Enviado: quarta-feira, 21 de junho de 2017 11:30
Assunto: Filme mineiro é premiado em festival de Chicago
Filme mineiro é premiado em festival de Chicago
O curta "Marina não vai à praia", de Cássio Pereira dos Santos, faturou o prêmio de melhor filme segundo o júri popular no Global Girls Film Festival; cineasta viajou com apoio do programa Circula Minas
O audiovisual mineiro continua abraçando o mundo. O Global Girls Film Festival, realizado este mês em Chicago, Estados Unidos, premiou a produção "Marina não vai à praia", do diretor Cássio Pereira dos Santos, como melhor filme segundo o júri popular. A ida do cineasta de Patos de Minas (território Noroeste) ao festival foi viabilizada com recursos do Circula Minas, programa da Secretaria de Estado de Cultura que promove o intercâmbio da cultura mineira com o mundo.
Recém-chegado de viagem, o diretor comemora mais essa conquista. "Não esperava ter o curta selecionado, pois ele foi produzido em 2014. Saber como a obra é recebida pelo público é muito importante para o artista e a minha participação no evento só foi possível devido ao apoio e a existência do Circula Minas. Estou muito feliz", celebra o cineasta. Ao todo, o filme já contabiliza cerca de 20 prêmios em vários festivais mundo afora.
Organizado pelo International Media Center de Chicago, o Global Girls Film Festival, que teve sua curadoria realizada por meninas de 14 a 17 anos da periferia de Chicago, acontece em diversas instituições que oferecem apoio à mulheres e meninas marginalizadas, como a New Moms, que apoia adolescentes grávidas em situação de risco, e a BUILDChicago, onde foi exibido o curta. "O público e a curadoria desse festival é diferente de outros. Não é feito por cinéfilos, mas por pessoas que estão se habituando com as diferentes linguagens cinematográficas", completa o cineasta.
No filme, uma menina com síndrome de Down mora no interior de Minas Gerais e sonha em conhecer o mar. "Essa vontade é muito forte no imaginário de uma criança que nunca pisou em uma areia de praia. E é um pouco disso que quero trazer no curta e também abordar as dificuldades para se realizar um sonho, por mais singelo que possa parecer", explica Cássio.
"Marina não vai à praia", que foi produzido com recursos do Filme em Minas, programa de apoio ao audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura, foi selecionado em aproximadamente 50 festivais ao redor do mundo.
O curta de Cássio Pereira dos Santos será exibido mais uma vez nesta quarta (21), às 21h, durante a 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece até o dia 26 de junho na cidade histórica.
CIRCULA MINAS
O edital de apoio a viagens da Secretaria de Estado de Cultura busca promover a difusão e o intercâmbio da cultura mineira em suas diversas áreas, como artes visuais, circo, dança, teatro, literatura, afro-brasileira, LGBT, folclore, entre outras manifestações. Conduzido pela Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, o programa fornece ajuda de custo para realização de viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo.
O programa Circula Minas destina aos contemplados o valor total de R$ 300 mil, repassados a título de ajuda de custo, para uso em despesas com passagens, seguros de viagem, hospedagem, alimentação, entre outras.
As inscrições para 3ª Seleção do edital estão abertas, e destinam-se a viagens a serem realizadas durante os meses de setembro e outubro. O prazo para entrega dos documentos vai até o dia 15 de julho. As inscrições devem ser feitas no site www.cultura.mg.gov.br.
www.cultura.mg.gov.br Compartilhar no Facebook - /component/gmg/story/4169-secretaria-de-cultura-promove-capacitacao-sobre-edital-da-lei-estadual-de-incentivo-a-cultura Compartilhar no ... |
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação
(31) 3915 2692 / 2655
(31) 9 9619 7901
Nenhum comentário:
Postar um comentário