sexta-feira, 20 de abril de 2018

Apoio da FIA- Federação Internacional de Atores

Apoio da FIA- Federação Internacional de Atores aos artistas brasileiros, através de sua Presidente FERNE DOWNEY, também presidente do sindicato de artistas Canadense ACTRA
.SOMOS ARTISTAS, SOMOS TRABALHADORES

Magdalena Rodrigues
   atriz-registro profissional 0134
Presidente SATED/MG

terça-feira, 17 de abril de 2018

ENC: Projeto de Lei que cria política permanente para o audiovisual mineiro é apresentado na ALMG


 

Projeto de Lei que cria política permanente para o audiovisual mineiro é apresentado na ALMG

Resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, a Assembleia Legislativa e a sociedade civil, a proposta foi apresentada na segunda (16) e vai criar uma política de estado perene para a cadeia produtiva do audiovisual

 

O líder do governo na Assembleia, deputado Durval Ângelo (PT), apresentou, nessa segunda-feira (16), o Projeto de Lei 5.103/208 que institui uma política permanente no Estado para fomento da indústria do audiovisual mineiro. O projeto, que foi protocolado e apresentado, em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), contou com a presença do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, do secretário-adjunto de Estado de Cultura, João Miguel, e de representantes de entidades ligadas ao segmento audiovisual.

O texto, de autoria do parlamentar, foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e entidades da sociedade civil ligadas ao setor, com foco no reforço a tradição da cultura cinematográfica do Estado, iniciada com o cineasta Humberto Mauro ainda na década de 1920 e que se perpetua, por exemplo, no Festival de Cinema de Tiradentes.

O secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, afirmou que, com o PL, "muitos projetos serão viabilizados" no Estado. "Será uma política permanente. Não vamos mais depender de projetos específicos para viabilizar patrocínios", declarou. Ele observou ainda que a aprovação do texto irá "perenizar" o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam), destinado justamente a viabilizar políticas públicas para a área por meio de parcerias com diferentes órgãos e entidades. "A lei será um farol para o setor", acrescentou o secretário-adjunto de Cultura, João Miguel.

Durval ressaltou que, com a aprovação do projeto, as políticas públicas destinadas à área não ficarão mais sujeitas a medidas específicas de governantes.  "Deixa de ser uma política de governo para ser uma política de Estado", salientou. Para isso, a matéria define princípios e objetivos para o fomento de toda a cadeia produtiva, incluindo o desenvolvimento de tecnologias, formação, pesquisa, criação, desenvolvimento, produção, finalização, distribuição, exibição e outras etapas e atividades ligadas ao setor.

A matéria também foi defendida por quem atua na área, como o cineasta Helvécio Ratton, que elogiou a forma de construção coletiva do texto, que contou com a participação de profissionais do setor e entidades como a Câmara do Audiovisual da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), além do governo e Assembleia. "Fizemos encontros e chamamos todo mundo", contou. "A lei incorpora a diversidade da produção. Há recursos potentes do governo e este será um marco legal para distribuí-los", concordou a produtora Luana Melgaço.

O presidente da Câmara do Audiovisual da Fiemg, o publicitário Hélio Faria, afirmou que é necessária a aprovação da matéria para garantir a continuidade do tipo de incentivo dado ao setor pelo governador Fernando Pimentel (PT). Ele lembrou que a indústria do audiovisual emprega mais de 80 mil pessoas e tem um faturamento de R$ 120 milhões. "Minas sempre foi reconhecida pela relevância na área criativa e de produção. Mas nenhum governante olhou para essa indústria como o governador Pimentel", concluiu.

Conquistas – O secretário adjunto, João Miguel, fez, ainda, um histórico do que chamou de parceria de sucesso entre Estado e ALMG. Para ele, o Plano Estadual de Cultura, o Sistema Estadual de Cultura e o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual foram conquistas obtidas graças à sensibilidade dos parlamentares estaduais.

 

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação

asscom@cultura.mg.gov.br

(31) 3915 2692 / 2655

(31) 9 9619 7901

 

 

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Mensagem de apoio ao SATED/MG


Belo Horizonte, 12 de abril de 2018.

 

À atriz Magdalena Rodrigues

Presidente do SATED/MG

Belo Horizonte – MG

 

Prezada Presidente Magdalena Rodrigues

 

 

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais manifesta irrestrita solidariedade ao Sindicato dos Artistas, SATED/MG, diante do risco de extinção do Registro Profissional das classes e desregulamentação das profissões, no campo das artes, no contexto da República Federativa do Brasil.

 

Minas Gerais conserva em Ouro Preto a Casa da Ópera de Vila Rica, o teatro mais antigo em funcionamento ininterrupto nas Américas. Desde os primórdios, os núcleos urbanos mineradores erigiram teatros, como os que igualmente se preservam em Sabará e São João del Rei, e sempre houve liberdade de manifestação artística, direito previsto na Constituição, que sempre deve ser preservado para todas as vocações surgidas no ilimitado território das artes, especialmente nas áreas de música e artes cênicas.

 

O respeito ao exercício profissional da arte não se confunde com a livre manifestação artística e o Atestado de Capacitação Profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) foi conquistado na Lei n° 6.533/78, que reconheceu legalmente a profissão do artista, assim como a profissão de músico, reconhecida pela Lei 3.857/60. Além do acesso a benefícios da Previdência – como aposentadorias, auxílios doença e maternidade – o registro profissional corroborou também no reconhecimento social do trabalho de artistas e técnicos.

 

Assim, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais considera atentatória às liberdades constitucionais e aos direitos do cidadão qualquer medida que possa desqualificar ou desmerecer o trabalho dos artistas cênicos e musicais, no Estado e no País, a partir de entendimentos conflitantes sobre a liberdade de expressão e manifestação artísticas.

 

Atenciosamente,

 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos

Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais  

 

 

quinta-feira, 5 de abril de 2018

esta chegando o Aulão de Abril, entre em contato e inscreva-se!!!




Venha

 

 

Dudude Herrmann

Face Dudude Herrmann / Dudude/ Atelier Dudude

www.coisasdedudude.blogspot.com.br


dudude@dudude.com.br

00 xx 55 31 9 88979597

 

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario