quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Teatro para Bebês: V Festival Internacional "Primeiro Olhar"

V Festival Internacional de Teatro para Bebês traz grupos da Espanha, Chile e Brasil

Com foco no intercâmbio de linguagens no Teatro para Bebês – contemplando música, dança e teatro – o Primeiro Olhar - V Festival Internacional de Teatro para Bebês acontece de 13 de agosto a 4 de setembro, em São Bernardo do Campo (no CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas) e de 20 de agosto a 4 de setembro de 2016, em São Paulo (no Espaço Sobrevento). As apresentações têm entrada franca e acontecem aos sábados e domingos, às 11h e 14h.

Com realização do Grupo Sobrevento, a quinta edição reunirá grupos do Brasil, da Espanha e do Chile. A Cia La Casa Incierta (Espanha) apresenta Quem era eu antes de ser eu. A Cia. Manada (Chile) traz o espetáculo Vaga-Lumes. Representando o Brasil, o festival traz Achadouros, criação coletiva de Brasília e o espetáculo cênico-musical Crianceiras Bebê, de Márcio de Camillo (Mato Grosso do Sul). O Grupo Sobrevento apresenta a pré-estreia de sua nova criação - Terra -, além de dois espetáculos de seu repertório, Meu Jardim e Bailarina.

Destinado à primeira infância, o festival contará com uma programação de 26 apresentações, oficina de Teatro para Bebês - direcionada a artistas e educadores -, mesa-redonda com o tema Arte na Primeira Infância e a exibição do documentário O Começo da Vida, de Estela Renner.

O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo,.com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

PROGRAMAÇÃO

MÁRCIO DE CAMILLO | MATO GROSSO DO SUL_BRASIL

Espetáculo Crianceiras Bebê

13 e 14 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

Crianceiras Bebê é um espetáculo cênico-musical para a primeira infância, onde o cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta poemas de Mario Quintana, que musicou. No show, Márcio toca diferentes instrumentos de corda - violão, viola caipira, mandoline e braguinha - e é acompanhado pela percussionista cênica e orquestral Nath Calan, que também se vale de um grande número de instrumentos de percussão, em busca de ritmos e sonoridades surpreendentes, tanto para as crianças de seis meses a três anos de idade, quanto para os adultos que as acompanham. Primeiro show musical para bebês de que temos notícia no país, Crianceiras Bebê enfrenta os preconceitos que associam o gosto da primeira infância a certos instrumentos, sons, ritmos e repertórios e busca revelar aos bebês o encanto e a grande riqueza da música popular, das canções e da poesia brasileiras.

Ficha Técnica_Composição e Interpretação: Márcio de Camillo/ Direção: Luiz André Cherubini/ Percussão cênica: Nath Calan/ Iluminação: Camila Jordão / Cenotécnico: Paulo Higa / Sonorização: Roberta Siviero/ Produção: Izabella Maggi

 

GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL

Espetáculo Terra

20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

28 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

Uma mulher pisa na terra. Fazia tempo que não sentia a terra nos seus pés. Ao senti-la, lembra do carinho que brota da terra. Desenterra os seus segredos, que são as coisas pequenas de que é feito o amor e que cultivamos na terra. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas cria um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.

Ficha Técnica_Texto, Interpretação e Direção Geral: Sandra Vargas / Direção Musical: William Guedes / Cenário e adereços: Sueli Andrade e Liana Yuri / Iluminação: Renato Machado / Preparação Corporal: Sueli Andrade e Almir Ribeiro / Figurino: Sandra Vargas

 

CIA. MANADA | CHILE

Espetáculo Vaga-Lumes

20 e 21 de agosto, às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

Adormecidos em uma pequena poça de água, eles sonham com os sons que vem do bosque: a água, o vento, a água da chuva. E quando acordam? O que eles fazem? Vaga-Lumes é um espetáculo que une o balé a um suporte multimídia: o video-mapping. O espetáculo se baseia em uma pesquisa visual e cognitiva junto às crianças de 0 a 3 anos. A dança se mostra como um jogo divertido e natural, explorando movimentos como pular, esticar-se, inclinar-se, elevar-se, girar, deslizar-se, não perdendo de vista a criação de uma coreografia poética e delicada.

Ficha Técnica_Direção: Francisco Medina e Carla Castro / Coreografia: Carla Castro/ Dançarinos: Rodrigo Escobar e Claudia Valenzuela / Música original: Cuti Aste / Projeções: NewMédia Lab / Produção: Francisco Medina

 

GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL

Espetáculo Bailarina

27 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo


Uma mulher recebe de presente, de sua filha, uma caixinha de música, com uma bailarina. Entre colares e a dança da bailarina, ela se lembra dos sonhos esquecidos e abandonados e questiona o equilíbrio que buscou e que encontrou. Esta conquista, porém, afastou-a do risco, do medo, da queda e das emoções mais profundas que sua filha – agora, do mesmo modo que quando era pequena – teima em despertar. Bailarina é um espetáculo muito íntimo e delicado, feito de silêncios, ações físicas, utilização de objetos, valorização das mínimas ações: pequenas coisas que, na relação com a primeira infância, tomam uma dimensão muito maior. Vídeo no Youtube: https://youtu.be/HueVhLvIqAY

Ficha Técnica_Direção: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Dramaturgia: Sandra Vargas/ Atriz-manipuladora: Sandra Vargas/ Direção Musical: Luiz André Cherubini/ Cenografia, bonecos e adereços: Grupo Sobrevento/ Figurinos: Sandra Vargas/ Direção de Produção: Grupo Sobrevento/ Produção Executiva e Assessoria de Comunicação: Lucia Erceg

 

CRIAÇÃO COLETIVA | DF_BRASIL

Espetáculo Achadouros

27 de agosto às 11h e às 14h |Espaço Sobrevento – São Paulo

28 de agosto, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

O ser humano e sua chegada no mundo. Vestígios de degradação ou matéria prima para criação? Um universo a ser desvendado. A percepção de si, do outro, das diversas formas de vida. O poder imaginativo que leva à transformação e à reorganização da realidade.

Duas personagens convidam o público a aventurar-se com elas em seu quintal imaginário. Em uma encenação poético-teatral, o espetáculo conduz o espectador a uma arqueologia das memórias da infância e apresenta a cada um a possibilidade de escrever sua própria história.

Achadouros é uma poesia de esperança na capacidade criativa do ser humano e no poder regenerativo da natureza.

O espetáculo trabalha com o conceito de "ressignificação" dos objetos. Como é o caso das inúmeras sacolas de plástico na cor branca compondo o cenário, que hora se transformam em galinha, cachorro, peixe e até borboletas que – literalmente – voam e também assumem o papel de água do mar, do rio ou do lago.

ACHADOUROS foi criado em 2015, inspirado no livro de poesias "Memórias inventadas – para crianças" do poeta cuiabano Manoel de Barros. Trata-se de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília (DF) em um processo de criação colaborativa. Desde sua estreia em agosto de 2015, Achadouros realizou 31 apresentações em teatros e creches em diversas localidades do DF – Plano Piloto, Vila Telebrasília, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Paranoá e Varjão. Integrou a programação do II Festival Primeiro Olhar – Festival Internacional de Teatro para a Primeira Infância do DF, mostra associada ao Festival Cena Contemporânea 2015, e a Primavera do Teatro - Mostra para Infância e Juventude, em Brasília (DF). Recentemente ganhou o prêmio SESC de Teatro Candango de 2015, como melhor espetáculo infantil.

Vídeo no Youtube: https://youtu.be/8puhvNUq0wU

Ficha técnica do espetáculo: Atrizes/palhaças: Caísa Tibúrcio e Nara Faria/ Direção: José Regino/ Coordenador de montagem e Iluminação: Marcelo Augusto Santana/ Cenário: Chico Sassi/ Dramaturgia: Criação colaborativa/ Figurino: José Regino/ Produção: Pedro Caroca

 
GRUPO SOBREVENTO | SP_BRASIL

Espetáculo Meu Jardim

3 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, de sonho, do desejo e da possibilidade de transformar o mundo, em uma paisagem que poderia ser o Irã, como poderia ser o Brasil. A montagem utiliza elementos visuais e sonoros próprios da cultura brasileira, que a aproximam da cultura iraniana e que, curiosamente, parecerão familiares a cidadãos de todo o mundo.

Vídeo no Youtube: https://youtu.be/wezmQTH5KfM

Ficha Técnica: Texto: Mandana Sadat/ Tradução e adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana/ Direção geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas/ Cenografia, bonecos e adereços: Grupo Sobrevento/ Orientação cenográfica: André Cortez/ Figurino: Thais Larizzatti/ Direção musical e músicas originais: João Poleto/ Iluminação: Renato Machado/ Montagem e operação de luz: Marcelo Amaral/ Monitoria: Agnaldo Souza/ Orientação coreográfica: Alício Amaral, Juliana Pardo e J. E. Tico/ Produção executiva: Lucia Erceg

 

CIA. LA CASA INCIERTA | ESPANHA

Espetáculo Quem era eu antes de ser eu

3 de setembro às 11h e às 14h | Espaço Sobrevento – São Paulo

4 de setembro, às 11h e às 14h | CLAC – São Bernardo do Campo

Uma experiência teatral para mães, pais, recém-nascidos e crianças. Entre pais e bebês, há um mundo que transforma o mundo. O texto foi criado a partir da pergunta de nossa filha: "E o que aconteceu antes? Onde eu estava quando eu ainda não era eu?". Não soubemos responder... E balbuciamos, torpemente... E nossa filha continuou: "Não me lembro.. antes de eu nascer... não me lembro". E por um momento, pensamos no que teria acontecido se nossa filha, que nos perguntava isso com dois anos e meio de idade, não tivesse nascido.

Ficha técnica do espetáculo: Dramaturgia e direção: Carlos Laredo/ Interpretação: Carlos Laredo, Clarice Cardell e Mikhail Studyonov / Produção: Clarice Cardell / Ambientação cenográfica: La Casa Incierta Composição musical: Alexander Scriabin / Pianista e direção musical: Mikhail Studyonov

 

ESTELA RENNER | BRASIL

Documentário O começo da vida

4 de setembro, às 11h | Espaço Sobrevento – São Paulo

Uma análise aprofundada e um retrato apaixonado sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, onde os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

 

Oficina Teatro para Bebês

30 e 31 de agosto; 1 de setembro, das 19h às 21h30

CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso

São Bernardo do Campo

 

Mesa-Redonda Arte na Primeira Infância

Cia. La Casa Incierta, Grupo Sobrevento e Elaine Lindolfo | Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo

2 de setembro, às 19h

CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso

São Bernardo do Campo

 

Serviço

PRIMEIRO OLHAR – V FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PARA BEBÊS

De 13 de agosto a 4 de setembro

CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas. Praça São José, 240 – Baeta Neves –

São Bernardo do Campo – Telefone: (11) 4125-0582.

 

De 20 de agosto a 4 de setembro

Espaço Sobrevento. Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Metrô Bresser-Mooca –

São Paulo – Telefone: (11) 3399-3589.

 

As atividades formativas serão realizadas no CENFORPE - Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso – Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 – Planalto – São Bernardo do Campo.

Os locais serão adaptados para receber os bebês e seus pais e contarão com assentos especiais para bebês, trocador, assentos sanitários infantis nos banheiros e brinquedoteca, além de um estacionamento para carrinhos de bebê.

Duração: Os espetáculos têm duração de 30 a 45 minutos.

Capacidade e recomendação: 80 lugares - destinam-se a um bebê de 6 meses a 3 anos de idade com um acompanhante, em um total de 40 lugares para bebês e 40 lugares para acompanhantes, por sessão.

Ingressos gratuitos, distribuídos meia hora antes de cada sessão (no Espaço Sobrevento) e uma hora antes de cada sessão (no CLAC).

É recomendável fazer reserva pelo e-mail info@sobrevento.com.br

 

Os Criadores do Projeto

PRIMEIRO OLHAR é uma Mostra idealizada pelo GRUPO SOBREVENTO e pela Companhia LA CASA INCIERTA, parceiros há treze anos na iniciativa de desenvolver um Teatro para Bebês no Brasil. É dos dois a curadoria desta Mostra, realizada pelo Grupo Sobrevento com o apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

Sobre as companhias participantes

CRIAÇÃO COLETIVA | BRASÍLIA_DF

As atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria estudaram o universo infantil, em visitas a uma creche, durante um mês, na companhia do diretor teatral José Regino. O resultado desse aprendizado foi essencial para a montagem de ACHADOUROS - primeiro espetáculo do Coletivo. "A primeira infância é um lugar onde o jogo poético surge de brincadeira. Nela encontramos fecundo material para o fazer artístico, pois nessa fase o espanto com as coisas 'óbvias' da vida é evidente. As crianças estão em 'estado de poesia', a linguagem e o corpo estão ainda brincando, na sua formação", afirma o diretor José Regino, que trabalha com Teatro para Bebês há mais de seis anos e criou os espetáculos "Panapanã" e "Alma de Peixe".

MÁRCIO DE CAMILLO | CAMPO GRANDE_MS

Márcio De Camillo é cantor, compositor e instrumentista, criado no Mato Grosso do Sul, cenário que compôs a base inicial do seu estilo musical. Envolvido em projetos de destaque como o espetáculo "Crianceiras" e o trio Hermanos Irmãos, o músico tem no currículo importantes realizações. Foi apresentador do programa "Meu Mato Grosso do Sul", exibido pela TV Morena/REDE Globo de 2012 a 2015. Criou e dirigiu a Mostra Violas do Brasil e o Festival Música do Brasil Central, ambos no CCBB/Rio, além do CD "Gerações" no qual reuniu 42 artistas da música sul-mato-grossense. Em duas décadas de carreira, Márcio De Camillo lançou oito CDs e um DVD, sendo quatro discos solos, dois CDs com o Trio Hermanos Irmãos e dois álbuns infantis. Márcio de Camillo é criador do Projeto Crianceiras, que consiste em musicar, para crianças, a obra de poetas brasileiros e apresentar as canções em CDs e espetáculos cênico-musicais. Crianceiras 1 reúne poesias de Manoel de Barros e seu show, já há 4 anos em circulação, apresentou-se em cidades brasileiras de diferentes estados - MS, SP, RJ, MT, MG, SC e no DF, sempre com grandes plateias. Crianceiras 2, por sua vez, reúne poesias de Mario Quintana e teve o seu CD lançado recentemente. Ambos os CDs foram indicados para o Premio da Música Brasileira na categoria "Melhor Álbum Infantil". Em uma experiência ousada e pioneira, o novo show começa voltado para bebês e, só mais adiante, terá uma versão para palcos tradicionais e para crianças de todas as idades. "Compor para crianças foi, sem dúvida, o projeto mais desafiador e que mais me realizou, em minha já longa carreira de compositor. Acredito na inteligência e na sensibilidade das crianças desde que nascem e este novo show será, a cada nova apresentação, uma aventura emocionante, uma descoberta, tanto para os bebês, quanto para mim", relata o compositor.

CIA. MANADA | CHILE

A Cia. MANADA é um coletivo formado por atores, dançarinos e artistas visuais, liderados por Francisco Medina. A companhia reúne artistas profissionais do mais alto nível artístico e técnico, buscando um apuro nas suas encenações, que podem ser voltadas para diferentes públicos. Vaga-Lumes é o seu primeiro trabalho destinado à Primeira Infância. Estreado em 2015, já conquistou um grande êxito no Chile, vencendo a desconfiança provocada por seu trabalho pioneiro.

GRUPO SOBREVENTO é uma das companhias brasileiras de Teatro que mais se apresentam no exterior. No Brasil, realizou diversos eventos internacionais e faz a curadoria de muitos Festivais Internacionais de Teatro e de Teatro de Animação, sua especialidade. Tem renome internacional e uma carreira sólida de 30 anos. Tem recebido prêmios ou indicações para prêmios (Mambembe, APCA, Shell e Estímulo) e críticas elogiosas que destacam principalmente o aspecto da pesquisa e a inovação em cada montagem. Realiza, em parceria com a Cía. La Casa Incierta, desde 2010, a Mostra PRIMEIRO OLHAR - Festival Internacional de Teatro para Bebês, em São Bernardo do Campo e São Paulo. Em 2011, realizou o PRIMEIRO TEATRO: I Ciclo Internacional de Teatro para Bebês, em Brasília e no Rio de Janeiro.

LA CASA INCIERTA é precursora do Teatro para Bebês na Espanha e direciona seu trabalho a este público há 16 anos. Realizou oito ciclos internacionais de Teatro para Bebês em seu país. Seu diretor, Carlos Laredo, dirigiu por 10 anos o Festival Teatralia, um dos maiores eventos de artes para crianças da Europa, e também ocupou a direção da Rede de Teatros de Madri. É parceira do Sobrevento na criação e realização das Mostras PRIMEIRO TEATRO e PRIMERO OLHAR e organiza em Brasília, em 2016, a terceira edição do PRIMEIRO OLHAR naquela cidade.

Ficha Técnica do Festival

Realização e direção de produção: Grupo Sobrevento Curadoria: Grupo Sobrevento e Cia. La Casa Incierta Produção executiva: Maurício Santana e Lucia Erceg Iluminação: Marcelo Amaral Coordenação de palco e montagem: Agnaldo Souza Monitoria: Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini, J. E. Tico Programação visual: Marcos Corrêa/Ato Gráfico Assessoria de imprensa: Grupo Sobrevento Fotos: Marco Aurélio Olimpio

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario