quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Teatro da Cidade e Teatro Kleber Junqueira

HOJE 

Audiência pública vai debater risco de fechamento de teatros

Os teatros Kléber Junqueira e da Cidade, em Belo Horizonte, podem ser fechados ainda este ano.

A situação de dois teatros de Belo Horizonte, o Kléber Junqueira e o da Cidade, que correm risco de fechar, será o tema de audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, requerida pela deputada Ione Pinheiro (DEM), será na próxima quarta-feira (26/8/15), às 15 horas, no Plenarinho IV.
O Teatro Kléber Junqueira, no bairro Calafate, anunciou o fechamento para outubro. Em funcionamento há 11 anos, a casa de espetáculos não conseguiu aprovar projetos pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e está sobrevivendo com recursos estritamente privados, segundo seus dirigentes. Na justificativa do requerimento, a deputada afirma que o teatro tem capacidade para 484 pessoas e já recebeu mais de 500 mil espectadores. A deputada lembrou que, no ano passado, a casa de espetáculo foi declarada patrimônio imaterial de Belo Horizonte.
A deputada Ione Pinheiro também quer debater a situação do Teatro da Cidade, que funciona há 25 anos no Centro da Capital. De acordo com a parlamentar, a casa de espetáculos, que abriga 184 pessoas, está com as atividades suspensas e também corre o risco de fechar.
Ela afirma que os dois teatros são espaços culturais de tradição em Belo Horizonte e importantes para a cena cultural de Minas Gerais. Segundo ela, o Kléber Junqueira faz um trabalho social com crianças da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentando espetáculos a preço popular; e o Teatro da Cidade já recebeu mais de 1,5 milhão de espectadores e quase 2 mil artistas.
"É muito triste ver dois prestigiados espaços públicos de produção artística não conseguirem manter suas atividades por falta de incentivo financeiro. Quem perde com o fechamento desses teatros é o povo de Minas Gerais; por isso, é importante discutir o assunto e tentar encontrar soluções", argumenta a deputada.
Convidados – Foram convidados para participar da audiência pública o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura e presidente da Comissão de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Carlos Beyrodt Paiva Neto; o chefe da representação regional de Minas Gerais do MinC, Guilardo Veloso de Andrade Filho, e os presidentes das fundações Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira, e Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco.
Também estão sendo aguardados a coordenadora técnica da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do MinC, Érika Fredd; os presidentes dos Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais (Sated), Magdalena Rodrigues, e dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc), Rômulo Duque de Azevedo. Ainda entre os convidados estão o vereador de Belo Horizonte Professor Wendel; o diretor e fundador do Teatro da Cidade, Pedro Paulo Cava, e o presidente e fundador do Teatro Kléber Junqueira, Kléber Junqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida de bombeiro Recipes Informatica Humor Jokes Mensagens Curiosity Saude Video Games Car Blog Animals Diario das Mensagens Eletronica Rei Jesus News Noticias da TV Artesanato Esportes Noticias Atuais Games Pets Career Religion Recreation Business Education Autos Academics Style Television Programming Motosport Humor News The Games Home Downs World News Internet Car Design Entertaimment Celebrities 1001 Games Doctor Pets Net Downs World Enter Jesus Variedade Mensagensr Android Rub Letras Dialogue cosmetics Genexus Car net Só Humor Curiosity Gifs Medical Female American Health Madeira Designer PPS Divertidas Estate Travel Estate Writing Computer Matilde Ocultos Matilde futebolcomnoticias girassol lettheworldturn topdigitalnet Bem amado enjohnny produceideas foodasticos cronicasdoimaginario downloadsdegraca compactandoletras newcuriosidades blogdoarmario