quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Cultura em chamas

O CONSEC – Conselho Estadual de Politica Cultural em Minas Gerais  vem manifestar o mais profundo e doloroso pesar pela destruição do quinto maior acervo do mundo, no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Memórias desfeitas em cinzas .

Ao longo de 6 longas horas arderam naquelas chamas um grande constrangimento por nos saber , como cidadãos, tão desprotegidos estruturalmente . No coração de uma grande metrópole agoniza entre labaredas  o velho sistema .

A modernidade e o progresso resumidos a desmandos, trocas de vantagens , ganância , sede por ascenção através da política virulenta, nos reduzindo a perplexas almas procurando culpados, invocando por punição. Como testemunhas do nosso tempo constatamos uma inversão perigosa de valores e até do que nos define como humanos que é a nossa cultura, que é o nosso forte, que é o que nos identifica no mundo.

Movimentos trevosos acendem faíscas e querem jogar na fogueira o Ministério da Cultura já sem orçamento, as políticas de pesquisa, fomento e extensão,  Universidades públicas, além dos direitos trabalhistas a profissão de artistas e técnicos, as leis de incentivo, demonizando  e criminalizando seus principais usuários que são os artistas iniciantes e hipossuficientes , além das diversas manifestações e expressões culturais populares ...

Nesse amontoado de cinzas é o momento de procurarmos nossos mais firmes propósitos de bem comum, de reconstrução da nossa dignidade e decência como povo, nossa alegria perdida em meio a tanta carência, tanta falta de respeito com a vida e a dimensão simbólica de existir.

Diz a inscrição no chão do museu Nacional do Rio de Janeiro :

"Todos que por aqui passem protejam esta laje, pois ela guarda um documento que revela a cultura de uma geração e um marco na história de um povo que soube construir o seu próprio futuro"

Nada repara essa perda. Porém, como cidadãos e agentes culturais, clamamos por uma séria investigação que identifique causas e promova  a devida penalização sobre as responsabilidades. Construir nosso próprio futuro demanda verdade e comprometimento.



Magdalena Rodrigues
   atriz-registro profissional 0134
Presidente SATED/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario