segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Hoje é o Dia Nacional da Cultura



5 de novembro: hoje é o Dia Nacional da Cultura

 

Celebrar a data é reivindicar e defender políticas públicas, no Brasil e em Minas Gerais, a fim de que a sociedade possa encontrar, na diversidade das dimensões culturais, o rumo certo da construção da cidadania.

Nos últimos quatro anos, Minas Gerais conquistou uma nova Lei Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, que adota mecanismos de fortalecimento do apoio e de democratização do acesso. Criou o Plano Estadual de Cultura, o Sistema Estadual e o programa Cultura Viva. Elaborou, também com ampla participação, o Plano Estadual das Bibliotecas Públicas, do Livro e da Leitura. Executou projetos fundamentais, como o Música Minas, Residências Musicais, Bandas de Minas e Circula Minas. Lançou os prêmios de Cultura Indígena e de Cultura Urbana e prestigiou a arte do Circo. A gastronomia, a moda e o design tiveram reconhecimento especial. O audiovisual mereceu o primeiro programa específico no Estado, com notáveis resultados e recursos superiores a 60 milhões de reais.

Todos os setores da Secretaria de Estado atuaram intensamente, com resultados positivos e envolvimento de milhares de mineiras e mineiros. Participação ampliada, acesso democratizado, descentralização nas regiões e diálogo com os Municípios assinalaram o desempenho.

Cabe, assim, um agradecimento aos servidores e servidoras que asseguraram, em cada vertente do sistema, o êxito alcançado. Gratidão que se expressa a todas as pessoas e instituições que participaram dos programas do Governo do Estado com vistas à expansão da cultura mineira nas mais variadas frentes.

Cultura é criatividade e participação, afirmação e resistência. É necessidade vital, imprescindível e indispensável à cidadã, ao cidadão e à sociedade democrática, sendo credora constitucional do apoio do poder público. No Dia Nacional da Cultura, renovemos o compromisso, norteado pela nossa Constituição, de somar a ação estatal, coletiva e individual em favor de tudo aquilo que nos traz o conhecimento, a fruição estética, a consciência crítica, a felicidade e a paz.

 

ANGELO OSWALDO DE ARAÚJO SANTOS

Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

 

 

Assessoria de Comunicação

asscom@cultura.mg.gov.br

(31) 3915 2692 / 2655/ (31) 9 9619 7901

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario