terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Oficinas Gratuitas na Funarte MG

A FUNARTE APRESENTA

NO RITMO DO CARNAVAL
Oficina do Projeto Percussão Brasil, que integra a Mostra Benjamin de Oliveira, prepara ritmistas para o carnaval de BH

[cid:ii_13c3aa3481e8c5c2]

Desde 2009, novos blocos de rua que surgiram em Belo Horizonte, e se juntaram aos blocos tradicionais da cidade, estão transformando o carnaval da capital. Com objetivo de formar ritmistas que contribuam com a renovação da festa belo-horizontina, a Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta) recebe, durante todos os sábados até o carnaval, das 14h às 17h, aulas da oficina de percussão do Projeto Percussão Brasil. Durante o carnaval, o bloco formado na oficina vai se juntar à folia nas ruas de BH.

Parte integrante da Mostra Benjamin de Oliveira, as atividades serão ministradas pelos percussionistas Rafael Leite, Bosco de Oliveira e Raphael Oliveira e são voltadas à formação de ritmistas, dentro do universo das tradições percussivas da cultura popular brasileira e com ênfase no samba e suas derivações. Serão realizadas, além das aulas teóricas e práticas, vivências com mestres e diretores de agremiações ligadas ao carnaval, buscando proporcionar aos interessados um aprofundamento dos conhecimentos gerais dos processos que envolvem a realização de atividades carnavalescas.

As aulas são gratuitas e não necessitam de inscrições prévias. Os instrumentos e todo o material para as aulas teóricas e práticas serão cedidos pelo Percussão Brasil.

SI OCÊ QUIZÉ VEM

Também integrando a programação de janeiro da Mostra Benjamin de Oliveira, o bailarino Rui Moreira – que está em cartaz na Funarte MG até o dia 27 de janeiro com o espetáculo Faça Algum Barulho – ministra a oficina Se ocê quizé vem. Do dia 12 ao dia 26 de janeiro, a oficina gratuita será ministrada quinta-feira a sábado, das 16h às 17h30. A oficina não exige inscrição ou experiência prévia e está aberta a todos os interessados acima de 15 anos.


MOSTRA BENJAMIN DE OLIVEIRA
Idealizada pela Cia. Burlantins, companhia teatral que tem à sua frente o cantor e compositor Maurício Tizumba, a mostra tem foco nas artes cênicas e prevê 77 dias de programação, sempre de quinta-feira a domingo. Ao todo, serão 21 espetáculos teatrais, de dança e de circo, entre apresentações para o público adulto e infantil. A programação contempla ainda oficinas e atividades especiais para escolas públicas.

O nome da mostra já revela seu eixo temático. Benjamin de Oliveira, patrono da Burlantins desde a fundação do grupo, nasceu em 1870 e foi o primeiro palhaço negro do Brasil. É considerado o criador do circo-teatro brasileiro, gênero que levava para as ruas paródias de operetas, contos de fadas teatralizados e grandes clássicos da literatura. Nos entreatos, cantava lundus, chulas e modinhas em companhia de seu violão. Ao escolher o nome daquele que era conhecido como "Rei dos Palhaços", a companhia reitera seu desejo de valorizar a riqueza cultural dos negros brasileiros. Os espetáculos e demais atividades trazem, portanto, a cultura afro como tema ou um elenco predominantemente negro. "Esses foram os critérios que nortearam a escolha dos grupos, mas somamos a isso a excelência dos trabalhos e dos profissionais envolvidos", explica Maurício Tizumba, diretor artístico da mostra.

Concorrendo com outros seis projetos, a Mostra Benjamin de Oliveira foi contemplada pela Fundação Nacional de Artes - Funarte no Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG 2012. Todas as suas atividades, portanto, serão realizadas no espaço da Fundação (Rua Januária, 68, Floresta) e elas serão gratuitas ou a preços populares.

SERVIÇO

MOSTRA BENJAMIN DE OLIVEIRA
Funarte MG (Rua Januária, 68, Floresta)

Oficina de percussão do Projeto Percussão Brasil
Todos os sábados, até o carnaval, das 14h às 17h
Sem necessidade de inscrição ou experiência prévia
Gratuita

Oficina Se ocê quizé vem
De 12 a 26 de janeiro, quinta-feira a sábado, das 14h às 17h30
Para maiores de 15 anos
Sem necessidade de inscrição ou experiência prévia
Gratuita

Espetáculo Faça Algum Barulho
De 3 a 27 de janeiro,
Quinta-feira a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h
O espetáculo integra também a 39ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança
R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia)
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo

Informações:
burlantins.com.br/benjamin<http://burlantins.com.br/benjamin> / facebook.com/burlantins<http://facebook.com/burlantins>




--
Atenção:Para responder um e-mail verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de
Belo Horizonte" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com - Cia da Farsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario