Quartas Culturais
Abrindo a programação:
Uma viagem pelo Musée du Louvre
Professor Luiz Flávio*
2 palestras (quartas-feiras), das 19:00 às 21:00:
Dia 20/02: Musée du Louvre - parte 1
Dia 27/02: Musée du Louvre - parte 2
Surgidos como templos das musas (deusas da memória), os museus são melhor compreendidos quando analisados em seu desenvolvimento histórico: desde os gabinetes de curiosidades, a partir do século XVI, até a conformação com que se disseminam a partir do século XVIII, se configurando como um dos mais importantes vetores no estabelecimento de uma cultura visual. Segundo Adorno, "há mais do que uma ligação fonética entre museu e mausoléu. Os museus são os jazigos de famílias das obras de arte". No entanto, numa perspectiva contemporânea, a concepção do museu passa a ser a de um espaço que se quer 'vivo', capaz de arquivar signos do passado e, ao mesmo tempo, agenciar significados que conectam tempos diversos, pelo atravessamento de diferentes campos do pensamento.
De castelo medieval, que fazia parte das fortificações de defesas contra os ataques bárbaros, a palácio da monarquia francesa e posteriores academias de Letras e Artes, a história do Musée du Louvre é extensa e fascinante até a sua transformação em Museu de Arte, após a Revolução Francesa de 1789 (e posterior consagração como o mais visitado e famoso dos museus). A sua coleção é uma das maiores e mais importantes do mundo, englobando milhares de objetos de valor cultural e obras de arte da Antigüidade até cerca de 1848.
Saiba mais e compreenda melhor sobre o Louvre, em duas palestras fartamente ilustradas, que abordará a história desta riquíssima coleção de arte! Neste momento em que presenciamos o "colapso do sistema discursivo do museu", como escreveu Douglas Crimp em "Sobre as ruínas do museu", re-visitar o museu de arte com os olhos do agora é, no mínimo, repensar a nossa própria história.
* Luiz Flávio é artista plástico e ex-professor de Estética da Escola Guignard/UEMG (de 1999 a 2006). Desde 2006, atua como professor de História da Arte em cursos de pós-graduação do PREPES e do IEC / PUC-Minas. E desde 2002, ministra diversos cursos livres nestas áreas, além de organizar visitas comentadas regulares a museus, galerias, bienais e mostras de arte no Brasil e na Europa, incluindo o Museu do Louvre.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Local: Atelier Lúcia Castanheira. Rua São Pedro da União, 106. Sion. BH.
Valor: 70,00 (palestra avulsa) / 120,00 (as 2 palestras)
Inscrições: Cássia Duarte > rduarte.bhz@terra.com.br / Tel.: 9362-4609
A programação seguinte das quartas culturais será apresentada na palestra do dia 27
Vagas limitadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário