terça-feira, 28 de abril de 2015

Teatro Klauss Vianna-Audiência Pública-Urgente!


Caros Amigos artistas cênicos, produtores culturais, diretores de entidades culturais, jornalistas, escritores, músicos, cineastas, artistas plásticos, arquitetos, advogados, ex-secretários municipais e estaduais de cultura, vereadores, sindicalistas e comunidade em geral.

 

Não é a primeira vez que Belo Horizonte perde uma casa de espetáculos e nem dezenas de cinemas de rua que foram fechados nas últimas décadas. Foram muitos os atos de destruição e desrespeito para com a cultura, artistas e público em nossa cidade.

 

Agora vemos com tristeza que o Teatro Klauss Vianna, instalado desde 1985 no prédio da Afonso Pena 4001, antiga Telemig, será desmanchado por ordem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que entrou na posse daquele imóvel no ano de 2014, para que seja transformado em um simples auditório.

 

O Teatro Klauss Vianna é uma das melhores casas de espetáculos que Belo Horizonte possui, não só em seus aspectos técnicos, que custaram alguns milhões aos cofres públicos desde a sua inauguração, mas também no conforto que traz aos espectadores e pela presença constante de uma programação que sempre atendeu a todas as áreas da produção artística.

 

Vale dizer que mesmo após a privatização da Telemig, a Telemar/Oi manteve o compromisso de fazer o teatro continuar funcionando, como também realizou uma grande e cara reforma em 2005 e assumiu a administração do mesmo até os dias de hoje.

 

Há algum tempo alguns artistas de vários segmentos e movimentos estão se mobilizando para que o Teatro Klauss Vianna continue sendo uma casa de espetáculos importante para o público e vital para a nossa criação artística.

 

É hora de aumentarmos este movimento e darmos a ele mais peso e presença junto à comunidade, mídia e aos poderes do estado. Neste sentido foi marcada para a próxima quarta-feira, dia 29 de abril,  às 16:30 horas, na Assembléia Legislativa do Estado, uma audiência pública convocada pelo Deputado Durval Angelo, com as comissões de Cultura e Direitos Humanos, visando estabelecer uma linha de ação coerente e coesa em defesa do Klauss Vianna, hoje parte do Patrimonio Cultural de nossa Capital.

 

Sendo assim apelo a todos para que compareçam em peso a esta audiência, divulguem esta convocação, repassem a suas listas de contatos e vamos nos unir em torno desta causa da mesma forma que o fizemos em defesa do antigo Teatro Municipal (Cine Metrópole), depois derrubado com autorização do governo à época (1984). Com a causa perdida e o inconformismo dos artistas, não houve alternativa ao governo senão construir o Teatro Telemig, hoje Klauss Vianna, como forma de compensação pelo descaso com o Metrópole. Portanto este teatro é dos artistas e da comunidade de Belo Horizonte e não de uma instituição que, até pela suas atribuições e pela formação humanística de seus membros, deveria dar o bom exemplo ao preservar o patrimonio cultural de nosso estado.

 

Apelo e convoco a todos para que entrem em campo nesta nova luta em defesa de nossos locais de trabalho.

O TJMG não precisa destruir o Teatro Klauss Vianna para ter um auditório. Quem constrói um teatro tem um auditório, quem constrói um auditório não tem mais que isso.

 

Por favor, compareçam e confirmem presença pelo e-mail do Deputado Durval Angelo: dep.durval.angelo@almg.gov.br

Esperamos vocês. Vejam abaixo o ritual da audiência e os integrantes das comissões.

Com meu abraço fraterno

Pedro Paulo Cava

(anexo uma foto de Klauss Vianna)

Pauta da 1ª Reunião Conjunta - Audiência Pública

Quarta-feira 29 Abril 2015, 16:30
Local: Teatro da Assembléia ou Plenário (Tel: 21087827)
Comissão de Cultura

Membros Efetivos

Membros Suplentes

Dep. Bosco/PT DO B (Presidente)

Dep. Doutor Jean Freire/PT

Dep. Cristina Corrêa/PT (Vice-Presidente)

Dep. Elismar Prado/PT

Dep. Ione Pinheiro/DEM

Dep. Arlen Santiago/PTB

Dep. Thiago Cota/PPS

Dep. Glaycon Franco/PTN

Dep. Wander Borges/PSB

Dep. Arlete Magalhães/PTN

Comissão de Direitos Humanos

Membros Efetivos

Membros Suplentes

Dep. Cristiano Silveira/PT (Presidente)

Dep. Ricardo Faria/PC DO B

Dep. Durval Ângelo/PT (Vice-Presidente)

Dep. Emidinho Madeira/PT DO B

Dep. Carlos Pimenta/PDT

Dep. Missionário Marcio Santiago/PTB

Dep. Duarte Bechir/PSD

Dep. Fábio Cherem/PSD

Dep. Paulo Lamac/PT

Dep. Cabo Júlio/PMDB

Assessor: Neide Meire da Silva Rosa (Tel: 21087692)
Apoio: Elizabete Nunes de Jesus (Tel: 21087659)
Consultor: Ana Cristina de Carvalho Pontes (Tel: 21087684)
Apoio ao evento: Seila Aparecida Rocha (Tel: 21087161)


1a. Parte - Expediente

Leitura e aprovação da ata;
Leitura da correspondência e da matéria recebida;
Designação de relator;


2a. Parte - Ordem do Dia/Pauta

Finalidade: debater, em audiência pública, decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais de fechar o Teatro Klauss Vianna a partir de de julho de 2015.
Autor do(s) requerimento(s):
Dep. Durval Ângelo

Convidados:
Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - Tjmg;
Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, secretário de Estado de Cultura - CONFIRMADO;
Rômulo Duque de Azevedo, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais - Sinparc - CONFIRMADO;
Berenice Menegale, diretora da Fundação de Educação Artística;
Maria Regina Fagundes Amaral, integrante do Movimento Viva Klauss;
Ana Íris Teixeira Silveira -Titane, integrante do Movimento Viva Klauss.

Discussão e votação de proposições da comissão
Esta pauta poderá sofrer alterações até 24 horas antes da sua realização (parágrafo único do artigo 120 do Regimento Interno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario