Participações especiais: Letícia Leal e Dito Rodrigues & Quincas da Viola
Dia 22/10/2016
Horário 21:00
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium
Rua Rio de Janeiro, 1046 Centro BH/ MG
Ingressos: R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia) na bilheteria e no site https://goo.gl/Pf4Kwz
Informações: 31 3270-8100
Confirmem a presença e compartilhem com os amigos! https://goo.gl/GjMnld
Vivaviola
O movimento Vivaviola, que reúne cinco importantes e talentosos violeiros, cantadores e compositores de Minas: Bilora, Gustavo Guimarães, Joaci Ornelas, Pereira da Viola e Wilson Dias, há oito anos, iniciava, no Teatro Alterosa, um encontro de violeiros que viria se tornar um dos mais importantes movimentos de criação e difusão da música de viola em Minas e, por que não, no Brasil.
Naquele momento, foi um encontro mais espontâneo e despretensioso, e contava com as participações do poeta, escritor e jornalista João Evangelista Rodrigues e do violeiro Chico Lobo. Nesse período de 2008 a 2014, foram muitas cantorias, participações, projetos e dois CDS lançados.
O primeiro projeto foi o Vivaviola - 60 cordas em movimento - Turnê Estrada Real, uma serie de shows no Circuito Cultural da Estrada Real em cidades históricas de Minas e Rio de Janeiro. Paralelamente aos shows, gravações e lançamentos dos CDs, foram desenvolvidas mais dez ações socioculturais em comunidades rurais ligadas aos violeiros. O intuito das ações que pretende ser permanente é fortalecer a cultura popular de cada comunidade envolvida, com foco principal na música, dança, religiosidade, culinária e meio ambiente.
O CD VivaViola – "Viva a Cantoria", lançado em maio de 2014 em Belo Horizonte, foi o segundo disco depois do grande sucesso da trajetória do grupo e o lançamento do primeiro CD "VivaViola – Sessenta Cordas em Movimento" em 2010.
Símbolo do coletivo, do mutirão, o Vivaviola procura desenvolver uma visão mais completa e contemporânea do universo da viola, além de refletir sobre os valores tradicionais. Apresenta o universo da viola em vista a sua importância e seu ressurgimento como expressão artístico cultural; revigora a existência de uma coletividade em permanente diálogo com o contemporâneo e a tradição, no âmbito da música mineira e brasileira.
A musicalidade do Vivaviola é a soma de cada talento e criatividade individual dos violeiros integrantes. Cada um vem de uma região diferente de Minas, cada um tem sua história e um sotaque que lhes é peculiar, mas que se unificam em um elo comum a todos: a cultura popular e o gosto pela viola. No coletivo trazem uma diversidade de toques de viola, ritmos e uma riqueza poética a partir das vivências de cada um e sua relação com seu lugar de origem, seus sonhos, sentimentos e sua caminhada pelo mundo. Sentimento este muito bem descrito pelo jornalista e escritor Carlos Felipe: "Como viola atrai viola, num visgo que ninguém sabe explicar, eles se juntaram. Muitas vezes. Nas conversas de amigo, nos saraus de poesias, nos palcos da vida, nos fuzuês de chão batido, nas saudações dos santos e nos encantamentos guardados dentro da alma, só aflorando quando o coração já não aguenta mais. E foi assim neste emaranhado de emoções - em que as batidas da alma se misturam com as cordas da viola.".
OS VIOLEIROS
Bilora:
É músico, violeiro e compositor, tem quatro discos gravados: De Viola e Coração (1998), Tempo das Águas (2002), "Nas Entrelinhas" (2006) e o mais recente Balanciô (2013). Ganhador de vários prêmios em festivais da canção pelo Brasil, entre eles o 3º lugar com a música "Tempo das Águas" no Festival da Música Brasileira de 2000, da Rede Globo. Participou também do Festival de Música da TV Cultura, com a música "Sertão Urbano". Valmir Ribeiro de Carvalho (Bilora) nasceu no Córrego do Norte, Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, divisa com o sul da Bahia. Ali viveu até os 28 anos em convívio com a cultura popular do lugar, como: batuques, folia de reis, cantigas de roda, festas juninas, etc. Atualmente reside em Contagem, MG.
Gustavo Guimarães:
Gustavo nasceu em Diamantina, cresceu em meio à mata, córregos e fazendas da região. Ali, foi influenciado musicalmente pelas várias manifestações culturais, como: Folia de Reis e o Congado. Porém, foi em Belo Horizonte que teve maior contato com a viola caipira. Músico autodidata aprendeu com mestres diferentes técnicas e toques de viola. Em 2008, gravou seu primeiro CD, de nome "Vaqueiro". Seu segundo álbum foi gravado em 2012, intitulado Viola de todos e contou com a participação especial do violeiro Wilson Dias. Em 2014/2015 gravou seu terceiro CD "Canções de São Francisco".
Joaci Ornelas:
Natural de Salinas, Vale do Jequitinhonha, Joaci Ornelas é cantador, compositor e instrumentista. Estudou teoria musical, harmonia e história da música em Belo Horizonte, onde reside desde 1980. Autodidata em viola caipira, influenciado por mestres violeiros do norte de Minas, Renato Andrade e Zé Coco do Riachão. Gravou o CD Andejo, que reúne mais de 15 anos de trabalho e pesquisa de cultura popular nos vales do São Francisco e Jequitinhonha. Alem de músico, Ornelas produziu três documentários em DVD e dois CDs com importantes registros da cultura popular em Minas. Em 2015 gravou seu segundo álbum, "No dizer do sertão".
Pereira da Viola
Nascido na Comunidade Quilombola de São Julião – distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, em Minas Gerais, Pereira é filho de foliões: João Preto (sanfoneiro) e Mãe Augusta (cantora de Folia de Reis e de todo tipo de cantigas de roda, batuques, entre outras). Ainda criança, Pereira da Viola acordava à noite ao som das folias que visitavam sua casa
Com 5 CD´s autorais ("Terra Boa", "Tawaraná", "Viola Cósmica", "Viola Ética" e "Akpalô"), todos lançados em pequenos selos independentes, Pereira da Viola também participou de relevantes
Wilson
Tradicional e moderno , Wilson Dias, violeiro, cantor e compositor nascido em Olhos D'água no norte de Minas - Vale do Jequitinhonha, traz na bagagem a musicalidade e os ensinamentos da nossa cultura popular, um som enraizado no Brasil profundo, mas com asas para voar o mundo afora.
Compositor de novos veios de sentido, acha canções tão lindas que parecem vindas de outras regiões da memória.
Seu trabalho é delicado e forte. Como o som das caixas de folia. Como o rosto dos homens xucros, que tocam os tambores, com roupas claras, fitas coloridas e flores na mão.
Discografia: 1 - "Pequenas Histórias" (1997); 2 - "Outras Estórias" (2002) – 3 - "Picuá" (2007 - selecionado ao Prêmio Tim de Música Brasileira); 4 – CD Coletivo – "VivaViola – 60 cordas em movimento" (2009); 5 - "Pote – A melodia do chão" – (2010); 6 – "Mucuta" – (2011) instrumental – Lançado em novembro de 2011 no Teatro Alterosa. 7 – CD Coletivo – VivaViola- Viva a Cantoria – (2013;
8 – "LUME" (2013) – lançado em novembro (2013) no SESC Palladium – (Pré-selecionado ao prêmio de Música).
Atualmente, Wilson Dias prepara seu mais novo trabalho instrumental, e uma coletânea comemorativa de seus 20 anos de carreira fonográfica, com previsão de lançamento para maio/2017.
Instituto Vivaviola
O Instituto Vivaviola, fundado em 2014, entidade civil de caráter sociocultural, tem por finalidade desenvolver estudos, projetos, pesquisas programas e ações de preservação, fomento, registro e difusão da música de viola e da cultura popular, projetos, programa e ações para o desenvolvimento e aperfeiçoamento educacional integrado aos saberes e à cultura popular de tradição, projetos, programas e ações de preservação do meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade da economia solidária e geração de renda bem como defender os interesses dos violeiros e dos profissionais relacionados ao universo da viola, assim entendidas: viola caipira, viola fandangueira, viola de coxo, viola brasileira, viola nordestina, viola de arame, viola de 10 cordas.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele a sua inscrição.
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Artistas de Minas Gerais" nos Grupos do Google.Para cancelar a sua inscrição neste grupo, responda no assunto ' remover '
Dúvidas? Elton Monteiro eltonmonteiros@hotmail.com ou alexzanonn@hotmail.com -
Atenção:Para dar uma resposta individual verificar o REMETENTE ao invés de 'responder' ao grupo.Caso responda ao grupo sua mensagem será visualizada por TODOS os membros
Acesse o site do SATED MG: www.satedmg.org.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Artistas Mineiros" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para artistasmineiros+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário