Publicada em 19/02/2014, às 11h03
Por Tati Wuo
Abertas inscrições para oficina de modelagem e elaboração de projetos culturais
Imagem Divulgação
Curso para capacitar cidadãos para transformar ideias em projetos será oferecido por meio da Lei Rubem Braga
Boas ideias podem render ótimos frutos. Mas, para que as ideias ganhem vida, é preciso um bom planejamento antes da ação. Com o objetivo de capacitar cidadãos para uma atuação empreendedora, com possibilidade de transformar propostas em projetos, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Lei Rubem Braga, realiza a oficina "Capacitação Básica em Modelagem de Projetos Culturais", com turmas começando já na próxima terça-feira (25).
As aulas acontecerão no auditório da Semc em três turmas diferentes. Nos dias 25 e 26 de fevereiro (terça e quarta-feira), os alunos poderão fazer aulas em duas turmas: das 9 às 12 horas ou das 14 às 17 horas. Em março, nos dias 10 e 11, as aulas da terceira turma acontecerão das 18 às 21 horas. "Abrimos horários variados para que todos possam participar", explica Rosa Rasuck, analista cultural da Semc e que vai ministrar as oficinas.
Entre os assuntos tratados nas aulas, estão informações básicas sobre o Sistema Nacional de Cultura, conhecimentos de modelagem, elaboração e alinhamento de projetos com foco na diversidade, marketing cultural, financiamento à cultura, noções básicas sobre orçamentos, cronograma e gestão de projetos. "Vamos também tratar das etapas necessárias para a construção de um projeto que reflita as verdadeiras necessidades da produção e execução das ações propostas", pontua Rosa.
Assim, através de apresentação teórica e atividades práticas, o participante poderá organizar suas ideias e suas ações em formato de projeto escrito, de maneira a possibilitar o alinhamento para formulários de editais e outras propostas artísticas e culturais.
"Capacitar o cidadão na modelagem e elaboração de projetos culturais e, posteriormente, fazer de maneira adequada o gerenciamento deles é uma das responsabilidades da Secretaria de Cultura. Ampliar o conhecimento das necessidades de produção e gestão setorizados tornará todos mais informados do papel que artistas e agentes culturais têm enquanto promotores de bens simbólicos, inseridos em sistemas de políticas públicas, principalmente às tocantes à transversalidade da cultura, no qual a dimensão simbólica está intimamente ligada à econômica e à cidadã", completa Rosa.
Inscrições
As inscrições para as oficinas devem ser feitas por e-mail ou telefone (verifique informações abaixo). São cerca de 30 vagas para cada turma. A participação na oficina é gratuita.
Serviço
Oficina “Capacitação Básica em Modelagem de Projetos Culturais”, com Rosa Rasuck
Local: auditório da Secretaria Municipal de Cultura - Rua Treze de Maio, 45, 5º andar, Centro
- Turma 1 – 25 e 26/02 (terça e quarta-feira), das 9h às 12h
- Turma 2 – 25 e 26/02 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h
- Turma 3 – 10 e 11/03 (segunda e terça-feira), das 18 às 21h
Inscrições
Por e-mail: rrasuck@correio1.vitoria.es.gov.br ou leirb@correio1.vitoria.es.gov.br
Por telefone: 3132-5292 / 3132-2076
Informar nome completo, e-mail, telefone, setor artístico e turma escolhida.
Vagas: 30 participantes por turma
Participação aberta ao público. Cada participante deverá trazer seu próprio material de anotação (papel, caneta, lápis, borracha).
Com edição de Matheus Thebaldi
|
Rosa Rasuck Analista Cultural Secretaria Municipal de Cultura/Assessoria Técnica Rua Treze de Maio, 45 - 3º andar - Centro Tels: (27) 3132-2076 / 98821-3684 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário