sábado, 15 de março de 2014

Apoie o Espaço Comum Luiz Estrela









A sua colaboração é para iniciarmos as obras de restauração do Espaço Comum Luiz Estrela, um espaço livre de formação artística, aberto e autogestionado que ocupa um casarão tombado em Belo Horizonte. A primeira etapa para salvar o Casarão é o escoramento da estrutura e ela é urgente: a casa está caindo. Esse sonho coletivo e compartilhado, por outro lado, está apenas começando. Venha fazer parte dessa história!


No dia 26 de outubro de 2013, um grupo de artistas e ativistas de Belo Horizonte ocupou um casarão histórico, de propriedade do governo estadual, que estava abandonado há 19 anos. A abertura do emblemático casarão, um marco para a cidade, dava início ao Espaço Comum Luiz Estrela, criado com o objetivo não apenas de salvar o imóvel tombado da total deterioração, mas também de se converter em um espaço livre de formação artística, aberto e autogestionado. Desde então, o prédio da Rua Manaus, número 348, vem recebendo em seu pátio externo uma série de atividades culturais.

A experiência do Espaço Comum Luiz Estrela representa, no contexto de Belo Horizonte, a urgência, a possibilidade de existência e a potência de uma cultura independente, livre das amarras do mercado e dos mecanismos de incentivo. Representa, ainda, o desejo compartilhado da sociedade assumir para si as rédeas dos processos de transformação e de efetivá-los coletivamente e colaborativamente, salvaguardando, independentemente do poder público, a memória da cidade.

O apoio da comunidade, a luta e a coerência da proposta fizeram com que o Estado reconhecesse a legitimidade do Espaço e formalizasse a cessão do mesmo à sociedade civil pelo período de 20 anos. Tanto a restauração do imóvel quanto a existência e resistência desse espaço aberto a processos criativos, autogestão, experimentações e debates depende, agora, do apoio de todos.


No dia 26 de dezembro de 2013, diante das fortes chuvas do final do ano e do risco de desabamento da laje, o Casarão foi fechado por medidas de segurança, tendo sido mantidas as atividades culturais em seu pátio externo. Já foram realizadas medidas emergenciais, sem interferência na estrutura do imóvel, para impedir a entrada de água pluvial e diminuir o sobrepeso da edificação.

Agora, a primeira etapa para a restauração do imóvel é manter a casa em pé, eliminando os riscos de desabamento. Para isso, um grupo de arquitetos e engenheiros desenvolveu, voluntariamente, um projeto para escoramento do interior, da fachada, das laterais e do telhado. Como o imóvel é histórico e tombado como patrimônio cultural da cidade, esse projeto segue as determinações da Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Com um total de 45 mil reais será possível realizar o escoramento e cobrir os custos do Catarse e das recompensas.

Após o escoramento do Casarão, será implementado o Laboratório Comum de Pesquisa, Formação, Restauro e Zeladoria que prevê uma série de intervenções a serem desenvolvidas no tempo estimado de dois anos, compreendendo ações de recuperação estrutural do edifício, restauro do bem e pesquisas histórica, antropológica, arqueológica e psicossocial.

Tanto a reforma e o restauro quanto o desenvolvimento das pesquisas serão viabilizados pela doação dos conhecimentos e serviços dos profissionais envolvidos e terão o acompanhamento de grupos de pesquisa e professores de diversas universidades como a Universidade Federal de Minas Gerais e a PUC Minas.


O Espaço Comum Luiz Estrela não tem fundos, nem financiadores públicos ou privados e nem fonte fixa de renda, mas acredita que conseguirá, pervertendo a lógica do mercado, tornar realidade este sonho. Acredita, ainda, que é possível criar em conjunto, de forma compartilhada e colaborativa, outras formas possíveis de relacionamento com a cidade e a com a criação, produção e fruição cultural.

Esta plataforma, o Catarse, permite o financiamento de um projeto por meio de crowdfunding (financiamento coletivo), na qual pessoas apoiam projetos criativos optando por um valor a ser contribuído de acordo ou não com a recompensa desejada. Se conseguirmos atingir o valor total pedido pelo projeto, podemos colocá-lo em prática. Caso o valor não seja atingido ao final do prazo, todos recebem sua contribuição de volta e podem optar por financiar outro projeto ou receber o reembolso em sua conta.

A escolha do Catarse se dá por dois motivos:

Primeiro, acreditamos que o crowdfunding é o meio mais próximo aos ideais do Espaço Comum Luiz Estrela (colaborativo e em rede). Não temos dúvida de que seria possível encontrar empresas ou leis de incentivo para viabilizar financeiramente os gastos que o prédio histórico possa ter, mas apostamos que dá pra fazer diferente.

Segundo, a obra é urgente, pois a casa está, literalmente, caindo e a cessão do prédio pelo Governo do Estado teve como condição a imediata recuperação do imóvel.


Todas as recompensas foram coletadas com artistas e gravuristas que acreditam na proposta do Espaço Comum Luiz Estrela. Você também pode nos oferecer algum presente para usarmos na campanha ou seu talento e força de trabalho na obra. Na aba “novidades” é possível encontrar os links necessários para se informar como participar.


Luiz Otávio da Silva, mais conhecido como Luiz Estrela vivia na rua e era amigo de muitos, principalmente dos artistas e dos habitantes do centro da cidade de Belo Horizonte. Poeta, escrevia seus pensamentos em folhas soltas, numa espécie de diário desencadernado. Participava das mobilizações artísticas e culturais da cidade, como carnaval de rua, Praia da Estação, Festival de Performance, atrações no Teatro Espanca!, no Nelson Bordello, entre outras.
Era ainda um militante da diversidade. Homossexual, o Luiz Estrela era muitos, de muitas histórias, de muitas pessoas e foi covardemente assassinado por espancamento no centro de BH na noite de quarta feira, 26 de junho de 2013. Sua morte brutal não foi investigada. Virou mais uma estatística para o poder público. Nos últimos dois anos, mais de 100 moradores em situação de rua foram assassinados em BH.


Veja o Vídeo:


http://vimeo.com/86613645


Outras matérias e informações sobre o Espaço Comum Luis Estrela:


http://www.otempo.com.br/tv/espa%C3%A7o-comum-luiz-estrela-%C3%A9-limpo-por-artistas-e-moradores-de-bh-1.737358

http://vejabh.abril.com.br/edicoes/grupo-transforma-predio-publico-abandonado-espaco-comum-luiz-estrela-760188.shtml

https://www.facebook.com/espacoluizestrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario