terça-feira, 27 de agosto de 2013

Critica- Vexame em cartaz no RJ

Em cartaz no shopping da Gávea.
PARABÉNS AOS ATORES  AMAURy REIS, LUCIANA BAHIA, 
E TODA A FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

O LADO PITORESCO DO CIÚME
 
Não é segredo para ninguém que todo casal passa por algum tipo de problema, isso é fato! Ao longo da vida conjugal, um discordará do outro nem que seja, ao menos, uma vez. O ciúme, muita das vezes, ajuda a complicar esse cotidiano, mas quando deixa de ser algo normal e torna-se doentio a situação tende a piorar gradativamente e surpresas começam a emergir. "Vexame" aborda exatamente isso, escancarando de forma quase surreal o medo da traição. E, sem perder a verossimilhança, nos entrega na bandeja um prato repleto de confusões hilariantes e possíveis verdades sobre a vida amorosa desse casal sufocado por desconfianças e crises absurdas de um noivo completamente fora do seu juízo normal.
 
A história do casal problemático é batida e muitas vezes transformada em comediazinhas de segunda por diversos autores desatentos que se utilizam da fórmula para criar situações bregas e enjoativas.
 
O texto de Wesley Marchiori cairia facilmente nessa mesma emboscada se não fosse por uma única coisa: ele consegue ser extremamente minucioso no desenrolar da trama. O autor praticamente escava cada circunstância em busca da brecha perfeita para transformar em novidade o que já foi mais do que desfrutado. Marchiori abusa do exagero e do lado grotesco do sentimentalismo, mas não se permite, nem por um segundo, que seu enredo se reduza a algo piegas ou sem graça. De forma inteligente, o texto nos transporta para um cotidiano enlouquecido, porém extremamente sincero aos olhos da figura masculina.
 
Inês Peixoto nos apresenta uma direção firme e extremamente pontuada, uma herança, talvez, de sua passagem bem sucedida pelo famigerado Grupo Galpão de Minas Gerais. Peca por poucas vezes ao exceder demais, utilizando-se de partes de um mesmo cenário para diferentes situações. Independente disso, consegue construir uma linguagem inovadora e, com poucos recursos, trabalha a boemia como suporte principal para a luta de um homem que tenta a todo custo provar que está sempre certo, mesmo diante de suas explícitas loucuras.
 
Os atores Amaury Reis e Luciana Bahia estão extremamente afinados. Conseguem segurar durante todo tempo o humor que é necessário para dar vida ao texto. Luciana se equilibra com sutileza entre a sensibilidade de uma mulher doce e a energia de alguém que está preste a explodir. Já Amaury se transforma em cena na pele do companheiro neurótico, completamente desconfiado, que vasculha desde o celular até faturas de cartão de crédito na tentativa de descobrir um ato de infidelidade. A composição de seu personagem é tão bem elaborada que, mesmo odiando suas atitudes, conseguimos perdoá-lo com facilidade.
 
 
O cenário e o figurino de Kalluh Araújo são retratados de forma básica, através de roupas do dia a dia e antigas mesas espalhadas pelo o palco. As mesas criam sensações de diferentes tipos de locações e cumpre seu papel no espetáculo que não exige muito mais do que isso.
 
A iluminação de Telma Fernandes chega a ser interessante, mas só consegue ganhar vida em colaboração com a maravilhosa trilha sonora criada por Eduardo Moreira. As duas alinham com arrepio as expressões de cada um dos dois personagens, nos remetendo à vida do boêmio, do sofredor, do amargurado na mesa de um bar preparado para contar sua triste historia para o primeiro que aparecer, que nesse caso é o próprio espectador.
 
Embora o título seja propício para as atitudes do personagem, a peça passa longe de ser um vexame. Ao invés disso causa um impacto notável e deixa uma mensagem importante para a sociedade sobre esse problema que é tão comum na vida de todos hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario