Artes – FESTIA

26 de setembro, quarta-feira

Local: Escola Estadual Christiano Guimarães – Rua José Victor Hamacek, s/n – Sagrado Coração de Jesus (Sabará/MG)

16h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

28 de setembro, sexta-feira

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

19h30 – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

20h – Exposição fotográfica "Cenas de uma Trajetória Artística"

29 de setembro, sábado

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

16h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

18h – Sanctus – The Ultimate Miracle (Austrália – Brasil)

20h – Trilogia de Alice (Austrália – Brasil)

10h às 21h30 – Exposição fotográfica "Cenas de uma Trajetória Artística"

30 de setembro, domingo

Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Floresta (Belo Horizonte/MG)

11h – Controlled Falling Project / ThisSideUp Acrobatics (Austrália)

16h – Sanctus – The Ultimate Miracle (Austrália – Brasil)

18h – Trilogia de Alice (Austrália – Brasil)

9h às 20h – Exposição fotográfica "Cenas de uma Trajetória Artística"

Entrada Franca / Vaga Limitadas
Retirada de ingressos na bilheteria, 1 hora antes de cada apresentação

--

--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario