O CONSEC – Conselho Estadual de Politica Cultural em Minas Gerais vem manifestar o mais profundo e doloroso pesar pela destruição do quinto maior acervo do mundo, no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Memórias desfeitas em cinzas .
Ao longo de 6 longas horas arderam naquelas chamas um grande constrangimento por nos saber , como cidadãos, tão desprotegidos estruturalmente . No coração de uma grande metrópole agoniza entre labaredas o velho sistema .
A modernidade e o progresso resumidos a desmandos, trocas de vantagens , ganância , sede por ascenção através da política virulenta, nos reduzindo a perplexas almas procurando culpados, invocando por punição. Como testemunhas do nosso tempo constatamos uma inversão perigosa de valores e até do que nos define como humanos que é a nossa cultura, que é o nosso forte, que é o que nos identifica no mundo.
Movimentos trevosos acendem faíscas e querem jogar na fogueira o Ministério da Cultura já sem orçamento, as políticas de pesquisa, fomento e extensão, Universidades públicas, além dos direitos trabalhistas a profissão de artistas e técnicos, as leis de incentivo, demonizando e criminalizando seus principais usuários que são os artistas iniciantes e hipossuficientes , além das diversas manifestações e expressões culturais populares ...
Nesse amontoado de cinzas é o momento de procurarmos nossos mais firmes propósitos de bem comum, de reconstrução da nossa dignidade e decência como povo, nossa alegria perdida em meio a tanta carência, tanta falta de respeito com a vida e a dimensão simbólica de existir.
Diz a inscrição no chão do museu Nacional do Rio de Janeiro :
"Todos que por aqui passem protejam esta laje, pois ela guarda um documento que revela a cultura de uma geração e um marco na história de um povo que soube construir o seu próprio futuro"
Nada repara essa perda. Porém, como cidadãos e agentes culturais, clamamos por uma séria investigação que identifique causas e promova a devida penalização sobre as responsabilidades. Construir nosso próprio futuro demanda verdade e comprometimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário