quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pernambuco-Cia. Etc. lança o site Contracorpo: Conversando com Dança





http://senazero.files.wordpress.com/2013/04/flyer-finalizac3a7c3a3o.jpg


Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril, a Cia. Etc. lança o seu projeto Contracorpo: Conversando com Dança, um site com textos críticos e entrevistas em áudio com artistas da dança em Recife. O projeto tem o incentivo do Funcultura e será mantido durante todo o ano de 2013.

 

Para dar início às atividades do site, a primeira conversa será com o espetáculo Segunda Pele, do Coletivo Lugar Comum. As bailarinas-criadoras Liana Gesteira, Maria Agrelli e Renata Muniz são as entrevistadas, e os textos são de Giorrdani Gorki (Kiran) e Luciano Pontes, que serão postados no site com a possibilidade de comentários dos leitores. Todas as entrevistas estarão disponíveis no site e também no iTunes, em formato de podcast, além de serem doadas ao Acervo RecorDança, pioneiro no Brasil em acervo digital de dança.

 

"Este projeto está germinando desde 1998, quando fiz meu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo. Era um site de entrevistas em áudio com artistas de diversas linguagens artísticas. Na época era muito complicado conseguir hospedar arquivos de áudio na internet. Fui pesquisador do Acervo RecorDança, o que me deu uma base sólida para pensar a importância desses registros", esclarece Marcelo Sena, idealizador e editor do site e das entrevistas, que serão guiadas por ele e pela historiadora,  bailarina e integrante da companhia Elis Costa. Ambos vão buscar trazer o universo criativo dos artistas, com questões relacionadas ao espetáculo e ao seu contexto.

 

A companhia já tinha entrado em outras linguagens, quando em 2008 começou a fazer videodança. E na área do áudio produz, desde 2010, o podcast Rádio Etc., um programa em que os integrantes da companhia falam sobre os laboratórios de criação, projetos e também experimentam novas formas de levar a dança pelas ondas sonoras.

 

A data escolhida para o lançamento (29 de abril) é uma forma que a Cia. Etc. encontrou de  comemorar o Dia Internacional da Dança, data que homenageia o mestre francês de balé Jean-Georges Noverre (1727-1810), personalidade na dança de grande destaque, principalmente por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época:  Cartas sobre a Dança, com questões pertinentes até os dias atuais.

 

Além deste projeto, a. Etc. lança o site da companhia com novo visual e totalmente reestruturado para tornar mais fácil o acesso às criações em dança, videodança e audiodança que a companhia vem produzindo desde 2000.

 

Também participam do projeto Hudson Wlamir na produção, Caio Lima na técnica de som, Thiago Liberdade na identidade visual e Alux Net no site.

 

 

SERVIÇO:

Contracorpo: Conversando com Dança

www.contracorpo.ciaetc.com.br

Acesso livre a partir de 29 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario