sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade | Oficinão Galpão Cine Horto 2013 [edição comemorativa]

 

Reunindo em seu elenco e equipe apenas pessoas que já participaram de edições anteriores do projeto, o espetáculo ENSAIO DE MENTIRA ou o último ensaio para dizer a verdade é, antes de tudo, uma celebração à vida e a arte. Sob direção de Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia, que voltam a conduzir uma edição deste projeto, a montagem marca também o reencontro com o dramaturgo Luis Alberto de Abreu, que presta colaboração dramatúrgica para o espetáculo. Abreu já havia participado da décima edição do projeto, assinando a dramaturgia de Lúdico Circo da Memória (Oficinão 2007).

ENSAIO DE MENTIRA nasce do desejo de se investigar as relações entre vida e arte, criadores e criaturas, realidade e ficção. O processo de criação priorizou um mergulho em temas importantes e urgentes para cada um de seus integrantes. O que move o artista? O que move o indivíduo enquanto artista? O que queremos dizer? Como e a quem queremos dizer? Em cena, o último ensaio de um cabaré decadente, antes da chegada do público. Questões íntimas e pessoais de cada personagem os fazem continuar ali, se apresentando nesse show e resistindo às intempéries deste ambiente. Verdades e mentiras permeiam o discurso de cada um, numa fusão entre as vozes do indivíduo e do personagem. A ausência de coxias no palco e a cenografia aparentemente inacabada desmascaram os bastidores desse ensaio e tornam ainda mais tênue a linha que distingue o que é encenação e o que é real. As imagens projetadas são resultado de uma câmera que tenta multiplicar a simultaneidade dos acontecimentos e informações, próprios dos dias atuais. Já não sabemos se é um simples making off ou um Big Brother. Colorindo essa aparente precariedade e indefinição, a música executada e cantada ao vivo pelos atores, emoldura os números do cabaré, alentando as dores e alegrias dos personagens.

Em junho, deu-se início ao processo de criação deste espetáculo, um encontro onde fora proposto começar do zero, de uma folha em branco. A partir de desejos individuais dos atores, de provocações da direção, dramaturgia e colaboradores, cenas foram sendo erguidas e, jogando com improvisações, desejos e caminhos foram revelados, objetivando, principalmente, extrair deste encontro de seres humanos a direção que melhor os representasse.

Assim, o espetáculo traz consigo profundas marcas de uma experiência real do processo, que de tão forte contaminou de forma decisiva seu resultado na ficção. Selecionado para integrar esse elenco, o ator José Maria Mendes faleceu durante o processo de montagem, aos 75 anos. Esse encontro deixou marcas que interferiram incisivamente nos rumos da criação  do espetáculo que, direta ou indiretamente, abriga a presença deste “jovem” ator entre nós.

 

 

CAIO OTTA
Assessor de Comunicação
(31) 3481-5580 | 8464-5694
www.galpaocinehorto.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario