Enviado: quarta-feira, 18 de dezembro de 2019 15:42
Para: SECULT – Imprensa <imprensa@secult.mg.gov.br>
Assunto: Opções para as Férias em Minas Gerais
Seguem abaixo e anexo sugestão de texto e fotos de algumas opções culturais gratuitas durante as férias em Minas:
Espaços culturais de Minas oferecem opções diversificadas nesta virada de ano
Programação conta com exposições, oficinas, espetáculos e atividades para toda a família
São muitas as alternativas que a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) preparou para quem escolheu Minas Gerais para passar o final de ano. O estado, que concentra valioso patrimônio histórico, riqueza gastronômica, natureza exuberante, além de um povo hospitaleiro, oferece uma agenda recheada eventos culturais para as férias de 2019/2020.
As opções podem ser conferidas na capital, Belo Horizonte, e também nas cidades históricas, repletas de museus, igrejas e centros culturais. São mais de 400 espaços em todo o estado, alguns deles centenários e com muita tradição para contar.
No Circuito Liberdade, formado por 16 espaços culturais, em Belo Horizonte, além de variadas, as atividades são quase todas gratuitas. Exposições, oficinas, shows, visitas guiadas, troca da guarda, presépios e lapinhas, além da tradicional iluminação de Natal da Praça da Liberdade fazem parte da programação.
O Museu Mineiro, localizado em um edifício do final do século XIX, parte do conjunto arquitetônico original da capital, está com duas exposições temporárias em cartaz, além das mostras de longa duração de seu rico acervo. "Não há estagnação – apenas movimentos tempestuosos" conta com mais de 60 obras, de 58 artistas, e pode ser vista até 6/1/20. As obras fazem parte do acervo dos sete museus do Estado, sob a guarda e conservação da Diretoria de Museus, e não se encontram em exposições permanentes.
A mostra "Rede Minas 35 anos – Seu lugar, seu mundo", disponível de 19/12 até 16/2/20, é mais uma opção do Museu. O público poderá conferir instalações interativas, documentos e equipamentos históricos e conteúdos especialmente selecionados entre as mais de 50 mil horas que fazem parte do acervo produzido pela emissora. A Rede Minas comemora 35 anos de existência, sendo a terceira maior emissora pública de televisão do país, com retransmissão da programação da TV Brasil e da TV Cultura, além de contar com afiliadas dentro e fora do estado de Minas Gerais.
No Centro de Arte Popular (CAP), espaço aconchegante que fica na Rua Gonçalves Dias, o público poderá conferir a exposição "Folia das Cores e do Movimento", em cartaz até 8/3/20. São cerca de 30 obras do artista e miniaturista Willi de Carvalho, que revisita aspectos e costumes da vida rural e das tradições populares mineiras. Também está no CAP a mostra do Presépio Re-nascimento, de Oceano Cavalcanti, até o dia 6/1/20. O artista constrói as imagens dos personagens do presépio utilizando como matéria-prima sacos de cimento vazios. O presépio ficará em exibição na vitrine externa e no interior do CAP que oferece, ainda, as oficinas de Bainha Bordada Aberta, de Modelagem em Argila, de Estamparia em Tecido com Carimbo, todas gratuitas. São 20 vagas em cada, com inscrições prévias pelo telefone (31) 98407-9444.
Na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o público infantojuvenil pode conferir o espetáculo de narração de histórias especial de Natal "Renascer". Ele será apresentado neste sábado (21/12), às 10h, pela contadora de histórias Rosilda Figueiredo, no programa "Hora do Conto e da Leitura Especial de Natal". Nesta manhã de encanto e magia, Rosilda partilha histórias que falam de amor, esperança e nascimento, envolvendo o público no espírito natalino.
Interior Cultural
Este ano, o Circuito de Presépios e Lapinhas, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-), em parceria com os municípios, está imperdível. São mais de 300 presépios que poderão ser visitados até 6 de janeiro, dia de Reis.
Ao todo, 190 municípios tiveram presépios residenciais e comunitários cadastrados. Cidades de todas as regiões do estado integram o Circuito e criam um roteiro de visitação durante o período natalino. Confira a lista no site: http://www.iepha.mg.gov.br
Quem for à cidade de Mariana não pode deixar de conferir a exposição que comemora os 100 anos da visita de Mário de Andrade ao poeta Alphonsus de Guimaraens. Disponível até 31/7/20, a mostra acontece simultaneamente nas antigas residências dos dois escritores, a Casa Mário de Andrade, em São Paulo (SP), e o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana (MG). Ela repercute o famoso encontro, que aconteceu em 10 de julho de 1919 em Mariana, por meio de referências em cartas e publicações da época. Também serão promovidas, em horários agendados, interações dos visitantes das duas casas, via internet.
Em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard oferece oficinas de Cartões de Natal até o dia 22/12. Guignard era um artista de suportes variados e materiais diversos. Tudo se transformava nas mãos do pintor. Os cartões feitos por ele para alunos, amigos, amores, se tornaram um registro singular de sua personalidade e de sua expressão artística. O Museu Casa Guignard guarda todo este precioso acervo que também é fonte referencial para esta proposta de oficina a ser desenvolvida.
No mesmo local, até o dia 5/1/20, é possível conhecer a exposição "Guignard e Scliar". O encontro de dois dos maiores artistas plásticos brasileiros está registrado com maestria nas obras que integram a mostra. Foram reproduzidos, em tamanho natural e impressão fine arts, 11 desenhos feitos por Carlos Scliar (Santa Maria, RS - 1920 – Rio de Janeiro, RJ - 2001) e uma pintura à óleo de Alberto da Veiga Guignard (Nova Friburgo, RJ - 1896 – Belo Horizonte, MG - 1962).
Embora não tenha concluído sua obra definitiva, Scliar brinda os visitantes com cenas que mostram toda a alegria do seu amigo. Além disso, pode ser usada a imaginação para tentar vislumbrar como o retrato ficaria... E Guignard, com toda a sua sensibilidade e lirismo, deixou para sempre a imagem de seu contemporâneo, captando até seu pensamento. Essa exposição é o resultado desse encantador encontro!
Mais informações podem ser obtidas nos sites:
www.cultura.mg.gov.br e www.circuitoliberdade.mg.gov.br