sábado, 27 de julho de 2013

SALVE A REDE MINAS - CARTA ABERTA À SOCIEDADE

Encaminhando a pedido

CARTA ABERTA À SOCIEDADE


A Rede Minas de Televisão passa por um momento delicado em sua história. Já são trinta anos dedicados à divulgação e à valorização da cultura mineira e brasileira. Trinta anos de um diálogo estreito e amigável com todos os que quiseram trazer arte, cultura, conhecimento e diversão para as nossas telas. Hoje pedimos socorro, pedimos ajuda. Somente com a união de todos podemos fazer frente a uma sombria realidade que se aproxima. A programação da emissora pode passar por uma drástica redução. 

Os atuais 25 programas da grade da TV podem ser, de uma hora para outra, reduzidos a apenas 5, em virtude de uma segunda demissão em massa que se anuncia. Pergunta-se: como fica a tela de Minas Gerais sem entretenimento, cultura e informação? Nós, mineiros, já estamos acostumados com um conteúdo de qualidade, respeito ao telespectador, com uma televisão que fez um caminho alternativo e de contraponto a uma programação meramente comercial. Hoje, somos referência em TV pública, alguns de nossos programas são veiculados nacionalmente e isso tudo pode acabar.

Estamos cientes da necessidade de haver o concurso público, como já determinado pelo Ministério Público, mas não temos nem edital ainda. Por que reduzir a programação dessa TV agora? Concurso público sim, mas com respeito aos atuais funcionários e, principalmente, com a programação que é veiculada diariamente! Desejamos transparência neste processo de transição.

Estamos agora em campanha de mobilização da classe jornalística, artística e todos mais. Envie para nós ou poste nas redes sociais uma foto segurando um papel com os dizeres #salvearedeminas. 

Ou siga sua criatividade. 

Mas abrace a Rede Minas. 

A cultura e a educação do nosso estado precisam do seu apoio!


ENTENDA O CASO
Em julho de 2004, a Fundação TV Minas assinou - com o Ministério Público do Trabalho e com o Ministério Público Estadual – o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a realizar concurso, porém, este processo não ocorreu e a emissora foi punida pela Justiça, sendo condenada a pagar multa de R$ 3,8 milhões.

Como parte do processo, em 2005, a Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV) foi fundada e qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) pelo fato de funcionar como uma empresa privada que administra verba pública. A entidade foi elevada à categoria de "interesse público" pelo Ministério da Justiça. A ADTV assumiu atividades que eram exercidas anteriormente pela Fundação TV Minas como, por exemplo, a tarefa de executar e promover ações culturais e educativas relacionadas à produção e veiculação de radiodifusão, sons e imagens; e atividades relacionadas à telecomunicação e transmissão. 

Em maio de 2013, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) votou e aprovou o Projeto de Lei 3.252/2012, de autoria do Governador Antônio Anastasia, que propõe uma nova estrutura de cargos e funções da Fundação TV Minas (plano de cargos e salários). De acordo com as informações de que os funcionários dispõem neste momento, a realização do concurso não garante a permanência da grade atual e não prevê o registro de qualificação profissional dos funcionários concursados. O edital está previsto para agosto de 2013. 

Este período de transição acarretará a demissão de mais de 300 funcionários da Rede Minas. Não somos contra a realização do concurso! O que queremos é a manutenção da qualidade da programação desta emissora educativa e cultural, que só será mantida com condições justas de trabalho. Neste sentindo, clamamos por transparência neste processo de mudanças.

Devido a todas essas questões somadas a problemas orçamentários, cinco programas já foram extintos [Curta, Emprego e Renda, Jornal Visual, Rede Mídia e Trilhas do Sabor] em 2013 e 50 funcionários foram demitidos. E nossos cortes se anunciam. Veja a lista dos outros programas que estão correndo risco de sair do ar:

Agenda
Alto-Falante
Brasil das Gerais
Breve História
Clube do Esporte
Coletânea
Curta
Dango Balango
Diverso
Feira Moderna
Harmonia
Imagem da Palavra
Jornal Minas
Mais ação
Meio de Campo
Missa Dominical
Noturno
Opinião Minas
Palavra Cruzada
Planeta

Contamos com a ajuda de vocês!

Grande abraço,


--
Joyce Athiê
31 9799 1620

Um comentário:

  1. #salvearedeminas Como ex diretor de TV Pública do Sergipe, Aperipê TV sei da importância da tv pública para a cultura local, para a educação e para o fomento da democracia.
    A TV Pública que construimos em Sergipe muito espelhava no exemplo de Minas Gerais, obviamente guardando as particularidades do estado de Sergipe.
    Assim como as emisoras de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e tantas outras pelo país afora.
    O desmonte da Rede Minas é sim um ataque a cultura, a democracia de Minas Gerais, mas píor que isso é um exemplo, um péssimo exemplo, para tantos estados que cosntrói a duras penas suas emissoras.
    Salvemos a Rede Minas, Salvemos a tv pública no Brasil

    ResponderExcluir

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario