quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Newsletter | A melhor dupla das transmissões esportivas no Brasil + 2 post(s)

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A melhor dupla das transmissões esportivas no Brasil

Posted: 29 Oct 2009 10:00 AM PDT

Paulo Antunes e Everaldo Marques

Por Rodrigo Borges, do Esporte Fino.

Como Gene Simmons tem a língua daquele tamanho? A resposta não demorou muito tempo. Um telespectador informou que o baixista e vocalista do Kiss cortou cirurgicamente o “freio” que segura a língua. É por isso que o exótico músico consegue quase lamber a própria testa.

O debate sobre a língua de Gene Simmons foi tema de uma partida da NFL, liga de futebol americano, na ESPN. À frente da discussão, a melhor dupla de narrador e comentarista da TV brasileira, Everaldo Marques e Paulo Antunes.

Marques e Antunes fazem de transmissões longas, como de beisebol e futebol americano, uma diversão. Na lista de assuntos pode aparecer uma receita de frango com farofa, o fogão recém-comprado pelo comentarista ou a crise renal sofrida pelo narrador em plena lua-de-mel em Porto de Galinhas.

“Os assuntos paralelos ajudam a manter o pique da transmissão, mas nunca são mais importantes do que o que está ocorrendo em campo. O assunto principal de uma transmissão é sempre o jogo”, contou Everaldo Marques ao Esporte Fino, torcedor do Green Bay Packers, do New York Knicks e do Chicago Cubs.

Everaldo e Paulo encontraram a medida certa entre humor e informação. Entre discussões engraçadíssimas, não deixam de explicar ao telespectador o que está acontecendo nas partidas, contam detalhes das regras que são desconhecidos para uma boa parte daqueles que acompanham os jogos.

O nível de informações nas transmissões é conseguido com trabalho duro que começa antes das partidas. “A internet é fundamental. Acompanho o noticiário nos sites norte-americanos, fóruns de discussão e edições online de jornais”, explica Everaldo. “Além disso, na redação temos acesso ao sinal de vários canais da família ESPN. Tudo isso ajuda”, conta.

A dupla joga bem e já é reconhecida por outras emissoras. A produção do Programa do Jô entrou em contato recentemente com os dois, que devem conversar com o entrevistador em breve. Merecidamente.

Discovery Kids: animações brasileiras para manter liderança

Posted: 29 Oct 2009 06:00 AM PDT

Peixonauta

O Discovery Kids anunciou novas temporadas de Peixonauta e Princesas do Mar, além da estréia de Meu Amigãozão. Animações brasileiras são a grande aposta para permanecer na liderança da TV paga entre crianças de quatro a 11 anos.

Peixonauta é um agente da Ostra (Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental). Junto com a menina Marina e o macaco Zico, ele desvenda e resolve missões que oferecem lições de meio ambiente e cidadania.

Logo na semana de estréia, em abril deste ano, Peixonauta foi o programa mais visto por crianças de 4 a 11 anos na TV paga. O resultado é surpreendente. Normalmente, programas infantis demoram algum tempo para conquistar seu púbico. Quem tem filhos pequenos sabe que eles costumam se agarrar às atrações favoritas, em uma relação extremamente simbiótica.

Com o sucesso, Peixonauta chega ao teatro em 2010. Já está em produção o longa-metragem 3D para os cinemas, com estréia prevista para 2011.

Baseada nos livros infantis escritos pelo brasileiro Fábio Yabu, Princesas do Mar também está entre as atrações mais assistidas do Discovery Kids. A animação narra as aventuras de Polvina (Reino dos Polvos), Ester (Reino das Estrelas-do-mar) e Tubarina (Reino dos Tubarões), que enfrentam todo tipo de perigo para manter o bem-estar de seus amigos marinhos e preservar o equilíbrio do meio ambiente.

Os episódios inéditos de Peixonauta e de Princesas do Mar estréiam em 2010 no Discovery Kids. Atualmente, a primeira temporada de Peixonauta é exibida de segunda a sexta-feira, às 11h30 e 19h30. Princesas do Mar vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30 e às 18h, e aos sábados e domingos, às 11h.

Para 2011, o canal pago promete a chegada de Meu Amigãozão. Voltada para crianças na idade pré-escolar, a animação mostra que os grandes problemas encolhem quando contamos com a ajuda de um grande amigo. Usando o poder da imaginação, os protagonistas Yuri, Lili e Matt criam amigos para todas as horas.

Meu Amigãozão será produzida pela brasileira 2DLab. “Essa animação aciona as forças da 2DLab. Cada episódio tem um aspecto emocional forte, centrado nos sentimentos dos personagens. Conta como, com a ajuda dos melhores amigos, é possível encarar seus medos, crescer e ter uma infância feliz e divertida", diz Andre Breitman, CEO da 2DLab.

Estado quer meter a colher na TV paga. Isso não é bom

Posted: 28 Oct 2009 08:10 PM PDT

Homer SimpsonNo Brasil, em muitos casos, o Estado confunde regulamentação com ingerência. É o que pode acontecer no mercado de TV paga no país. Se você é assinante de alguma operadora, prepare-se para mudanças.

Tramita na Câmara dos Deputados o PL 29/2007, que cria novas regras para o setor de TV por assinatura e para a produção, programação e distribuição de conteúdos. Até as denominações atuais (cabo, DTH, MMDS) podem ser extintas. Entraria em vigor o acesso condicionado.

São boas algumas propostas do substitutivo do deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE) ao PL 29/2007, apresentado nesta quarta-feira (28/10) à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática.

É exigido que as operadoras ofertem aos assinantes um dispositivo eletrônico que permita o bloqueio da recepção dos conteúdos transmitidos. Ou seja, se aprovado o projeto de lei, será obrigatório que as empresas permitam que os pais possam bloquear canais e atrações que consideram inadequados aos seus filhos.

Outra boa proposta é a limitações dos irritantes infomerciais e do excesso de publicidade. Com exceção dos canais de vendas, os demais não podem ter mais tempo de publicidade do que o estabelecido para a programação.

No entanto, as boas idéias parecem parar por aí. O substitutivo propõe reserva de mercado. Alguns canais serão obrigados a veicular, no horário nobre, um mínimo de três horas e 30 minutos de atrações nacionais, sendo metade delas feitas por produtoras brasileiras.

Um país que é reconhecido por sua TV de qualidade, com atrações indicadas a prêmios internacionais e vendidas para diversos países precisa de reserva de mercado? Não há necessidade deste tipo de medida para se desenvolver e concorrer com programas internacionais. Já há as leis de incentivo fiscal, que muitas produtoras usam, para estimular conteúdos tupiniquins.

Para piorar a situação, o substitutivo exige uma cota de canais genuinamente brasileiros, em alguns casos de programadora independente. É a quantidade em detrimento da qualidade.

Outra obrigação sem sentido é a presença de um segundo canal jornalístico brasileiro nos pacotes que já tiverem outro do mesmo estilo. Ou seja, ofereceu a Globo News, tem que disponibilizar a Record News ou o Band News. Um claro exemplo de ingerência.

Falando nisso, o substitutivo ao PL 29/2007 apresentado pelo deputado federal Paulo Henrique Lustosa diminui o poder da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ela deixa de fiscalizar questões de produção, programação e empacotamento. Caberá apenas a autorização para oferta de serviço e a fiscalização de ordem técnica – como a qualidade de áudio e vídeo.

Por outro lado, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) se torna a toda-poderosa. Sim, o mesmo órgão que já foi acusado de dirigismo cultural e de impor subordinação dos que fazem cultura ao gosto estético, ideológico e partidário de burocratas.

Cabera à Ancine regular e fiscalizar o mercado de produção, programação e empacotamento. Para se ter uma idéia do enorme poder concedido, quando a Anatel instruir casos que envolvam produção, programação ou empacotamento junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a Ancine deverá ser ouvida previamente.

Ou seja, abusos de poder econômico, como o monopólio, serão avaliados primeiro por um órgão que não foi criado para este objetivo.

Outra mudança prejudicial foi a retirada de duas demandas da Comissão de Defesa do Consumidor: a proibição da cobrança do ponto extra e a permissão ao consumidor de contratar apenas os canais de seu interesse, sem a necessidade de aquisição de um pacote pré-programado. As duas boas idéias foram limadas no substitutivo ao PL 29/2007.

O deputado federal Paulo Henrique Lustosa tem um site com uma área de contato. Faça valer sua voz. Manifeste-se, lembrando sempre que isto deve ser feito de forma educada. Eu já mandei minha mensagem. E você?

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