quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Newsletter | Após atacar o cinema, crise de criatividade mira as séries + 2 post(s)

Newsletter | Após atacar o cinema, crise de criatividade mira as séries + 2 post(s)

Link to Poltrona

Após atacar o cinema, crise de criatividade mira as séries

Posted: 11 Nov 2009 08:00 AM PST

TVA rede norte-americana CBS planeja estrear em 2010 uma nova versão de Havaí 5-0. A NBC prepara um remake de Arquivo Confidencial (The Rockford Files). NCIS: Los Angeles é um sucesso nos Estados Unidos. Melrose Place ganhou temporada completa e 90210 segue com boa audiência para os padrões do CW.

O fã de séries que é esperto já acendeu a luz amarela. A crise de criatividade que assombra o cinema há alguns anos começa a bater à porta das séries. Se os produtores não abandonarem a fórmula fácil dos remakes, dos spin-offs (seriados derivados), das versões norte-americanas de atrações internacionais e dos roteiros adaptados, tudo o que foi construído nos últimos anos pode escorrer pelo ralo.

Sim, eu sei que é financeiramente seguro produzir The Vampire Diaries. Mas não foi graças a Kath & Kim, Life on Mars ou Worst Week que as séries chegaram a um dos maiores índices de popularidade da história do formato.

Os seriados são objetos de culto graças a apostas ousadas como 24 Horas, Desperate Housewives, Família Soprano, Sons of Anarchy, The Shield e outras atrações.

O comodismo dos produtores de Hollywood sacrificou a qualidade em nome de algumas boas bilheterias. Pense rápido e me diga um verdadeiro clássico nos últimos cinco anos. Que longa-metragem vencedor do Oscar merece lugar no ranking dos filmes realmente memoráveis?

Em uma coletiva do Warner Channel realizada há algum tempo, o crítico Rubens Ewald Filho me disse que as produções para a TV andavam mais interessantes que muitos lançamentos do cinema.

Concordei com ele. Não foi à toa que atores consagrados, como Glenn Close, migraram para a telinha. São raros casos como Damages ou House no cinema recente. Não consigo pensar em um filme de impacto, que realmente impressionou as pessoas ou contribuiu para uma mudança no modelo de negócio, como Lost e sua interação com outras mídias.

Remakes e afins são ótimos para saudosistas. Não para quem realmente gosta de TV e quer atrações de qualidade.

Réveillon dos horrores: ‘A Fazenda 2′ e ‘Show da Virada’

Posted: 11 Nov 2009 04:00 AM PST

Pica-PauA Record fará a virada de ano ao vivo, direto de A Fazenda 2. Será a primeira vez que um reality show nacional estará no ar durante o Réveillon. Os confinados terão a companhia de Britto Jr. e de muitos convidados. A informação é da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo.

Enquanto isso, a Globo prepara uma homenagem a Michael Jackson no Show da Virada. No entanto, nem pense na linda versão de Ben, apresentada sem oportunismo, muito antes da morte do popstar, por Fernanda Takai na turnê Luz Negra.

A Globo pensa em Cláudia Leitte para a homenagem a Michael Jackson.

Tudo bem, nem vale estressar. Como disse em meu perfil no Twitter, convenhamos: para que serve o Show da Virada?

Dizem que ver Zorra Total é o cúmulo da solidão. Imagine o Show da Virada!

Agende seu Réveillon. Na Globo, Show da Virada. Na Record, A Fazenda 2. No CVV, linhas congestionadas.

Por que a Stock Car apanha no Ibope?

Posted: 10 Nov 2009 06:00 PM PST

Stock Car

Por Rodrigo Borges, do Esporte Fino.

A informação é de @borrachatv, twitteiro bem informado sobre as questões de audiência de TV. A prova deste domingo (8/11) da Stock Car ficou na terceira posição no Ibope, tanto no Rio quanto em São Paulo.

Na capital paulista, SBT teve média 9,3, a Record ficou com 7,6 e a Globo cravou 6. No Rio, 12, 7 e 4,8, respectivamente. A Stock Car é um fiasco na TV mesmo tendo, há anos, exposição de mídia inédita em sua história. Simplesmente porque a televisão tornou a categoria uma porcaria.

A Stock Car nunca teve uma audiência espetacular. Na Band, que transmitiu a competição durante anos, flertava com o traço. Mas ficar em terceiro lugar na Globo é bem pior que dar traço na Band. A Stock Car não tem graça. E telespectador não é idiota. Há muito mais interessados em automobilismo do que esta audiência ridícula. Mas é gente que não aceita ser enganada. Que sabe o que quer ver.

A Stock Car tinha um delicioso apelo na era pré-Globo. Na pista havia apenas uma marca de carro, mas um carro que você poderia ver na rua. Primeiro, o Opala. Depois, Ômega. Na terceira fase, Astra. Eram carros de rua, adaptados para as pistas. Havia uma identificação direta com o público.

Hoje, não há carros de rua na pista. São carros com chassis tubulares cobertos por bolhas de fibra. E são apenas estas bolhas que imitam o Astra e o Peugeot 307. A Stock sempre foi lugar de garagistas, gente que pisava na lama, que sabia abrir o capô e mexer no carro. Gente como Ingo Hoffmann, Paulo Gomes, Zequinha Giaffone. Quantos pilotos hoje saberiam identificar uma dúzia de peças no motor?

A Stock Car é limpinha, cheia de patrocinadores importantes, cheia de camarotes de empresas. Mas perdeu sua essência, a competição. As corridas quase sempre são chatas, monótonas. No fim da década passada, a Globo salvou uma categoria que havia perdido o apoio da GM, mas transformou a Stock Car em um show sem tesão.

A Stock Car tem pilotos famosos, tem jovens pilotos, mas tem disputas baseadas em batidas que vão muito além dos toques normais em competições de turismo. Chega, muitas vezes, ao limite da desonestidade. Ultrapassa este limite. A Stock Car ficou chata demais. Virou uma exibição. E, enquanto for assim, vai perder na audiência para Exaltasamba e Mr. Bean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario