V Festival Internacional de Teatro para Bebês traz grupos da Espanha, Chile e Brasil
Com foco no intercâmbio de linguagens no Teatro para Bebês – contemplando música, dança e teatro – o Primeiro Olhar - V Festival Internacional de Teatro para Bebês acontece de 13 de agosto a 4 de setembro, em São Bernardo do Campo (no CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas) e de 20 de agosto a 4 de setembro de 2016, em São Paulo (no Espaço Sobrevento). As apresentações têm entrada franca e acontecem aos sábados e domingos, às 11h e 14h.
Com realização do Grupo Sobrevento, a quinta edição reunirá grupos do Brasil, da Espanha e do Chile. A Cia La Casa Incierta (Espanha) apresenta Quem era eu antes de ser eu. A Cia. Manada (Chile) traz o espetáculo Vaga-Lumes. Representando o Brasil, o festival traz Achadouros, criação coletiva de Brasília e o espetáculo cênico-musical Crianceiras Bebê, de Márcio de Camillo (Mato Grosso do Sul). O Grupo Sobrevento apresenta a pré-estreia de sua nova criação - Terra -, além de dois espetáculos de seu repertório, Meu Jardim e Bailarina.
Destinado à primeira infância, o festival contará com uma programação de 26 apresentações, oficina de Teatro para Bebês - direcionada a artistas e educadores -, mesa-redonda com o tema Arte na Primeira Infância e a exibição do documentário O Começo da Vida, de Estela Renner.
O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo,.com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
PROGRAMAÇÃO
MÁRCIO DE CAMILLO | MATO GROSSO DO SUL_BRASIL
Espetáculo Crianceiras Bebê
13 e 14 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, onde o cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta poemas de Mario Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda - violão, viola caipira, mandoline e braguinha - e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade, quanto para os adultos que as acompanham. Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.
Ficha Técnica_Composição e Interpretação: Márcio de Camillo/ Direção: Luiz André Cherubini/ Percussão cênica: Nath Calan/ Iluminação: Camila Jordão / Cenotécnico: Paulo Higa / Sonorização: Roberta Siviero/ Produção: Izabella Maggi
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
Espetáculo Terra
20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
28 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Desenterra os seus segredos, que são as coisas pequenas de que é feito o amor e que cultivamos na terra. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.
Ficha Técnica_Texto, Interpretação e Direção Geral: Sandra Vargas / Direção Musical: William Guedes / Cenário e adereços: Sueli Andrade e Liana Yuri / Iluminação: Renato Machado / Preparação Corporal: Sueli Andrade e Almir Ribeiro / Figurino: Sandra Vargas
CIA. MANADA | CHILE
Espetáculo Vaga-Lumes
20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Adormecidos em uma pequena poça de água, eles sonham com os sons que vem do bosque: a água, o vento, a água da chuva. E quando acordam? O que eles fazem? Vaga-Lumes é um espetáculo que une o balé a um suporte multimídia: o video-mapping. O espetáculo se baseia em uma pesquisa visual e cognitiva junto às crianças de 0 a 3 anos. A dança se mostra como um jogo divertido e natural, explorando movimentos como pular, esticar-se, inclinar-se, elevar-se, girar, deslizar-se, não perdendo de vista a criação de uma coreografia poética e delicada.
Ficha Técnica_Direção: Francisco Medina e Carla Castro / Coreografia: Carla Castro/ Dançarinos: Rodrigo Escobar e Claudia Valenzuela / Música original: Cuti Aste / Projeções: NewMédia Lab / Produção: Francisco Medina
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
Espetáculo Bailarina
27 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. Vídeo no Youtube: https://youtu.be/HueVhLvIqAY
Ficha Técnica_Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Dramaturgia: Sandra Vargas/ Atriz-manipuladora: Sandra Vargas/ Direção Musical: Luiz André Cherubini/ Cenografia, bonecos e adereços: Grupo Sobrevento/ Figurinos: Sandra Vargas/ Direção de Produção: Grupo Sobrevento/ Produção Executiva e Assessoria de Comunicação: Lucia Erceg
CRIAÇÃO COLETIVA | DF_BRASIL
Espetáculo Achadouros
27 de agosto às 11h e às 14h |Espaço Sobrevento – São Paulo
28 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
O ser humano e sua chegada no mundo. Vestígios de degradação ou matéria prima para criação? Um universo a ser desvendado. A percepção de si, do outro, das diversas formas de vida. O poder imaginativo que leva à transformação e à reorganização da realidade.
Duas personagens convidam o público a aventurar-se com elas em seu quintal imaginário. Em uma encenação poético-teatral, o espetáculo conduz o espectador a uma arqueologia das memórias da infância e apresenta a cada um a possibilidade de escrever sua própria história.
Achadouros é uma poesia de esperança na capacidade criativa do ser humano e no poder regenerativo da natureza.
O espetáculo trabalha com o conceito de "ressignificação" dos objetos. Como é o caso das inúmeras sacolas de plástico na cor branca compondo o cenário, que hora se transformam em galinha, cachorro, peixe e até borboletas que – literalmente – voam e também assumem o papel de água do mar, do rio ou do lago.
ACHADOUROS foi criado em 2015, inspirado no livro de poesias "Memórias inventadas – para crianças" do poeta cuiabano Manoel de Barros. Trata-se de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília (DF) em um processo de criação colaborativa. Desde sua estreia em agosto de 2015, Achadouros realizou 31 apresentações em teatros e creches em diversas localidades do DF – Plano Piloto, Vila Telebrasília, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Paranoá e Varjão. Integrou a programação do II Festival Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância do DF, mostra associada ao Festival Cena Contemporânea 2015, e a Primavera do Teatro - Mostra para Infância e Juventude, em Brasília (DF). Recentemente ganhou o prêmio SESC de Teatro Candango de 2015, como melhor espetáculo infantil.
Vídeo no Youtube: https://youtu.be/8puhvNUq0wU
Ficha técnica do espetáculo: Atrizes/palhaças: Caísa Tibúrcio e Nara Faria/ Direção: José Regino/ Coordenador de montagem e Iluminação: Marcelo Augusto Santana/ Cenário: Chico Sassi/ Dramaturgia: Criação colaborativa/ Figurino: José Regino/ Produção: Pedro Caroca
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL
Espetáculo Meu Jardim
3 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.
Vídeo no Youtube: https://youtu.be/wezmQTH5KfM
Ficha Técnica: Texto: Mandana Sadat/ Tradução e adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana/ Direção geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Cenografia, bonecos e adereços: Grupo Sobrevento/ Orientação cenográfica: André Cortez/ Figurino: Thais Larizzatti/ Direção musical e músicas originais: João Poleto/ Iluminação: Renato Machado/ Montagem e operação de luz: Marcelo Amaral/ Monitoria: Agnaldo Souza/ Orientação coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico/ Produção executiva: Lucia Erceg
CIA. LA CASA INCIERTA | ESPANHA
Espetáculo Quem era eu antes de ser eu
3 de setembro às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo
4 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo
Uma experiência teatral para mães, pais, recém-nascidos e crianças. Entre pais e bebês, há um mundo que transforma o mundo. O texto foi criado a partir da pergunta de nossa filha: "E o que aconteceu antes? Onde eu estava quando eu ainda não era eu?". Não soubemos responder... E balbuciamos, torpemente... E nossa filha continuou: "Não me lembro.. antes de eu nascer... não me lembro". E por um momento, pensamos no que teria acontecido se nossa filha, que nos perguntava isso com dois anos e meio de idade, não tivesse nascido.
Ficha técnica do espetáculo: Dramaturgia e direção: Carlos Laredo/ Interpretação: Carlos Laredo, Clarice Cardell e Mikhail Studyonov / Produção: Clarice Cardell / Ambientação cenográfica: La Casa Incierta / Composição musical: Alexander Scriabin / Pianista e direção musical: Mikhail Studyonov
ESTELA RENNER | BRASIL
Documentário O começo da vida
4 de setembro, às 11h | Espaço Sobrevento – São Paulo
Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?
Oficina Teatro para Bebês
30 e 31 de agosto; 1 de setembro, das 19h às 21h30
CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso
São Bernardo do Campo
Mesa-Redonda Arte na Primeira Infância
Cia. La Casa Incierta, Grupo Sobrevento e Elaine Lindolfo | Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo
2 de setembro, às 19h
CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso
São Bernardo do Campo
Serviço
PRIMEIRO OLHAR – V FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS
De 13 de agosto a 4 de setembro
CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas. Praça São José, 240 – Baeta Neves –
São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582.
De 20 de agosto a 4 de setembro
Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca –
São Paulo – Telefone: (11) 3399-3589.
As atividades formativas serão realizadas no CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – São Bernardo do Campo.
Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.
Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.
Capacidade e recomendação: 80 lugares - destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.
Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC).
É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br
Os Criadores do Projeto
PRIMEIRO OLHAR é uma Mostra idealizada pelo GRUPO SOBREVENTO e pela Companhia LA CASA INCIERTA, parceiros há treze anos na iniciativa de desenvolver um Teatro para Bebês no Brasil. É dos dois a curadoria desta Mostra, realizada pelo Grupo Sobrevento com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Sobre as companhias participantes
CRIAÇÃO COLETIVA | BRASÍLIA_DF
As atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria estudaram o universo infantil, em visitas a uma creche, durante um mês, na companhia do diretor teatral José Regino. O resultado desse aprendizado foi essencial para a montagem de ACHADOUROS - primeiro espetáculo do Coletivo. "A primeira infância é um lugar onde o jogo poético surge de brincadeira. Nela encontramos fecundo material para o fazer artístico, pois nessa fase o espanto com as coisas 'óbvias' da vida é evidente. As crianças estão em 'estado de poesia', a linguagem e o corpo estão ainda brincando, na sua formação", afirma o diretor José Regino, que trabalha com Teatro para Bebês há mais de seis anos e criou os espetáculos "Panapanã" e "Alma de Peixe".
MÁRCIO DE CAMILLO | CAMPO GRANDE_MS
Márcio De Camillo é cantor, compositor e instrumentista, criado no Mato Grosso do Sul, cenário que compôs a base inicial do seu estilo musical. Envolvido em projetos de destaque como o espetáculo "Crianceiras" e o trio Hermanos Irmãos, o músico tem no currículo importantes realizações. Foi apresentador do programa "Meu Mato Grosso do Sul", exibido pela TV Morena/REDE Globo de 2012 a 2015. Criou e dirigiu a Mostra Violas do Brasil e o Festival Música do Brasil Central, ambos no CCBB/Rio, além do CD "Gerações" no qual reuniu 42 artistas da música sul-mato-grossense. Em duas décadas de carreira, Márcio De Camillo lançou oito CDs e um DVD, sendo quatro discos solos, dois CDs com o Trio Hermanos Irmãos e dois álbuns infantis. Márcio de Camillo é criador do Projeto Crianceiras, que consiste em musicar, para crianças, a obra de poetas brasileiros e apresentar as canções em CDs e espetáculos cênico-musicais. Crianceiras 1 reúne poesias de Manoel de Barros e seu show, já há 4 anos em circulação, apresentou-se em cidades brasileiras de diferentes estados - MS, SP, RJ, MT, MG, SC e no DF, sempre com grandes plateias. Crianceiras 2, por sua vez, reúne poesias de Mario Quintana e teve o seu CD lançado recentemente. Ambos os CDs foram indicados para o Premio da Música Brasileira na categoria "Melhor Álbum Infantil". Em uma experiência ousada e pioneira, o novo show começa voltado para bebês e, só mais adiante, terá uma versão para palcos tradicionais e para crianças de todas as idades. "Compor para crianças foi, sem dúvida, o projeto mais desafiador e que mais me realizou, em minha já longa carreira de compositor. Acredito na inteligência e na sensibilidade das crianças desde que nascem e este novo show será, a cada nova apresentação, uma aventura emocionante, uma descoberta, tanto para os bebês, quanto para mim", relata o compositor.
CIA. MANADA | CHILE
A Cia. MANADA é um coletivo formado por atores, dançarinos e artistas visuais, liderados por Francisco Medina. A companhia reúne artistas profissionais do mais alto nível artístico e técnico, buscando um apuro nas suas encenações, que podem ser voltadas para diferentes públicos. Vaga-Lumes é o seu primeiro trabalho destinado à Primeira Infância. Estreado em 2015, já conquistou um grande êxito no Chile, vencendo a desconfiança provocada por seu trabalho pioneiro.
O GRUPO SOBREVENTO é uma das companhias brasileiras de Teatro que mais se apresentam no exterior. No Brasil, realizou diversos eventos internacionais e faz a curadoria de muitos Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Animação, sua especialidade. Tem renome internacional e uma carreira sólida de 30 anos. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios (Mambembe, APCA, Shell e Estímulo) e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem. Realiza, em parceria com a Cía. La Casa Incierta, desde 2010, a Mostra PRIMEIRO OLHAR - Festival Internacional de Teatro para Bebês, em São Bernardo do Campo e São Paulo. Em 2011, realizou o PRIMEIRO TEATRO: I Ciclo Internacional de Teatro para Bebês, em Brasília e no Rio de Janeiro.
LA CASA INCIERTA é precursora do Teatro para Bebês na Espanha e direciona seu trabalho a este público há 16 anos. Realizou oito ciclos internacionais de Teatro para Bebês em seu país. Seu diretor, Carlos Laredo, dirigiu por 10 anos o Festival Teatralia, um dos maiores eventos de artes para crianças da Europa, e também ocupou a direção da Rede de Teatros de Madri. É parceira do Sobrevento na criação e realização das Mostras PRIMEIRO TEATRO e PRIMERO OLHAR e organiza em Brasília, em 2016, a terceira edição do PRIMEIRO OLHAR naquela cidade.
Ficha Técnica do Festival
Realização e direção de produção: Grupo Sobrevento Curadoria: Grupo Sobrevento e Cia. La Casa Incierta Produção executiva: Maurício Santana e Lucia Erceg Iluminação: Marcelo Amaral Coordenação de palco e montagem: Agnaldo Souza Monitoria: Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini, J. E. Tico Programação visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico Assessoria de imprensa: Grupo Sobrevento Fotos: Marco Aurélio Olimpio
Nenhum comentário:
Postar um comentário